Filmes de empreendedorismo: conheça 12 que vão te inspirar!
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

12 filmes de empreendedorismo para você se inspirar

Confira 12 filmes de empreendedorismo que podem te ajudar a se inspirar e te motivar a conquistar seus objetivos

Os filmes de empreendedorismo são alternativas interessantes para motivar quem precisa de um empurrãozinho. O cinema tem um toque de emoção capaz de trazer lições interessantes para motivar o telespectador.

Além do mais, assistir a um filme pode ser uma boa maneira de relaxar, se distrair ou passar o tempo. Mais do que apenas biografias, existe conteúdo de qualidade em histórias que emocionam e divertem também.

Confira a seguir 12 filmes de empreendedorismo que podem guiar o seu lado empreendedor e te motivar bastante a seguir seus sonhos.

1- O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street é um dos filmes de empreendedorismo mais famosos do mundo. Com Leonardo DiCaprio no elenco, o filme retrata a vida do ganancioso Jordan Belfort. Um dos nomes mais conhecidos no meio das finanças de Nova York, Jordan é famoso por seus excessos e ostentação.

Sua jornada iniciou em 1987 como corretor que perdeu o emprego em um dia bastante conhecido: a queda do índice Dow Jones. Belford construiu uma pequena fortuna, com perseverança e foco, e então abriu sua empresa com um estilo bem agressivo de trabalho. Porém, sua carreira começou a ser prejudicada pela ambição que só crescia cada vez mais.

Embora não seja um filme tão realista, é bastante inspirador para pessoas que se interessam pelo ramo das finanças. Especialmente por suas lições de coragem e foco nos objetivos.

2-O jogo da imitação

Baseado em fatos reais, O jogo da imitação é um filme que traz ótimas lições sobre confiança, liderança e trabalho em equipe. Alan Turing, considerado o pai da computação, é o matemático britânico retratado neste filme.

No cenário da Segunda Guerra Mundial, Turing faz parte de um grupo de especialistas que tem cerca de 18 horas para decifrar mensagens criptografadas. O gênio matemático tem problemas para trabalhar em equipe e ainda precisa lidar com o preconceito dos colegas por causa de sua sexualidade.

Estrelado por Benedict Cumberbatch, o filme aborda pontos bastante pertinentes. Não ensina apenas sobre o empreendedorismo e a construção de um império, mas também a trabalhar com a negatividade das pessoas.

3- Um senhor estagiário

Um senhor estagiário é um dos filmes de empreendedorismo mais marcantes e divertidos que você já viu. Com Robert De Niro, a história é sobre Ben Whittaker, um viúvo aposentado que busca a reinvenção e um sentido novo para a vida.

Whittaker encontra uma vaga de estagiário em uma empresa importante e se desdobra para ser contratado. No entanto, quando consegue o emprego, tem que lidar com os problemas criados pela geração que está no comando. O conflito entre ele e a chefe Jules Ostin, interpretada por Anne Hathaway, é um dos pontos principais do filme.

A obra trata de questões como o contraste das gerações, a necessidade de reinvenção para estar no mercado empresarial. Assim como a maneira que a liderança e a fé em si são fundamentais para um profissional de sucesso. Um filme leve e divertido com uma lição valiosa: é possível aprender com as pessoas de qualquer idade.

4- Coco antes de Chanel

Um dos maiores filmes de empreendedorismo feminino do cinema conta a história do ícone da moda: Coco Channel. Retrata a história de Gabrielle “Coco” Chanel desde sua infância pobre até tornar-se uma grande empreendedora no século 20.

O ícone que revoluciona o mundo da moda até hoje também permitiu que mulheres no mundo todo pudessem usar calças, espartilhos e salto alto. Um ponto interessante desse filme é como as mulheres precisam assumir comportamentos masculinos para serem ouvidas no mundo do empreendedorismo.

Também é possível aprender lições sobre inovação, perseverança, coragem e determinação a fim de manter seu próprios princípios e seguir a busca pelos sonhos.

5- Cinderella (2021)

Embora seja inesperado, a nova adaptação do clássico infantil é um dos grandes filmes de empreendedorismo de 2021. Nesta adaptação, Cinderella é uma empreendedora que sonha ter sua própria linha de vestidos, desenhando e costurando em seu quarto sozinha.

Os temas abordados são confiança em seu próprio trabalho e a coragem de perseguir seus sonhos, ainda que signifique abdicar de um príncipe encantado.

Nesta versão, quando vai ao baile real com seu sapatinho de cristal, Cinderella encanta uma influente rainha de outro reino. Por isso, este filme é interessante para ensinar a importância de acreditar em si mesma e construir um negócio mesmo com as dificuldades.

6- Fome de poder

Fome de Poder também é um dos filmes de empreendedorismo que trazem a história de magnatas corporativos, que mudaram o mercado de alimentos.

O título aborda os eventos e concepções que transformaram McDonald’s em uma grande cadeia de fast food de escala mundial.

A história é interessante por abordar diferentes questões de comodismo nos negócios, e a importância de acreditar em sua marca, mantendo-se fiel a ela.

Todas essas lições são apresentadas por interpretações aclamadas. O filme mostra o cotidiano de Ray Kroc, que vê em um restaurante beira de estrada a chance de criar um negócio alimentício inovador.

Vale destacar neste filme a arte da negociação, as injustiças do mercado e as etapas que levam a criação de um modelo operacional revolucionário

7- A grande aposta

Este é um dos filmes de empreendedorismo que foi indicado ao Oscar como melhor roteiro e melhor filme do ano.

A Grande Aposta conta a história da sequência de eventos que levaram os Estados Unidos à uma crise imobiliária, resultando na implosão da economia em 2008.

Algumas pessoas descobrem, cada uma à sua maneira, que títulos ligados a hipotecas não eram mais tão seguros quanto parecia. Nesse cenário, quatro investidores apostam que a rentabilidade dos títulos iriam despencar com o aumento da inadimplência, criando um cenário arriscado e ousado.

Embora a trama pareça complexa para leigos do mercado financeiro, ela traz uma adaptação envolvente sobre como quatro especialistas se tornam os pilares de uma trama econômica com escala global.

Além disso, as lições também trazem pontos importantes sobre confiança, liderança, trabalho em equipe e questões fundamentais para qualquer empreendedor que deseja se arriscar.

8- Walt antes do Mickey

Este filme traz a cinebiografia de Walt Disney, o animador americano que construiu um império a partir do desenho de um simples ratinho.

A trama apresenta a história de Walt Disney antes do seu sucesso com Mickey Mouse, que o levou à fama e ao estrelato no entretenimento. Isso fez com que sua marca fosse uma das mais valiosas e populares do mundo.

Até atingir o sucesso, Walt passou por uma série de situações que o faz duvidar de seus valores, e trazem para o empreendedor lições sobre liderança, foco e resiliência.

9- A rede social

Este filme retrata a história de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, e como ele se tornou uma das personalidades mais influentes do mundo. É inegável o império digital construído pelo empreendedor, e conhecer sua história é importante para entender os princípios que o levaram até onde ele chegou.

Além disso, a obra também aborda conflitos enfrentados por jovens empresários, como relacionamentos entre sócios e disputas por propriedade intelectual. Além disso, também retrata a busca pelo investimento necessário para impulsionar uma ideia revolucionária.

10- À procura da felicidade

Estrelado por Will Smith, este é um dos filmes de empreendedorismo mais emocionantes do catálogo da Netflix.

Ele conta a história trágica e realista do empresário norte-americano Chris Gardner. Começando por sua trajetória desde os piores problemas, até o momento em que alcança sua chance de sucesso.

Inspirado em uma história real, a obra traz lições de perseverança e fé mesmo nos momentos mais difíceis. Um exemplo é quando Gardner é abandonado pela esposa, perde o emprego e é obrigado a morar na rua com seu filho de 5 anos.

Mesmo com todas as adversidades, o empresário nunca deixou de buscar novas oportunidades, se prestando a serviços como estágios não-remunerados e favores de assistentes sociais para sobreviver.

Com uma narrativa emocionante, o filme é uma lição para empreendedores que passam por dificuldades em busca do seu sonho, e ensina a não desistir com facilidade.

11- GirlBoss

Esta obra foi pensada como um filme, mas desenvolvida como uma série. Está disponível na Netflix, e foi inspirada pela série de livros de Sophia Amoruso, um dos maiores nomes do mundo da moda.

A produção conta a sua própria história, desde o momento em que começou a vender roupas em um brechó pelo eBay, até o momento em que se tornou uma das fashionistas mais respeitadas do meio, criando a marca multimilionária Nasty Gal.

Com personagens cativantes e uma trama envolvente, a série traz assuntos pouco abordados na TV e no cinema. Os principais deles são o empreendedorismo feminino e a vontade de vencer, mesmo com tantas dificuldades.

Conhecida como a estilista de 100 milhões de dólares, GirlBoss pode inspirar mulheres de todas as áreas a valorizar sua marca e acreditarem em si mesmas.

12- Steve Jobs

O título não apresenta dúvidas quanto a história de um dos filmes de empreendedorismo mais populares atualmente. As filmagens trazem a história de um dos maiores nomes corporativos do mundo, dono de um império bilionário e de sucesso, o cofundador da Apple.

Além de focar na personalidade do protagonista, e acompanhar o lançamento de diferentes empresas que marcaram a sua trajetória, o filme também conta com a atuação de Michael Fassbender, grande nome de Hollywood.

Embora seja uma cinebiografia, este é um dos filmes de empreendedorismo que inspiram iniciantes no ramo, mostrando a determinação de grandes magnatas até chegarem ao topo

Confira também:

Empreendedorismo Feminino, autoestima e luta contra a gordofobia

Setor de bebidas retoma crescimento e apresenta boas oportunidades de empreendedorismo

Empreendedorismo universitário impulsiona acesso de estudantes ao mercado de trabalho

Comentários estão fechados.