A cidade de São Paulo, que atualmente figura como a maior cidade da América Latina e uma das maiores do mundo, é resultado de uma grande reunião de povos.
Na capital paulista moram descendentes de japoneses, chineses, árabes, judeus, italianos, ingleses, povos latino-americanos e muitos outros.
Assim, a cidade se tornou também um imenso e diversificado polo gastronômico, abrigando restaurantes com as mais diversas inclinações culturais.
Para falar um pouco melhor sobre esse assunto, esse artigo traz uma lista contendo os 13 melhores restaurantes de São Paulo. Vale a pena conferir os tópicos a seguir!
Aboud Shawarma
O primeiro item da nossa lista que traz os melhores restaurantes de São Paulo é o Aboud Shawarma, uma casa gastronômica árabe.
Fundado por um refugiado sírio chamado Aboud, o restaurante tem como prato principal o Shawarma, um lanche típico da culinária árabe que consiste em um pão-folha recheado com carne, frango, legumes e molhos.
Por fim, vale dizer que Aboud Shawarma está localizado no Largo do Paissandú, centro de São Paulo. Atualmente um Shawarma está custando R$ 24 no restaurante, o que é considerado barato pelos paulistas e por quem visita a capital.
A Casa do Porco
Tendo como principal diferencial um cardápio recheado de pratos à base de carne suína, o restaurante A Casa do Porco é um dos mais requisitados de São Paulo, tendo ganhado fama internacional.
O local, que é comandado pelo renomado chef Jefferson Rueda, fica localizado na Av. São Luiz, no bairro da República, que fica próximo ao centro de São Paulo.
A Figueira Rubaiyat
A Figueira Rubaiyat é, além de um dos mais comentados restaurantes de São Paulo, um endereço icônico e diferenciado.
O restaurante ganhou esse nome porque fica localizado aos pés de uma enorme figueira que já completou mais de 180 anos de idade. Além disso, o estabelecimento mantém uma fazenda própria para criação de aves, suínos e bovinos.
No quesito cardápio, o A Figueira Rubaiyat também se destaca, servindo cortes de carne diferenciados e pratos que misturam requinte e sabor.
Essa casa gastronômica está localizada na Rua Haddock Lobo, no bairro Jardim Paulista, um dos mais nobres de São Paulo.
Bark & Crust
Localizado na Rua Artur de Azevedo, número 657, no bairro Cerqueira César, está o restaurante Bark & Crust, do chef Daniel Lee.
Esse restaurante é especializado em servir cortes de carne diferenciados, com peças extraídas de animais criados em liberdade e abatidos corretamente.
O local é bastante procurado por turistas e residentes da capital paulista que querem comer bem e ter a certeza de que estão pagando por uma comida de procedência.
D.O.M.
Prosseguindo com a nossa lista que aponta os 13 melhores restaurantes de São Paulo, apresentamos o D.O.M, que é comandado pelo chef Alex Atala, um dos chefs brasileiros mais reconhecidos no mundo.
Esse restaurante tem a proposta de trazer uma culinária de topo de linha com a utilização de ingredientes tradicionalmente brasileiros. Por isso, é possível encontrar pratos com temperos indígenas, ingredientes adquiridos da agricultura familiar, etc.
Para chegar no D.O.M e desfrutar de tudo que o local oferece, basta ir até a Rua Barão de Capanema, n° 549, no bairro dos Jardins.
Famiglia Mancini
O restaurante Famiglia Mancini é conhecido como uma das melhores cozinhas italianas de São Paulo e já está funcionando desde 1980, tendo sido fundado por uma família de italianos que adotou a capital paulista como seu lugar no mundo.
No local, são servidos os mais variados pratos tradicionais no país da bota, com destaque especial para as massas e vinhos. Além disso, o Famiglia Mancini tem um espaço que também é bastante comentado por seus visitantes, com decoração que remete ao clima italiano.
O endereço desse ponto gastronômico é a Rua Avanhandava, no famoso bairro da Bela Vista.
Hambúrguer Seu Oswaldo
Os fãs de um bom fastfood que desejam encontrar um local diferente das grandes redes em São Paulo, podem se dirigir ao Hambúrguer Seu Oswaldo, que fica localizado na rua Bom Pastor, 1659, Ipiranga.
Nessa lanchonete são servidos lanches especiais e caseiros, preparados na hora sem a adição de nenhum produto químico. Além disso, para incrementar a experiência, o local tem um clima nostálgico que remete à época da fundação da lanchonete, em meados de 1966.
JAM
Turistas e moradores da capital paulista que curtem a culinária oriental, sobretudo a japonesa, têm no JAM uma das melhores opções de restaurante focado em sushi, sashimi, temaki, yakissoba e tantos outros pratos dessa culinária.
Para além da alta gastronomia, o JAM também oferece um ambiente aconchegante, com uma decoração inspirada na música e apresentações artísticas in loco.
Esse restaurante possui dois endereços principais em São Paulo. O primeiro, fica na rua Lopes Neto, 308, no Itaim Paulista, enquanto o outro fica na rua Bela Cintra, 1929, Jardins.
Lamen Kazu
O restaurante Lamen Kazu é um dos pontos gastronômicos mais icônicos de São Paulo, muito por causa do seu peso cultural.
Esse estabelecimento está localizado na rua Thomaz Gonzaga, n° 87, no bairro da Liberdade, que é um reduto de imigrantes orientais na capital paulista, sobretudo japoneses e chineses.
A especialidade do Lamen Kazu é o tradicional lamen japonês, uma espécie de macarrão extremamente saboroso. Para provar as delícias do Lamen Kazu é necessário fazer reserva, pois o espaço lota rapidamente.
Mocotó
Localizado na Av. Nossa Sra do Loreto, 1100, no bairro Vila Medeiros, está o restaurante Mocotó, que figura na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina.
O restaurante foi fundado por José de Almeida há mais de 40 anos, quando o empreendedor começou a vender caldinho de mocotó para sobreviver. Hoje em dia, o filho do Sr. Almeida, o chef Rodrigo Oliveira, é o manda-chuva do local.
Inclusive, foi Rodrigo que, “por acaso”, inventou um dos pratos mais famosos do restaurante, o aclamado dadinho de tapioca.
O cardápio do Mocotó é totalmente composto por pratos de origem sertaneja e tipicamente brasileiros, como moqueca, baião de dois, carne de sol, rabada, feijoada e muitos outros. Além disso, o ambiente do local também remete à cultura sertaneja, o que torna a experiência ainda melhor.
Paellas Pepe
O 11° integrante da nossa lista que aponta os melhores restaurantes de São Paulo é o Paellas Pepe, o lugar ideal para quem quer apreciar a maravilhosa culinária espanhola.
Também localizado na rua Bom Pastor, no bairro Ipiranga, a especialidade desse estabelecimento é a Paella, como o seu próprio nome já indica. Inclusive, caso o visitante deseje, pode acompanhar a montagem do seu prato ao vivo.
Além de Paellas e outros pratos deliciosos, o restaurante também oferece uma atmosfera relacionada à cultura espanhola, a fim de imergir os seus clientes nessa cultura tão icônica. Vale a pena fazer uma visita!
Purana
Para turistas e residentes da capital paulista, veganos ou vegetarianos, a melhor opção é o Purana, um restaurante que tem um cardápio totalmente isento de alimentos de origem animal e assinado pela chef Alana Rox.
Localizado na rua Cônego Eugênio Leite n° 840, no bairro de Pinheiros, essa casa gastronômica tem ainda um ambiente agradável, com área pet friendly e outros diferenciais.
Tandoor
Por fim, temos mais um dos melhores restaurantes de São Paulo. Trata-se do Tandoor, localizado na rua Mário Amaral, n° 559, bairro Paraíso.
Esse restaurante tem origem e inspiração indiana e tudo que é relacionado a ele também tem, desde o cardápio até o ambiente.
Portanto, se você vai à capital paulista e deseja provar da culinária indiana enquanto passeia pela cultura daquele país, o Tandoor deve ser incluído no seu roteiro de viagem.
Leia mais:
7 opções de empréstimo online para score baixo ou negativado