Mesmo com a flexibilização da quarentena em algumas cidades do país, os e-commerces seguem em ascensão, com recorde atrás de recorde de vendas. No Dia dos Pais, por exemplo, houve um crescimento de 127% no volume total de pedidos – que passou de 2,74 milhões em 2019, para 6,21 milhões neste ano.
É o que mostra o estudo da Social Miner – empresa que une dados de consumo, tecnologia e humanização para ajudar sites a otimizarem seus resultados – feito em parceria com a Clearsale, Octadesk e Opinion Box.
O relatório – que considera todo o mês que antecedeu o evento, em especial, a performance dos sites e lojas virtuais entre os dias 25/07 a 09/08/2020, além de fazer um comparativo com o período equivalente de 2019 – revela ainda que, apesar de o ticket médio dos presentes ter caído cerca de 7% em relação ao ano passado, variando de R﹩470 para R﹩439, os e-commerces viram o faturamento nas vendas pelo cartão de crédito mais que dobrar, crescendo 112% e chegando à marca de R﹩2,75 bilhões.
Considerando as pessoas que identificaram seu gênero no momento do cadastro, categorias como Eletrônicos e Informática e Bebidas contaram com um público sobretudo masculino, sendo que os homens foram responsáveis por 94% e 71% das vendas destes setores, respectivamente. As mulheres, por sua vez, representaram a maior parte das conversões em Beleza e Moda e Acessórios, com 88% e 72% nesta ordem .
O Sudeste se manteve na liderança das vendas, com 62%, mas o destaque vai para o Sul, que passou de 8,5% no ano passado para 17% neste Dia dos Pais. Já as regiões Nordeste e Centro-oeste tiveram queda na representatividade, caindo de 18,5% para 13% no caso do Nordeste, e de 9,3% para 6% no Centro-oeste.
Como o prazo de entrega é um fator sensível aos consumidores, muita gente antecipou a procura por ofertas, aumentando o tráfego nos sites com quase um mês de antecedência do evento. Como consequência, os dois maiores picos de vendas nos e-commerces aconteceram 27 e 20 dias antes do evento.
Os desktops foram os dispositivos mais utilizados – especialmente durante os dias úteis da semana – com representatividade de 68% nas vendas, contra 32% do mobile. Porém, vale observar que, uma vez sendo acessíveis e estando sempre à mão dos consumidores, celulares e tablets vêm ganhando representatividade e registrando taxas de conversão maiores aos fins de semana, por exemplo:
Outro ponto interessante a ser ressaltado é que os clientes estão mais fiéis às lojas online. 7,6% dos que fizeram uma compra no período de Dia dos Pais deste ano já tinham comprado no mesmo e-commerce durante o evento do ano passado. Isso representa um crescimento de 46% na taxa de recompra, que em 2019 ficou em 5,2%, sendo um retorno positivo às estratégias de retenção e fidelização colocadas em prática pelas marcas.
O levantamento mostra, contudo, que o crescimento nas vendas online, incentivado pela sazonalidade, implicou também num aumento de 36% o número de pedidos fraudulentos, quando comparados os períodos equivalentes de 2019 e 2020.
As tentativas de golpe aconteceram principalmente em segmentos como Celulares e Eletrônicos, provavelmente por serem categorias com itens de valor alto, fácil transporte e grande potencial de revenda. A novidade desta vez, porém, é que a procura dos golpistas por ar condicionado aumentou – talvez por as pessoas estarem passando mais tempo em casa e o equipamento ter se tornado uma necessidade.
Com o crescimento rápido da digitalização e, consequentemente, dos e-commerces, especialmente em tempos de distanciamento social, a Social Miner mantém seu foco em fornecer dados sobre o comportamento do consumidor, para otimizar a performance das lojas online e a experiência dos clientes. Para ter acesso a outros estudos, basta acessar: http://conteudo.socialminer.com/impactos-coronavirus-ecommerce
Sobre a Social Miner
Fundada em 2014 por Ricardo Rodrigues e Roger Mattos, a Social Miner é uma empresa especializada em dados de comportamento do consumidor online, com uma base superior a 41 milhões de cadastros, que desenvolveu a exclusiva metodologia de People Marketing.
Através de inteligência própria e humanização, compreende a jornada de compra de cada usuário e identifica a linguagem e contexto ideais para se comunicar com cada um, ajudando sites e e-commerces a aumentar suas conversões. Entre seus mais de 100 clientes, estão grandes players do mercado, como Natura, Nike, Brastemp, Renner, Brasil Brokers, EAD Laureate, Avon e Carrefour. Em 2018, recebeu aporte do Canary, fundo de investimento especializado em startups em estágio pré-série A.