O aplicativo de finanças GuiaBolso facilita a vida financeira do usuário e melhora seu controle de orçamento, com uma interface bem intuitiva. O GuiaBolso funciona como um excelente método para acompanhar a evolução do seu patrimônio e do seu saldo atual, ao categorizar despesas e criar gráficos de desempenho.
O desenvolvimento da tecnologia tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida das pessoas. Uma das suas aplicações mais práticas é no controle das finanças pessoais, que é algo em que os brasileiros deixam a desejar. Por isso, saber como usar o GuiaBolso pode ser um auxílio para organizar o seu orçamento.
Esse aplicativo é um dos mais utilizados e conta com sincronização bancária. O usuário não precisa listar todos os seus gastos, pois eles são inseridos e categorizados automaticamente. Dessa forma, é possível acompanhar a fatura do cartão de crédito todo mês e ver em quais áreas pode-se economizar.
O que é o aplicativo de finanças GuiaBolso?
O aplicativo de finanças GuiaBolso é um aplicativo que facilita a vida financeira do usuário e melhora seu controle de orçamento, com uma interface bem intuitiva. Ele funciona como um excelente método para acompanhar a evolução do seu patrimônio e do seu saldo atual, ao categorizar despesas e criar gráficos de desempenho.
Lançado oficialmente em 2014, ele ainda oferece uma plataforma de crédito com juros mais baixos para diminuir o endividamento da população. Também há o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial (IA) para aconselhar o cliente a cuidar bem do seu dinheiro.
Essa empresa é vista como uma das mais promissoras do país e apontada como um futuro unicórnio (companhias que alcançam US$1 bilhão de valor de mercado). Ao todo, são mais de 3,8 milhões de usuários e R$215 milhões de investimentos captados, incluindo o fundo Ribbit Capital, do Vale do Silício (EUA).
Quais as vantagens desse aplicativo de finanças?
O planejamento financeiro é um problema real entre os brasileiros. O número de pessoas que controlam as suas finanças cresceu em 2018, mas fica apenas em 63%, segundo dados do CNDL, SPC e BACEN. Isso pode ser apontado como uma explicação para os endividados ultrapassarem os 63 milhões.
Na mesma pesquisa, há um dado curioso: o método de controle preferido é o caderno de anotações (33%), seguido das planilhas (20%) e dos aplicativos (10%). A diferença é que as soluções tecnológicas são mais práticas e fazem as contas automaticamente, o que diminui o trabalho e impede erros.
Os aplicativos financeiros, como o GuiaBolso, têm uma interface simples que aponta o saldo atual, o andamento da fatura do cartão de crédito e as últimas movimentações. Essas informações são relevantes para saber quanto é possível gastar até o fim do mês sem se endividar.
O freelancer, que não recebe um salário fixo, precisa ter um controle mais rígido das suas contas, até porque os boletos não deixam de chegar (infelizmente). Esse recurso permite estabelecer metas, que são os seus objetivos financeiros para os próximos meses e anos.
Como funciona o GuiaBolso?
A principal funcionalidade do GuiaBolso é acompanhar a evolução do seu patrimônio. Com o aplicativo, você pode olhar o seu saldo atual, colocar quanto ganha mensalmente e ver quanto será preciso para pagar todas as despesas. Tudo isso é feito automaticamente pela sincronização com a conta bancária.
O usuário pode cadastrar mais de um banco — se tiver conta no Bradesco e no Itaú, por exemplo — e também fazer alterações manuais, como dinheiro em espécie. Isso garante uma visualização mais completa das suas finanças, sem precisar entrar em cada instituição para ver o seu saldo.
Outra opção interessante é estabelecer metas financeiras, como por exemplo comprar um carro ou juntar dinheiro para investir. Depois de cadastrar esse objetivo, o sistema mostra quanto falta para você alcançá-lo e também emite alertas quando alguma movimentação fora do padrão ocorre na sua conta.
Na lista de movimentações financeiras, a categorização de despesas permite que o usuário veja quais são as áreas em que mais gasta, como bares e restaurantes. Munido dessas informações, o aplicativo gera um gráfico interativo com as categorias e mostra como o usuário pode maneirar.
Para as pessoas que têm dívidas ou dificuldades para manter as finanças em dia, a consulta ao CPF mostra se o seu nome está negativado e o seu score de crédito. Além disso, é possível solicitar um empréstimo com juros mais baixos, o que é recomendado para quem tem fatura de cartão de crédito ou cheque especial em atraso.
Como utilizar o GuiaBolso?
De nada adianta o aplicativo ter vantagens se você não souber como usá-lo. Por isso, aqui está uma lista dos passos necessários para aproveitar os seus recursos, confira:
- Faça o cadastro
Para fazer o cadastro, é necessário baixar o aplicativo no seu celular. O primeiro passo é digitar o seu e-mail e número de celular e criar uma senha.
- Sincronize a conta bancária
O segundo passo é escolher uma das opções de banco para fazer a sincronização. Então, o sistema pede o número da conta e a senha do Internet Banking. De fato, a proteção dos dados é a mesma dos aplicativos das instituições. Além disso, o aplicativo de finanças GuiaBolso só pode acessar o extrato e a fatura do cartão de crédito.