De acordo com dados divulgados pela RD Station, no Brasil, são 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais, isso representa 79,9% da população brasileira, o que torna o Brasil o segundo lugar entre os países que mais usam redes sociais no mundo.
Só entre os anos de 2021 e 2022 houve um crescimento de 14,3%, ou seja, um aumento de 21 milhões de usuários em apenas 12 meses.
Diante desses números, podemos afirmar que seja qual for o seu negócio, o público está, sim, conectado às redes sociais. Agora é fundamental saber a melhor maneira de atraí-lo para oferecer novas experiências.
As redes têm esse poder, sobretudo as ferramentas de anúncio, que segmentam o público de acordo com o perfil de compra e outros interesses pessoais.
Uma vantagem que merece ser destacada sobre as redes é o baixo custo das campanhas quando comparadas ao investimento em estratégias tradicionais de marketing, além de ser um investimento flexível, já que você pode escolher em qual rede social ou campanha deseja apostar.
Confira algumas das mais relevantes práticas nas redes sociais mais utilizadas no Brasil:
Atualmente, o Instagram é uma das redes mais acessadas e com maior engajamento. E nela existem algumas estratégias para engajar seu público e convencê-lo a visitar o e-commerce. Entre elas, o uso de #hashtags relevantes para o público e enquetes por meio dos stories.
Fotos de participações em eventos e imagens de qualidade dos produtos também estreitam o relacionamento com os usuários.
Outra opção dentro da plataforma é utilizar o Instagram Shopping, nele é possível criar um catálogo de produtos da loja. Vale ressaltar que quando o consumidor consegue ver produto e preço na mesma página, sem precisar perguntar, a empresa já ganha pontos com o cliente.
Um ponto positivo e bastante importante dos conteúdos postados no Facebook é o seu potencial de compartilhamento.
Notícias relacionadas à área de atuação do e-commerce e úteis para o perfil do público, blogposts e infográficos são ótimos exemplos de conteúdo que funcionam e geram engajamento nesta plataforma.
Responder comentários em tempo hábil é uma boa demonstração de interação com o público. Além disso, a utilização de abas personalizadas e vídeos fazem a diferença, aproveite e explore os produtos do seu e-commerce com essas opções.
YouTube
Os vídeos são uma tendência forte nas redes sociais, e nesse quesito o Youtube sai na frente, principalmente quando pensamos na utilidade do marketing digital que é educar os usuários. Capriche na qualidade dos vídeos, não se esqueça das chamadas de ação e mantenha os conteúdos bem organizados no seu canal.
No LinkedIn o usuário tem o recurso do LinkedIn Ads – uma plataforma voltada exclusivamente para o gerenciamento de anúncios de mídia paga. A credibilidade, alcance e leads qualificados são algumas das vantagens da utilização desse recurso.
A ferramenta também é muito útil para impulsionar conteúdos e alcançar audiência a partir de anúncios que podem conter imagens, textos, vídeos, ou ter o formato de banner que surge no topo da página à direita.
Para aqueles que vendem serviços ou produtos para empresas, sem dúvidas, o LinkendIn é a rede social certa para investir em anúncios.
TikTok
O TikTok permite que os usuários compartilhem vídeos curtos, com efeitos de edição, cortes e dublagem. O formato deu certo no Brasil e as empresas que já se posicionaram e sabem como vender na plataforma estão colhendo os frutos positivos que essa rede social oferece.
Além do crescente número de usuários, a rede social disponibiliza recursos importantes para as estratégias de marketing das empresas, tais como, análise de dados, anúncios patrocinados, insights sobre o mercado consumidor e concorrentes, bem como a possibilidade de integração multicanal e parcerias com influenciadores.
O post do Twitter tem um limite de caracteres, o que se reflete em um perfil de usuário que busca informações rápidas e concisas.
Escreva threads, que são sequências de tweets sobre um assunto específico, de interesse do consumidor em potencial, acompanhe as trends, lugar onde estão as #hashtags mais usadas no momento: se for relevante para o público, aproveite e embarque em uma delas.
O Pinterest é uma rede com grande apelo visual, que atrai, principalmente, pessoas interessadas em decoração e moda.
Nesta plataforma é possível encontrar com facilidade grifes que divulgam muitos trabalhos. Nela é importante que nos posts usar palavras-chave para atrair o público, não deixando de incluir os links e preços dos produtos.
As redes sociais são ótimas fontes de leads qualificados e novos usuários para o seu e-commerce, além de ser canais de interação com o seu consumidor, aproveite que agora você já sabe um pouco mais sobre elas, invista e venda mais.
A Tray
A Tray – unidade de e-commerce da Locaweb Company – é uma das empresas de tecnologia brasileira mais competitivas do mercado.
Sua plataforma robusta oferece produtos e soluções exclusivas, integrações com os maiores marketplaces do país, além de uma interface amigável e 100% customizável.
Ideal para todos os estágios do empreendedor online, fornece um ecossistema completo que atende desde o pequeno varejista até as grandes operações.
Para mais informações, acesse: www.tray.com.br