Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Como o novo coronavírus vai transformar o RH e o ambiente de trabalho

Algumas transformações devem ocorrer em breve no setor de RH e em todo o ambiente de trabalho, o que pode ser uma oportunidade para engajar e envolver ainda mais os funcionários na Transformação Digital

1 105

*Por Paulo Oliveira

São incontáveis os desafios que a pandemia do novo coronavírus está trazendo para as empresas.

As lideranças tiveram que encontrar formas de continuar produzindo e, simultaneamente, garantir a saúde dos colaboradores. Ou seja, diversas adaptações estão tendo que ser feitas – e os aprendizados já são inúmeros.

Assim, apostamos que algumas transformações devem ocorrer em breve no setor de RH e em todo o ambiente de trabalho, o que pode ser uma oportunidade para engajar e envolver ainda mais os funcionários na Transformação Digital de sua companhia.

Novo coronavírus e o trabalho remoto

Já há muitos anos tem sido possível realizar trabalho remoto graças às diversas tecnologias, e cada vez mais empresas adotam essa estratégia.

Atualmente, estima-se que cerca de 2/3 das organizações do mundo permitem o home-office, mas a maioria de forma esporádica.

Sem perspectiva para normalização do cenário, o trabalho remoto permanente pode se tornar uma realidade.

Portanto, muitas companhias terão que aprender a utilizar a tecnologia a favor da produtividade.

Aquelas que já passaram pela etapa de digitalização estarão mais aptas a enfrentar o segundo estágio da Transformação Digital.

Cultura voltada a inovação

A pandemia tem despertado empatia e solidariedade em muitas pessoas. Isso deve refletir também na cultura organizacional.

Portanto, pode ser a ocasião ideal para a sua empresa transformar a força de trabalho e a maneira como ela é feita.

Trata-se de uma oportunidade para promover uma cultura baseada no respeito, na inovação e na digitalização, uma forma da gestão e dos colaboradores usarem a tecnologia da maneira mais eficiente possível, visto que esta crise tem mostrado a todos o ganho de valor quando uma companhia está preparada para atuar digitalmente.

Engajamento do colaborador

Os dias que vêm pela frente serão de muita tensão, o que impacta diretamente no clima organizacional. O bônus de remuneração perde o valor e a ansiedade toma conta.

Ou seja, forma-se o cenário ideal para desmotivação e perda de produtividade.

Nesse momento é preciso colocar em prática todo o discurso que se propaga.

Estimule seu colaborador a produzir e a ser efetivo, mas de forma solidária e sem cobranças excessivas.

Além de fornecer a estrutura técnica que ele precisa para o trabalho, não se esqueça do apoio emocional.

Flexibilização de horário

Essa é uma estratégia que tem sido gradualmente implementada em algumas organizações.

Funcionários em cargos que não dependem de interação com a empresa ou com o mercado externo têm testado o trabalho remoto em horários diversificados.

A pandemia do novo coronavírus é uma oportunidade de muitas companhias praticarem essa estratégia e avaliar como se dá a produtividade nesses casos.

Afinal, com o isolamento social que se faz necessário, seus colaboradores remotos estão dentro de suas casas junto com outros familiares – pais, avós, cônjuges, filhos.

Diante desse cenário, nem sempre o trabalho no horário comercial é o mais efetivo.

Portanto, se ele ocupar um cargo que pode ser realizado em horários diversos, é importante conceder a ele essa permissão.

Sobre a Apdata

Fundada no Brasil em 1984, a Apdata é uma das mais inovadoras empresas de RH do mundo. Com escritórios no país e nos Estados Unidos, a Apdata é o principal fornecedor brasileiro de tecnologia para RH, tendo sido decisiva para o processo de digitalização da área de Recursos Humanos no mercado brasileiro nas últimas duas décadas.

Hoje, a empresa se diferencia por apresentar soluções integradas, flexíveis e automatizadas em tecnologia, terceirização e consultoria para a gestão completa do capital humano.

Com cerca de 450 funcionários, a Apdata conta com uma expressiva carteira de mais de 730 clientes. Saiba mais: www.apdata.com.br

_______

Paulo Oliveira é coordenador de marketing da Apdata

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.