*Por Paulo Oliveira
São incontáveis os desafios que a pandemia do novo coronavírus está trazendo para as empresas.
As lideranças tiveram que encontrar formas de continuar produzindo e, simultaneamente, garantir a saúde dos colaboradores. Ou seja, diversas adaptações estão tendo que ser feitas – e os aprendizados já são inúmeros.
Assim, apostamos que algumas transformações devem ocorrer em breve no setor de RH e em todo o ambiente de trabalho, o que pode ser uma oportunidade para engajar e envolver ainda mais os funcionários na Transformação Digital de sua companhia.
Novo coronavírus e o trabalho remoto
Já há muitos anos tem sido possível realizar trabalho remoto graças às diversas tecnologias, e cada vez mais empresas adotam essa estratégia.
Atualmente, estima-se que cerca de 2/3 das organizações do mundo permitem o home-office, mas a maioria de forma esporádica.
Sem perspectiva para normalização do cenário, o trabalho remoto permanente pode se tornar uma realidade.
Portanto, muitas companhias terão que aprender a utilizar a tecnologia a favor da produtividade.
Aquelas que já passaram pela etapa de digitalização estarão mais aptas a enfrentar o segundo estágio da Transformação Digital.
Cultura voltada a inovação
A pandemia tem despertado empatia e solidariedade em muitas pessoas. Isso deve refletir também na cultura organizacional.
Portanto, pode ser a ocasião ideal para a sua empresa transformar a força de trabalho e a maneira como ela é feita.
Trata-se de uma oportunidade para promover uma cultura baseada no respeito, na inovação e na digitalização, uma forma da gestão e dos colaboradores usarem a tecnologia da maneira mais eficiente possível, visto que esta crise tem mostrado a todos o ganho de valor quando uma companhia está preparada para atuar digitalmente.
Engajamento do colaborador
Os dias que vêm pela frente serão de muita tensão, o que impacta diretamente no clima organizacional. O bônus de remuneração perde o valor e a ansiedade toma conta.
Ou seja, forma-se o cenário ideal para desmotivação e perda de produtividade.
Nesse momento é preciso colocar em prática todo o discurso que se propaga.
Estimule seu colaborador a produzir e a ser efetivo, mas de forma solidária e sem cobranças excessivas.
Além de fornecer a estrutura técnica que ele precisa para o trabalho, não se esqueça do apoio emocional.
Flexibilização de horário
Essa é uma estratégia que tem sido gradualmente implementada em algumas organizações.
Funcionários em cargos que não dependem de interação com a empresa ou com o mercado externo têm testado o trabalho remoto em horários diversificados.
A pandemia do novo coronavírus é uma oportunidade de muitas companhias praticarem essa estratégia e avaliar como se dá a produtividade nesses casos.
Afinal, com o isolamento social que se faz necessário, seus colaboradores remotos estão dentro de suas casas junto com outros familiares – pais, avós, cônjuges, filhos.
Diante desse cenário, nem sempre o trabalho no horário comercial é o mais efetivo.
Portanto, se ele ocupar um cargo que pode ser realizado em horários diversos, é importante conceder a ele essa permissão.
Sobre a Apdata
Fundada no Brasil em 1984, a Apdata é uma das mais inovadoras empresas de RH do mundo. Com escritórios no país e nos Estados Unidos, a Apdata é o principal fornecedor brasileiro de tecnologia para RH, tendo sido decisiva para o processo de digitalização da área de Recursos Humanos no mercado brasileiro nas últimas duas décadas.
Hoje, a empresa se diferencia por apresentar soluções integradas, flexíveis e automatizadas em tecnologia, terceirização e consultoria para a gestão completa do capital humano.
Com cerca de 450 funcionários, a Apdata conta com uma expressiva carteira de mais de 730 clientes. Saiba mais: www.apdata.com.br
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Paulo Oliveira é coordenador de marketing da Apdata