Se está pensando em desenhar um logótipo, não se preocupe: existem muitas soluções no mercado.
Claro que pode contratar um designer gráfico profissional ou uma agência, mas também pode usar um fabricante de logótipos gratuito ou criar o seu próprio desenho.
Hoje, vamos concentrar-nos em criar o seu próprio logótipo com um pouco mais de detalhe.
É possível desenhar seu próprio logotipo em Turbologo.
O que é um logotipo?
Um logotipo é um símbolo gráfico único e um elemento chave na identidade visual de uma empresa ou organização.
É uma marca distintiva que funciona como um símbolo de empresa.
Reconhecemos facilmente a marca “swoosh” da Nike ou os arcos dourados do McDonald’s, o que faz com que o logotipo também deve ser inequivocamente associado à sua marca e inspirar uma sensação de confiança nos seus serviços ou produtos.
É o logotipo que prende o consumidor e o motiva a utilizar os seus serviços, pelo que necessita definitivamente de um logótipo de qualidade para aumentar as suas próprias vendas e expandir a sua base de clientes.
Como é que desenho um logotipo?
Como desenhar um logótipo interessante que permanecerá na sua empresa durante anos?
A seguir apresentamos e explicamos alguns passos universais que conduzem a um bom logótipo:
Determine a identidade da sua marca
A identidade da marca – a sua imagem deve ter uma mensagem clara que comunica a missão da empresa ao mundo.
Esta deve refletir em todos os elementos visuais e textuais utilizados para promover a marca.
Acima de tudo, o seu logotipo deve ser consistente com a sua imagem de marca global.
Procure inspiração
Se quiser saber como desenhar um logótipo, basta observar à sua volta. Veja os melhores designs que encontra todos os dias e verifique as últimas tendências em design de logotipos.
Faça também alguma investigação sobre os seus concorrentes. Verá a direção que outras empresas da sua indústria estão a tomar. Prestar atenção às ideias que são eficazes e às que são um completo fracasso.
Mais importante, certifique-se de que o logotipo que prevê não será demasiado semelhante a um já existente no mercado.
Identifique o seu estilo de logotipo
Um estilo de logotipo coeso é criado através de uma combinação ponderada de diferentes elementos.
É uma boa ideia definir o estilo do seu logótipo alvo antes de iniciar o processo de criação e concentrar-se nos elementos que irão expressar o carácter da sua marca:
Pode chamar clássico à sua marca? Escolha uma fonte elegante para o seu logótipo e cores silenciosas.
A sua marca é minimalista? Evite gráficos e mantenha-os modernos.
A sua marca é ousada e estabelece tendências? Pense em desenhos ousados e abstratos e combinações de cores surpreendentes no seu logotipo.
Escolha o seu tipo de logótipo
Ao planear a concepção de um logotipo que exprima a personalidade da sua marca, escolha o tipo certo de logótipo.
Aqui estão algumas opções: logotipo, monograma, pictograma, símbolo abstrato, emblema.
Decidir sobre um esquema de cores
Em primeiro lugar, o esquema de cores do logotipo deve corresponder à identidade visual da marca para uma consistência total.
As diferentes cores, as suas tonalidades e tons evocam certas emoções nos telespectadores e influenciam o seu comportamento.
Os princípios do desenho do logotipo afirmam que ao escolher uma paleta de cores, devem ser perseguidos dois objetivos: obter a resposta desejada dos clientes; aumentar o conhecimento da marca.
Em termos das cores utilizadas, podemos dividir os logótipos em três categorias principais:
- Logotipos a preto e branco
- Isto é ideal quando se pretende enfatizar o minimalismo ou criar um desenho clássico.
- Logotipo monocromático
- Um logotipo monocromático mistura-se bem com sinais de palavras e letras, e pode também criar uma forte associação da cor escolhida com a marca – bons exemplos são a Coca Cola Red ou Robin Egg Blue da Tiffany.
- Logotipos multicoloridos
As combinações de cores apropriadas são óptimas para desenhos gráficos abstratos e também acrescentam profundidade e variedade aos desenhos que consistem num logótipo e num selo.
Pode utilizar cores complementares contrastantes (directamente opostas umas às outras na paleta de cores) ou cores harmoniosas (semelhantes).
Escolha uma fonte
Para além de escolher as cores certas, é igualmente importante decidir sobre o tipo de letra do logotipo, uma vez que a fonte irá afetar a sensação geral do desenho. Também aqui, deve limitar-se a um máximo de dois tipos de fontes.
Um logótipo minimalista requer uma fonte limpa e simples com ou sem serifas – a fonte deve ser clara e legível.
Isto também se aplica a um desenho constituído por um logotipo e um tipo de letra – aqui deve ser considerada a questão de equilibrar os dois elementos e manter a distância entre a imagem e o texto.
A tipografia original pode ser a componente mais intrigante de um desenho.
Recentemente, muitas marcas avançaram nesta direcção e criaram logótipos com textos sobrepostos ou letras ornamentadas e apelativas, por exemplo.
Conclusão
Quando souber como desenhar um logótipo para a sua empresa e quais os aspectos chave a ter em conta, comece a trabalhar no desenho.
A concepção de um logótipo é uma tarefa exigente mas gratificante.
Esperamos que crie facilmente um logotipo interessante para a sua empresa que lhe traga sucesso no mercado. Boa sorte!