• Recentes
  • Tendências
como-criar-logo (1)

Como criar um logo para empresa: 10 dicas práticas

25/01/2023 - Atualizado em: 26/01/2023
Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

07/07/2025
Mercado financeiro brasileiro recua diante de incertezas sobre tarifas dos EUA

Mercado financeiro brasileiro recua diante de incertezas sobre tarifas dos EUA

07/07/2025
Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

07/07/2025
Transição energética exige consciência coletiva e inclusão social

Transição energética exige consciência coletiva e inclusão social

07/07/2025
Queda de Popularidade do Presidente Lula e os Desafios do Governo

Discurso do presidente Lula na abertura do Fórum Empresarial do BRICS

05/07/2025
Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

04/07/2025
Especialista aponta aumento de carga tributária com reforma do Imposto de Renda

Especialista aponta aumento de carga tributária com reforma do Imposto de Renda

04/07/2025
Seminário no Rio discute papel do Brasil na transição energética dos transportes internacionais

Seminário no Rio discute papel do Brasil na transição energética dos transportes internacionais

04/07/2025
BID Invest concede US$ 70 milhões ao Sicoob para impulsionar agricultura e energia sustentável na Amazônia

BID Invest concede US$ 70 milhões ao Sicoob para impulsionar agricultura e energia sustentável na Amazônia

04/07/2025
Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

04/07/2025
Conferência em Sevilha encerra com foco em justiça fiscal e financiamento climático

Conferência em Sevilha encerra com foco em justiça fiscal e financiamento climático

04/07/2025
Abertura de empresas bate recorde no primeiro semestre de 2025, mas desafios persistem

Abertura de empresas bate recorde no primeiro semestre de 2025, mas desafios persistem

03/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
segunda-feira, 7 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Como criar um logo para empresa: 10 dicas práticas

Redação por Redação
25/01/2023 - Atualizado em: 26/01/2023
em Marketing
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
como-criar-logo (1)
CompartilharCompartilhar

Em certas situações, nem sequer chega a ser necessário dizer o nome de algumas empresas, pois há exemplos de marcas de sucesso que são reconhecidas de longe apenas pelo logo.

Talvez você goste de ver:

Marketing digital com DNA do campo: o papel dos agrônomos nas estratégias de agro

Marketing Estratégico: O Que Faz Um Restaurante Se Destacar em Meio à Concorrência

Marketing de influência deve movimentar US$ 33 bilhões em 2025

Ao observar este fato, pode-se dizer que a criação de logo é um processo extremamente importante que precisa levar em consideração algumas características do negócio de maneira simples e, ao mesmo tempo, estratégica. Afinal de contas, esta pequena imagem tem a missão de carregar toda a personalidade da empresa que está representando.

Ao longo de toda a história da humanidade, saímos da arte rupestre para o desenvolvimento de outros sistemas simbólicos mais elaborados, e sem sombra de dúvidas somos seres extremamente visuais desde as nossas origens.

Desta forma, as imagens e símbolos estão fortemente ligados ao modo como nos relacionamos com o mundo de uma forma geral, daí vem a importância, por exemplo, dos logos para os comércios atualmente.

Em busca do logo perfeito

O desenvolvimento de um logotipo ou de qualquer outra peça que compõe a identidade visual de um negócio envolve criatividade e também uma boa dose de conhecimento de mercado e aplicação de conceitos. A criação de um bom logo passa por etapas que devem ser consideradas, de acordo com os principais especialistas. Observe algumas:

  1. Conheça o DNA do seu negócio

Para criar um logo de sucesso é necessário pensar naquilo que torna o seu negócio diferente dos demais, ou seja, quais são os pontos que o destacam entre a concorrência. Além disso, é necessário entender quais são os objetivos do negócio a curto e longo prazo. Esta auto análise pode tornar o processo muito mais genuíno.

  1. Entenda o seu público

Todo mundo que vende, vende algo a alguém. Conhecer o perfil da sua clientela é um ponto de vantagem importante. Idade, faixa etária e classe social podem ser parâmetros que estão envolvidos no comportamento de consumo dos clientes, por isso, conhecê-los torna a comunicação e a estratégia mais eficientes.

  1. Analise a concorrência e busque referências

Os concorrentes não são seus inimigos e, ao contrário, podem servir de inspiração no desenvolvimento do seu negócio. Pesquise a história dos líderes de mercado e os estude detalhadamente. O logo das empresas está constantemente ligado a fatos importantes do seu desenvolvimento ou à área a qual pertencem. A famosa maçã mordida da Apple, por exemplo, é uma referência ao universo tecnológico, bite (mordida), em inglês, similar a byte (unidade de informação).

  1. Aposte no simples

Elegância e simplicidade são as palavras de comando para os melhores logos. Evite excesso de informações que deixam o logo poluído ou confuso para os clientes. As informações visuais devem ser consistentes e de rápido entendimento, tudo isso sem perder a sutileza. Na criação do logo, esse ponto pode ser alcançado por meio da psicologia das cores, das formas geométricas e da tipografia.

  1. Fique atento à psicologia das cores

As cores podem ter o poder de incitar sentimentos, por isso, conhecer seus significados ajuda no desenvolvimento de algumas estratégias. O vermelho, por exemplo, pode estar associado à paixão, força e urgência, enquanto o amarelo reforça o dinamismo e a positividade e o azul é ligado à paz, lealdade e confiança.

  1. Escolha o tipo de fonte com cuidado

A tipografia também deve ser analisada. Se o seu negócio está ligado ao universo infantil, as fontes angulosas são boas para transmitir ideias de diversão e animação, já se o seu público-alvo é formado por adultos, fontes mais retas transmitem maturidade e confiança.

  1. Evite modismos

No Brasil, é bastante comum usar tipografias e símbolos ligados a novelas e programas de TV, além de outras tendências momentâneas que podem ser observadas na área da comunicação visual. Busque sempre autenticidade e fuja de modismos que deixem o seu negócio marcado. Afinal, você não quer que a sua empresa seja apenas mais um negócio passageiro.

  1. Conheça o poder da geometria

Os círculos podem ser vistos como símbolos de estabilidade e colaboração, e isso pode ser visualizado, por exemplo, na imagem dos anéis olímpicos entrelaçados. Já os quadrados são visualmente mais agressivos e podem estar ligados à segurança e confiança, como referência, temos o logo da Microsoft. Por isso, é importante cada vez mais destacar que as formas geométricas têm muito a dizer, e assim como as cores, merecem ser bem avaliadas.

  1. Teste as opções criadas

Faça um teste com o seu público mostrando as alternativas de logo criadas e, se possível, pergunte o que levou a pessoa a escolher determinada opção, se ela gostou da cor ou achou a tipografia mais atraente. Faça também perguntas subjetivas, como o que ela sentiu ao observar o logo e esteja aberto a sugestões para adaptar o logo de acordo com os comentários que se mostrarem pertinentes.

  1. Dê asas à sua criatividade

A criatividade e o trabalho andam de mãos dadas. Certamente sugerir uma maçã mordida como símbolo de uma empresa de Tecnologia não parece algo que faz muito sentido em um primeiro momento, mas depois de analisar a composição e as mensagens subjetivas, o logo se torna bastante perspicaz.

Ler  Primavera Editorial lança ação de marketing alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Como se pode perceber, os logos são pontos extremamente importantes para qualquer negócio. Ao longo dos anos, é comum que as marcas sofram alterações e passem por atualizações de logo, por exemplo, a empresa Google manteve suas cores, mas alterou a textura e a fonte. As mudanças foram fomentadas por necessidades de mercado e estratégia de gestão.

A Apple também pode ser citada como outro exemplo de readequação gerada por tendências comerciais, sem perder a essência minimalista. As modificações podem e devem ser feitas, para os negócios estarem de acordo com os novos tempos e posições estratégicas, desde que as empresas mantenham o foco no ponto principal: a importância dos logos e do design de uma forma geral para a continuidade dos seus negócios.

 

 

 

CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Marketing digital com DNA do campo: o papel dos agrônomos nas estratégias de agro

por Kayene Simao
30/06/2025
Marketing digital com DNA do campo: o papel dos agrônomos nas estratégias de agro

À primeira vista, pode soar inusitado: o que faz um grupo de agrônomos trabalhando em uma agência de marketing digital? A pergunta tem sido feita com frequência e...

Leia maisDetails

Marketing Estratégico: O Que Faz Um Restaurante Se Destacar em Meio à Concorrência

por Kayene Simao
23/06/2025
Crescimento do Marketing de Influência e Suas Tendências para 2025

Em um cenário de intensa competição no setor de alimentação, a qualidade da comida deixou de ser um diferencial. Hoje, ela é o ponto de partida. Para um...

Leia maisDetails

Marketing de influência deve movimentar US$ 33 bilhões em 2025

por Kayene Simao
18/06/2025
Crescimento do Marketing de Influência e Suas Tendências para 2025

O marketing de influência continua em expansão global e deve movimentar cerca de US$ 33 bilhões em 2025, de acordo com levantamento da plataforma de dados Statista. O...

Leia maisDetails

Uso de Inteligência Artificial avança em marketing e vendas no Brasil, aponta estudo

por Kayene Simao
27/05/2025
Para especialistas, marketing digital servirá como catapulta para franquias no Brasil em 2025

O uso de Inteligência Artificial (IA) nas áreas de marketing e vendas está em expansão no Brasil, com 58% das empresas já utilizando a tecnologia em suas operações....

Leia maisDetails

Estratégia de “funis ocultos” ganha espaço no marketing digital

por Kayene Simao
26/05/2025
Jornada do Comprador B2B Tech Exige Estratégias de Marketing Mais Alinhadas e Personalizadas

Um novo modelo de vendas tem ganhado atenção no setor de marketing digital: os chamados funis ocultos, estruturas que operam nos bastidores, longe das redes sociais e de...

Leia maisDetails
Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

por Kayene Simao
07/07/2025

Uma proposta do Governo Federal de tributar os rendimentos de Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do...

Mercado financeiro brasileiro recua diante de incertezas sobre tarifas dos EUA

Mercado financeiro brasileiro recua diante de incertezas sobre tarifas dos EUA

por Kelly Couto
07/07/2025

O principal índice da bolsa brasileira, o Ibovespa, encerrou a segunda-feira em queda de 0,4%, recuando para abaixo dos 141...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

Internacionalização de empresas brasileiras para os EUA exige planejamento e preparo

por Kayene Simao
07/07/2025

A expansão de negócios brasileiros para os Estados Unidos continua a despertar o interesse de empresários em busca de novos...

Transição energética exige consciência coletiva e inclusão social

Transição energética exige consciência coletiva e inclusão social

por Kayene Simao
07/07/2025

Durante o Energy Summit realizado no Rio de Janeiro, especialistas e lideranças do setor discutiram os desafios e as oportunidades...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile