• Recentes
  • Tendências
edit post
como-criar-logo (1)

Como criar um logo para empresa: 10 dicas práticas

25/01/2023 - Atualizado em: 26/01/2023
edit post
Transporte aéreo brasileiro supera nível pré-pandemia e atinge 84,6 milhões de passageiros

Transporte aéreo brasileiro supera nível pré-pandemia e atinge 84,6 milhões de passageiros

21/09/2025
edit post
MEC lança plataforma para gestão inteligente de energia nas federais

MEC lança plataforma para gestão inteligente de energia nas federais

21/09/2025
edit post
Investimentos em saneamento avançam, mas Brasil ainda enfrenta grandes desafios

Investimentos em saneamento avançam, mas Brasil ainda enfrenta grandes desafios

21/09/2025
edit post
+Milionária 287: acumula e prêmio chega a R$ 163 milhões

Loteria Federal 6002: premia apostador de Americana (SP) com R$ 500 mil

21/09/2025
edit post
Mega-Sena 2917: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 48 milhões

+Milionária 287: acumula e prêmio chega a R$ 163 milhões

20/09/2025
edit post
Quina 6832: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 3,8 milhões

Mega-Sena 2917: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 48 milhões

20/09/2025
edit post
Lotomania 2825: acumula e próximo concurso deve pagar mais de R$ 5 milhões

Quina 6832: acumula e próximo concurso pode pagar R$ 3,8 milhões

20/09/2025
edit post
Brasil barra EUA em evento sobre democracia na ONU, em Nova York

Brasil barra EUA em evento sobre democracia na ONU, em Nova York

20/09/2025
edit post
5 dicas infalíveis para equilibrar vida pessoal e profissional

5 dicas infalíveis para equilibrar vida pessoal e profissional

20/09/2025
edit post
Brasil entra no top 5 mundial em adoção de criptomoedas

Brasil entra no top 5 mundial em adoção de criptomoedas

20/09/2025
edit post
Vigilância digital, LGPD e os desafios do home office

Vigilância digital, LGPD e os desafios do home office

20/09/2025
edit post
Lotofácil 3491: quatro apostas dividem prêmio principal de R$ 390 mil cada

Lotomania 2825: acumula e próximo concurso deve pagar mais de R$ 5 milhões

19/09/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
domingo, 21 setembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Como criar um logo para empresa: 10 dicas práticas

Redação por Redação
25/01/2023 - Atualizado em: 26/01/2023
em Marketing
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
como-criar-logo (1)
CompartilharCompartilhar

Em certas situações, nem sequer chega a ser necessário dizer o nome de algumas empresas, pois há exemplos de marcas de sucesso que são reconhecidas de longe apenas pelo logo.

Talvez você goste de ver:

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

Open English - Conteúdo

Ao observar este fato, pode-se dizer que a criação de logo é um processo extremamente importante que precisa levar em consideração algumas características do negócio de maneira simples e, ao mesmo tempo, estratégica. Afinal de contas, esta pequena imagem tem a missão de carregar toda a personalidade da empresa que está representando.

Brasil Card - Conteúdo

Ao longo de toda a história da humanidade, saímos da arte rupestre para o desenvolvimento de outros sistemas simbólicos mais elaborados, e sem sombra de dúvidas somos seres extremamente visuais desde as nossas origens.

Desta forma, as imagens e símbolos estão fortemente ligados ao modo como nos relacionamos com o mundo de uma forma geral, daí vem a importância, por exemplo, dos logos para os comércios atualmente.

Em busca do logo perfeito

O desenvolvimento de um logotipo ou de qualquer outra peça que compõe a identidade visual de um negócio envolve criatividade e também uma boa dose de conhecimento de mercado e aplicação de conceitos. A criação de um bom logo passa por etapas que devem ser consideradas, de acordo com os principais especialistas. Observe algumas:

  1. Conheça o DNA do seu negócio

Para criar um logo de sucesso é necessário pensar naquilo que torna o seu negócio diferente dos demais, ou seja, quais são os pontos que o destacam entre a concorrência. Além disso, é necessário entender quais são os objetivos do negócio a curto e longo prazo. Esta auto análise pode tornar o processo muito mais genuíno.

  1. Entenda o seu público

Todo mundo que vende, vende algo a alguém. Conhecer o perfil da sua clientela é um ponto de vantagem importante. Idade, faixa etária e classe social podem ser parâmetros que estão envolvidos no comportamento de consumo dos clientes, por isso, conhecê-los torna a comunicação e a estratégia mais eficientes.

  1. Analise a concorrência e busque referências

Os concorrentes não são seus inimigos e, ao contrário, podem servir de inspiração no desenvolvimento do seu negócio. Pesquise a história dos líderes de mercado e os estude detalhadamente. O logo das empresas está constantemente ligado a fatos importantes do seu desenvolvimento ou à área a qual pertencem. A famosa maçã mordida da Apple, por exemplo, é uma referência ao universo tecnológico, bite (mordida), em inglês, similar a byte (unidade de informação).

  1. Aposte no simples

Elegância e simplicidade são as palavras de comando para os melhores logos. Evite excesso de informações que deixam o logo poluído ou confuso para os clientes. As informações visuais devem ser consistentes e de rápido entendimento, tudo isso sem perder a sutileza. Na criação do logo, esse ponto pode ser alcançado por meio da psicologia das cores, das formas geométricas e da tipografia.

  1. Fique atento à psicologia das cores

As cores podem ter o poder de incitar sentimentos, por isso, conhecer seus significados ajuda no desenvolvimento de algumas estratégias. O vermelho, por exemplo, pode estar associado à paixão, força e urgência, enquanto o amarelo reforça o dinamismo e a positividade e o azul é ligado à paz, lealdade e confiança.

  1. Escolha o tipo de fonte com cuidado

A tipografia também deve ser analisada. Se o seu negócio está ligado ao universo infantil, as fontes angulosas são boas para transmitir ideias de diversão e animação, já se o seu público-alvo é formado por adultos, fontes mais retas transmitem maturidade e confiança.

  1. Evite modismos

No Brasil, é bastante comum usar tipografias e símbolos ligados a novelas e programas de TV, além de outras tendências momentâneas que podem ser observadas na área da comunicação visual. Busque sempre autenticidade e fuja de modismos que deixem o seu negócio marcado. Afinal, você não quer que a sua empresa seja apenas mais um negócio passageiro.

  1. Conheça o poder da geometria

Os círculos podem ser vistos como símbolos de estabilidade e colaboração, e isso pode ser visualizado, por exemplo, na imagem dos anéis olímpicos entrelaçados. Já os quadrados são visualmente mais agressivos e podem estar ligados à segurança e confiança, como referência, temos o logo da Microsoft. Por isso, é importante cada vez mais destacar que as formas geométricas têm muito a dizer, e assim como as cores, merecem ser bem avaliadas.

  1. Teste as opções criadas

Faça um teste com o seu público mostrando as alternativas de logo criadas e, se possível, pergunte o que levou a pessoa a escolher determinada opção, se ela gostou da cor ou achou a tipografia mais atraente. Faça também perguntas subjetivas, como o que ela sentiu ao observar o logo e esteja aberto a sugestões para adaptar o logo de acordo com os comentários que se mostrarem pertinentes.

  1. Dê asas à sua criatividade

A criatividade e o trabalho andam de mãos dadas. Certamente sugerir uma maçã mordida como símbolo de uma empresa de Tecnologia não parece algo que faz muito sentido em um primeiro momento, mas depois de analisar a composição e as mensagens subjetivas, o logo se torna bastante perspicaz.

Ler  Entenda como funciona os novos feeds no Instagram

Como se pode perceber, os logos são pontos extremamente importantes para qualquer negócio. Ao longo dos anos, é comum que as marcas sofram alterações e passem por atualizações de logo, por exemplo, a empresa Google manteve suas cores, mas alterou a textura e a fonte. As mudanças foram fomentadas por necessidades de mercado e estratégia de gestão.

A Apple também pode ser citada como outro exemplo de readequação gerada por tendências comerciais, sem perder a essência minimalista. As modificações podem e devem ser feitas, para os negócios estarem de acordo com os novos tempos e posições estratégicas, desde que as empresas mantenham o foco no ponto principal: a importância dos logos e do design de uma forma geral para a continuidade dos seus negócios.

 

 

 

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

por Kayene Simao
19/09/2025
edit post
Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos e médios negócios, responsáveis por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais da metade dos empregos...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails

Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

por Kayene Simao
05/09/2025 - Atualizado em: 09/09/2025
edit post
Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

O mercado de comunicação visual segue em constante transformação no Brasil, movimentando mais de R$ 50 bilhões anuais e consolidando-se como um dos pilares da experiência de consumo....

Leia maisDetails

E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

por Kayene Simao
16/08/2025
edit post
E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

Conquistar espaço e atenção do público online continua sendo um desafio central para marcas e empreendedores no ambiente digital. Em meio à ascensão das redes sociais e novas...

Leia maisDetails

Cinco erros comuns no marketing de afiliados e como evitá-los

por Kayene Simao
12/08/2025
edit post
Cinco erros comuns no marketing de afiliados e como evitá-los

O marketing de afiliados tem ganhado espaço como uma alternativa para monetização no ambiente digital. Entretanto, transformar cliques em conversões e garantir receita recorrente exige mais do que...

Leia maisDetails
edit post
Transporte aéreo brasileiro supera nível pré-pandemia e atinge 84,6 milhões de passageiros

Transporte aéreo brasileiro supera nível pré-pandemia e atinge 84,6 milhões de passageiros

por Kayene Simao
21/09/2025

O número de passageiros no transporte aéreo brasileiro, entre janeiro e agosto de 2025, chegou a 84,6 milhões, superando em...

edit post
MEC lança plataforma para gestão inteligente de energia nas federais

MEC lança plataforma para gestão inteligente de energia nas federais

por Kayene Simao
21/09/2025

Um webinário realizado nesta sexta-feira (19) apresentou o Monitoramento de Energia em Plataforma Aberta (Mepa), sistema desenvolvido para otimizar contratos...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Investimentos em saneamento avançam, mas Brasil ainda enfrenta grandes desafios

Investimentos em saneamento avançam, mas Brasil ainda enfrenta grandes desafios

por Kayene Simao
21/09/2025

O setor de saneamento básico no Brasil vive um período de forte expansão desde a promulgação do Marco Regulatório (Lei...

edit post
+Milionária 287: acumula e prêmio chega a R$ 163 milhões

Loteria Federal 6002: premia apostador de Americana (SP) com R$ 500 mil

por Kayene Simao
21/09/2025

O sorteio da Loteria Federal, concurso 6002, foi realizado no sábado, 20 de setembro de 2025, no Espaço da Sorte,...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d