• Recentes
  • Tendências
edit post
Como a mídia OOH pode aumentar o alcance das campanhas publicitárias

Como a mídia OOH pode aumentar o alcance das campanhas publicitárias

04/06/2023
edit post
Casa Branca anuncia novas reduções nas tarifas impostas ao Brasil; café terá tarifa zerada

Casa Branca anuncia novas reduções nas tarifas impostas ao Brasil; café terá tarifa zerada

20/11/2025
edit post
Sabino confirma que incêndio na COP30 está contido e que não há feridos

Sabino confirma que incêndio na COP30 está contido e que não há feridos

20/11/2025
edit post
Incêndio atinge a Blue Zone da COP30: incidente não deixou feridos

Incêndio atinge a Blue Zone da COP30: incidente não deixou feridos

20/11/2025
edit post
Jorge Messias é indicado ao STF: quem é o novo nome escolhido por Lula

Jorge Messias é indicado ao STF: quem é o novo nome escolhido por Lula

20/11/2025
edit post
Lula decide indicar Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

Lula decide indicar Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal

20/11/2025
edit post
Guia Prático para Explorar Cidades sem Peso: Dicas de Viagem para Aproveitar ao Máximo Seu Destino

Guia Prático para Explorar Cidades sem Peso: Dicas de Viagem para Aproveitar ao Máximo Seu Destino

20/11/2025
edit post
Projeção de vendas para a Black Friday 2023 deve alcançar R$ 5,4 bilhões, com aumento de 2,4% em relação ao ano passado

Projeção de vendas para a Black Friday 2023 deve alcançar R$ 5,4 bilhões, com aumento de 2,4% em relação ao ano passado

20/11/2025
edit post
Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro com foco na resistência e luta por direitos

Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro com foco na resistência e luta por direitos

20/11/2025
edit post
Transporte aéreo de cães-guia para pessoas com deficiência visual é gratuito em todo o Brasil

Transporte aéreo de cães-guia para pessoas com deficiência visual é gratuito em todo o Brasil

20/11/2025
edit post
Dono do Banco Master é Preso em Operação da Polícia Federal

Justiça mantém prisão de banqueiro Daniel Vorcaro por envolvimento em esquema financeiro fraudulento

20/11/2025
edit post
Gás do Povo inicia distribuição de recargas gratuitas de GLP para famílias vulneráveis

Gás do Povo inicia distribuição de recargas gratuitas de GLP para famílias vulneráveis

20/11/2025
edit post
Documentário sobre identidade cabo-verdiana estreia no MIS no Dia da Consciência Negra

Documentário sobre identidade cabo-verdiana estreia no MIS no Dia da Consciência Negra

20/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sexta-feira, 21 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

Como a mídia OOH pode aumentar o alcance das campanhas publicitárias

Tábata Férlin por Tábata Férlin
04/06/2023
em Marketing
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Foto: Freepik

Foto: Freepik

CompartilharCompartilhar

A mídia Out of Home (OOH), também conhecida como mídia exterior ou “fora de casa”, se refere a anúncios e campanhas publicitárias que são veiculadas em locais fora do ambiente doméstico, como outdoors, pontos de ônibus, placas em aeroportos, dentre outros.

Talvez você goste de ver:

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Embora haja uma crescente ênfase na publicidade digital e online nos últimos anos, este tipo de mídia tem desempenhado um papel cada vez mais significativo no mundo da publicidade, oferecendo abrangência, presença constante, imenso apelo visual e complementaridade com estratégias de marketing online.

De acordo com pesquisa do Cenp-Meios (Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário), com um volume de quase R$ 1,7 bilhão, a mídia Out of Home é o terceiro maior meio de investimento publicitário no Brasil, atrás apenas da veiculação em TV aberta (cerca de R$ 9 bilhões) e dos anúncios na internet, com mais de R$ 6,5 bilhões em aportes financeiros.

Ainda segundo o estudo, o meio de comunicação fora de casa representou aproximadamente 9% dos quase R$ 20 bilhões movimentados no país em 2021.

Outro trabalho publicado pela Kantar IBOPE (2022) mostra que a quantidade de veiculações OOH vem crescendo significativamente após a pandemia, além disso, comprova que grande parte (97%) da população brasileira utiliza semanalmente  algum meio de transporte, sendo impactada em algum nível por este tipo de comunicação em ambientes externos.

Neste sentido, as campanhas de mídia OOH em ônibus têm a capacidade de serem disruptivas e impactantes. E uma das suas principais vantagens é o alcance amplo e massivo.

Ao veicular anúncios em veículos que circulam por  locais públicos de grande circulação, as campanhas têm a capacidade de alcançar um grande número de pessoas, atingindo uma audiência diversificada.

Isso é particularmente relevante para empresas que desejam aumentar o conhecimento da marca e ampliar o alcance ao seu público.

Ler  Marketing Estratégico: O Que Faz Um Restaurante Se Destacar em Meio à Concorrência

Além disso, a mídia externa oferece uma presença constante, amplificada e de longa duração.

Ao contrário de outros formatos de publicidade, como comerciais de TV ou em canais online, que podem ser evitados, os anúncios nesta modalidade estão sempre presentes naqueles ambientes, aumentando a possibilidade de serem notados pelo público-alvo.

A mídia OOH

Parte essencial da infraestrutura urbana, os ônibus estão em constante movimento e em diferentes áreas da cidade, possibilitando que seus anúncios sejam vistos por pedestres, ciclistas, motoristas e passageiros de outros meios de transportes.

Sendo assim, alcançam um amplo espectro de pessoas e permitem exposição contínua e direta a potenciais consumidores, ajudando a construir familiaridade e reforçar a mensagem da marca ao longo do tempo e para um número ainda maior de pessoas.

Outro aspecto importante deste formato de exposição externa é o seu impacto visual.

Os anúncios em outdoors e em outros formatos tendem a ser grandes, coloridos e visualmente atraentes, o que chama a atenção das pessoas que passam por eles.

Esse efeito pode criar uma impressão positiva da marca na mente do público, além de gerar lembrança duradoura da marca.

A natureza das campanhas publicitárias em ônibus também permite uma grande liberdade de criação.

Com um espaço físico maior em comparação com outros formatos de publicidade, os anúncios podem ser elaborados de maneira criativa e disruptiva, inclusive integrando figuras animadas e interativas.

Isso significa que as marcas têm a oportunidade de contar histórias visualmente atraentes, transmitir mensagens poderosas e despertar emoções nos espectadores.

A combinação de tamanho, localização estratégica e criatividade resulta em campanhas que se destacam e capturam a atenção do público de forma altamente eficaz.

A Natura, por exemplo, já realizou campanhas nos painéis laterais de ônibus, exibindo imagens de seus produtos e promovendo seus lançamentos ou valores da marca.

Em recente campanha em São Paulo, a Netflix envelopou ônibus com adesivos que representavam os personagens de suas séries mais populares.

Essa estratégia visava criar um impacto visual marcante e promover as séries da plataforma.

Ler  Startup brasileira coloca TikTok para rodar em carros de apps em SP e BH

A mídia no transporte coletivo urbano também é uma excelente opção para campanhas que visam atingir um público local específico.

Seja para promover eventos locais, estabelecimentos comerciais ou campanhas de conscientização, os anúncios em ônibus têm o poder de se conectar diretamente com a comunidade em um nível pessoal e impactante.

Em diversas ocasiões, o governo brasileiro realizou campanhas de conscientização nos ônibus sobre a prevenção do mosquito Aedes aegypti, com adesivos e informações sobre como evitar a proliferação do mosquito.

Sem dúvida, essa proximidade aumenta a probabilidade das mensagens serem notadas e lembradas pelas pessoas, maximizando seu poder, motivando a ação (de compra) e a fidelidade à marca.

Além disso, as campanhas offline como estas podem ser complementares às estratégias online.

A combinação estratégica entre os meios offline e online pode ser poderosa, aumentando a interatividade por meio do live marketing, permitindo que as marcas alcancem os consumidores de forma abrangente e em vários pontos de contato, reforçando a mensagem de forma consistente e impactante.

Por exemplo, pode apresentar uma chamada para ação que direciona as pessoas para um site ou uma campanha nas redes sociais, criando um vínculo entre os meios físico e digital, potencializando as oportunidades de consumo.

Recente ação itinerante, transformou um ônibus double deck em um enorme espaço útil de mídia externa com 160m².

Na parte superior,  foi criado um lounge personalizado com direito a roda de samba ao vivo, jingle da marca, promotores uniformizados, além de distribuição de comes e bebes bem cariocas.

A inovadora e bem sucedida iniciativa de live marketing é um exemplo de como a comunicação em ônibus pode ser utilizada para aumentar a interatividade, gerar experiências personalizadas e impactar diretamente o público-alvo.

Embora a publicidade digital tenha crescido significativamente nos últimos anos, as campanhas offline, incluindo a mídia OOH, apresentam grande relevância e valor, com sua presença marcante nas ruas e sua capacidade de se destacar de maneira criativa.

Contudo, ao considerar uma campanha de marketing, é essencial avaliar o mix de mídia ideal para atingir os objetivos da marca e alcançar o público-alvo de forma eficaz.

Ler  Levantamento aponta estratégias de marketing para alavancar as vendas de fim de ano

Sobre as autoras:

Como a mídia OOH pode aumentar o alcance das campanhas publicitárias Juliana Scivoletto Alessandra Scivoleto
Foto: Divulgação

 

Alessandra Scivoletto, Gerente Comercial, e Juliana Scivoletto, Gerente de Mercado, ambas da Itabus.

 

 

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: mídia OOH
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

por Kayene Simao
08/10/2025
edit post
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

As agências de marketing digital com atuação em nichos específicos registraram, nos últimos dois anos, um crescimento médio 25% superior ao das agências generalistas. A conclusão é de...

Leia maisDetails

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

por Kayene Simao
19/09/2025
edit post
Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos e médios negócios, responsáveis por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais da metade dos empregos...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails

Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

por Kayene Simao
05/09/2025 - Atualizado em: 09/09/2025
edit post
Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

O mercado de comunicação visual segue em constante transformação no Brasil, movimentando mais de R$ 50 bilhões anuais e consolidando-se como um dos pilares da experiência de consumo....

Leia maisDetails

E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

por Kayene Simao
16/08/2025
edit post
E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

Conquistar espaço e atenção do público online continua sendo um desafio central para marcas e empreendedores no ambiente digital. Em meio à ascensão das redes sociais e novas...

Leia maisDetails
edit post
Casa Branca anuncia novas reduções nas tarifas impostas ao Brasil; café terá tarifa zerada

Casa Branca anuncia novas reduções nas tarifas impostas ao Brasil; café terá tarifa zerada

por Redação
20/11/2025

A Casa Branca anunciou nesta quinta-feira novas medidas que modificam o escopo das tarifas adicionais aplicadas aos produtos brasileiros no...

edit post
Sabino confirma que incêndio na COP30 está contido e que não há feridos

Sabino confirma que incêndio na COP30 está contido e que não há feridos

por Redação
20/11/2025

O ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou na tarde desta quinta-feira que não há registro de feridos após o incêndio...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Incêndio atinge a Blue Zone da COP30: incidente não deixou feridos

Incêndio atinge a Blue Zone da COP30: incidente não deixou feridos

por Redação
20/11/2025

Um incêndio registrado na tarde desta quinta-feira atingiu a Blue Zone da COP30, área de acesso restrito onde ocorrem as...

edit post
Jorge Messias é indicado ao STF: quem é o novo nome escolhido por Lula

Jorge Messias é indicado ao STF: quem é o novo nome escolhido por Lula

por Redação
20/11/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d