De olho no mercado B2C, a Pormade, uma das maiores fabricantes de portas do Brasil, registra aumento de 25% ao ano nas vendas online
O e-commerce está cada dia mais forte no Brasil e, de olho nessa tendência, muitas indústrias têm investido no meio digital como forma de atrair o consumidor final e ampliar ainda mais os negócios. É o caso da Pormade Portas, uma das maiores fabricantes de portas do Brasil, localizada em União da Vitória (PR). A operação online da companhia possui em seu catálogo de produtos kits de portas prontas (de giro e de correr), rodapés, papéis de parede, biombos, piso vinílico e acessórios para instalação. Por mês, são comercializados em torno de 2 mil produtos na plataforma.
“O projeto teve início no final de 2016 e, desde então, buscamos novas estratégias para aprimorar e melhorar esse meio, que acaba sendo também mais uma plataforma de relacionamento com nossos clientes”, afirma Claudio Zini, diretor-presidente da Pormade Portas.
A ideia de iniciar a operação online surgiu da preocupação do executivo em acompanhar a evolução tecnológica e utilizá-la a favor do negócio. “O mundo digital veio para ficar e está em um momento de crescimento exponencial. Sabemos bem que tudo o que está no meio do caminho e não se adeque à era digital talvez desapareça. Dessa forma, ter um canal que vá do fabricante ao consumidor final se fez muito necessário em nossa estratégia”, reforça.
E os números mostram que a empresa está no caminho certo. As vendas online têm crescido cerca de 25% ao ano, com um faturamento mensal de, aproximadamente, R$ 4 milhões. “Parte desse resultado deve-se não só à confiança do consumidor final na nossa marca, mas também ao valor competitivo dos produtos na plataforma, já que na compra online não há incidência de imposto em cascata e, portanto, o produto consegue chegar até ele por um valor muito menor”, explica Zini.
Para Arthur Igreja, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialista em inovação, as empresas só conseguem sobreviver tanto tempo no mercado se forem inovadoras e tiverem uma cultura empreendedora perspicaz, que desafie a todo momento o status quo.
“Os brasileiros procuram muitos casos de gestão no exterior, quando nós temos tantas empresas inovadoras no país. Na linha de produtos de uma empresa faz muito sentido ter uma expansão lateral, ou seja, onde a preocupação maior é atender às necessidades do consumidor”, explica.
De acordo com Igreja, é fundamental a indústria inovadora estar atenta à jornada do usuário em ter produtos que remetam à segurança, conforto e praticidade. “Além de tirar intermediários de uma cadeia de venda, é essencial potencializar a experiência do consumidor. E quando a empresa consegue evitar os impostos em cascata unindo qualidade e preço competitivo, o sucesso é garantido. No Brasil, isso ainda é uma quebra de paradigma, mas no futuro muito mais gente vai comprar porta online assim como compra uma série de outros itens”, ressalta o especialista.
Além do e-commerce, a Pormade Portas atua também no mercado B2B, por meio de vendedores próprios e representantes comerciais, nicho em que consegue atender grandes construtoras e incorporadoras de todo o Brasil. Como suporte à área de vendas, a empresa conta ainda com uma grande equipe de assistentes técnicos e instaladores de portas espalhados por diversas regiões.
Outro diferencial da Pormade é que toda a logística de entrega é feita pela empresa que, atualmente, conta com uma frota própria composta por 27 caminhões e 3 carretas para o transporte dos produtos. Para ter uma maior capilaridade na distribuição em todo o Brasil, a empresa também mantém parcerias estratégicas com transportadoras terceirizadas, porém, acompanha de perto todo o processo para evitar qualquer tipo de avaria, já que a carga é extremamente delicada.
“Planejamos expandir nossa frota de veículos para realizarmos o transporte das vendas no B2C e, com isso, esperamos aumentar a qualidade do serviço prestado aos nossos clientes, garantindo uma maior satisfação”, finaliza Zini.