Com o sonho de conquistar a independência e sair da casa dos pais, muitos jovens brasileiros estão se voltando para o empreendedorismo e encontraram no franchising o caminho promissor. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor apresentou uma alta de 14,3% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao ano anterior, evidenciando uma tendência crescente para novos investidores.
As vantagens de um modelo de negócios já consolidado associado ao baixo investimento e suporte da franqueadora atrai olhares daqueles que, mesmo sem experiência, almejam ingressar no mercado de trabalho sendo porta de entrada para muitos investidores em início de carreira.Listamos cinco franquias acessíveis e promissoras para aqueles que querem investir pouco, porém com segurança, e finalmente conquistar seu espaço e independência. Por aqui, a geração nem nem (nem trabalha, nem estuda), não passa nem de longe.MARKETING BAGA Marketing Bag é uma franquia líder em publicidade em saquinhos de pão. Sua estratégia inovadora consiste em incluir materiais promocionais nas embalagens de pão, oferecendo às empresas uma maneira eficaz e acessível de atingir seu público-alvo. Seu modelo de negócio home based, proporciona aos franqueados uma flexibilidade de horários com a vantagem de operar em qualquer lugar, utilizando apenas um celular ou notebook com acesso à internet. Investimento inicial: R$ 6.990 mil, faturamento médio mensal de R$ 14 mil e prazo de retorno de 3 mesesPUBLICARGAA Publicarga é especializada em publicidade indoor por meio de totens carregadores de celular. André Jácomo identificou uma lacuna no mercado de mídias alternativas e decidiu inovar ao fornecer publicidade por meio de totens carregadores de celular. Investimento inicial (incluindo taxa da franquia): R$ 15.990 mil, faturamento médio mensal de R$ 8.514 mil e prazo de retorno de 6 meses.LOVE GIFTSRede líder no mercado de presentes criativos, oferecendo uma ampla gama de produtos exclusivos para todas as ocasiões. Fundada em 2014, a marca se destaca pela atenção aos detalhes e pela qualidade excepcional de seus produtos. Com a missão de espalhar amor e alegria, a Love Gifts tem se dedicado a oferecer uma experiência única e memorável aos seus clientes. Atualmente a rede conta com mais de 80 franquias espalhadas por todo o Brasil, chegando a um faturamento de mais de R$ 16 milhões em um único ano. Investimento inicial R$ 16.900 mil (modelo home based), faturamento médio mensal de R$ 10 mil e prazo de retorno de 12 a 18 meses.ACUIDARFundada em 2016 pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais. A marca entrou para o setor de franchising em 2020, contando hoje com mais de 160 unidades inauguradas. Investimento inicial total: a partir de R$ 28 mil, faturamento médio mensal de R$ 60 mil e prazo de retorno de 6 a 15 meses.MARY HELPFundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento inicial – é possível tornar-se um franqueado a partir de R$35 mil – a rede faz cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas mais de 9 mil diaristas ativas e preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura. Nesse ano, a rede conquistou a sua quarta chancela de excelência da ABF em reconhecimento à alta qualidade de seus serviços. Para garantir uma franquia, o empreendedor investirá R$ 35 mil (cidades até 50 mil habitantes), o faturamento médio mensal é de R$ 30 mil e prazo de retorno de 12 a 14 meses.