No Rio de Janeiro, as compras de Telas (TVs e Monitores) passaram a representar 19% da receita regional da Via Varejo no período da quarentena, um crescimento de cinco pontos percentuais ao período pré-pandemia.
As vendas de TVs de 55, 50 e 32 polegadas, por exemplo, cresceram mais de 200% e ultrapassaram as vendas de celulares. Em seguida aparece a categoria de Móveis, que evoluiu de 9% para 11%, e, logo após, os produtos de informática, que passaram de 6% para 9%.
Para Marcelo Ubriaco, diretor de operações da Via Varejo, o aumento das compras por meio de plataformas online, somada à facilidade em acessar milhares de produtos pelos canais virtuais e a conveniência em receber em casa ou retirar o produto por meio de drive-thru nas lojas físicas, foram alguns fatores que auxiliaram no aumento nas vendas dessas categorias.
Nova Tendência e adequação dos negócios
A tendência do virtual já foi constatada em levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), que mostrou que os brasileiros vêm comprando mais de forma virtual, passaram a usar meios digitais de pagamentos e devem continuar com esses hábitos de consumo no pós-pandemia.
Segundo os dados, 61% dos clientes que adquiriram itens online durante a quarentena aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social.
Diante deste contexto e com objetivo de manter o padrão de qualidade já conhecida em todo o Brasil, a Via Varejo tem concentrado esforços no digital em âmbito nacional, mas também regional.
A companhia tem fortalecido suas plataformas digitais e desenvolveu ferramentas, como o “Vendedor Online” para as lojas das Casas Bahia e Pontofrio. A estratégia faz parte da transformação digital que o grupo vem sofrendo nos últimos anos, além do plano de expansão territorial em regiões como DF e RJ.