Brasileiro é o que mais consome notícias pela internet: 6 motivos para você começar a usar Advertorial em suas estratégias de marketing agora - Revista Capital Econômico
Mais do que uma simples leitura: é informação relevante, confiável e que gera conexão!

Brasileiro é o que mais consome notícias pela internet: 6 motivos para você começar a usar Advertorial em suas estratégias de marketing agora

O valor de uma notícia pode gerar até 15X mais conversões nos resultados na internet. Entenda o porquê o publishing é uma das melhores estratégias para aumentar os resultados

Advertorial

O que grandes marcas como por exemplo, a Uber, a Lego e a Redbull têm em comum em suas estratégias de marketing?

A resposta, talvez, para você não seja nenhuma novidade: elas fazem o público enxergar uma necessidade de consumir seus produtos sem a real necessidade de consumo.

Vamos entender melhor isto:

UBER

A UBER, aplicativo de transporte urbano, conscientiza o usuário em suas campanhas de marketing sobre os elevados custos aos seus proprietários para manter um veículo.

Com isso, as pessoas começaram a perceber que, com a facilidade de se ter um serviço de transporte de táxi com vantajoso custo x benefício, realmente comprar ou manter um veículo na garagem passou a ser algo questionável.

Hoje em dia, é fácil encontrar alguém que já vendeu ou alguém que conhece alguém que tenha vendido seu veículo para otimizar custos e passar a utilizar o serviço oferecido pela companhia.

Em 2019, a empresa teve uma receita de US$ 14,15 bilhões de dólares.

LEGO

Após quase ter falido, a Lego reinventou o jeito de comunicar com o seu público e faturou o prêmio de marca mais poderosa do planeta.

Parte deste sucesso está associada à produção do filme “The LEGO Movie”, lançado em 2014, que dá a vida aos personagens da empresa e foi sensação nos cinemas do mundo todo.

Neste mesmo ano, o filme arrecadou nada mais, nada menos do que quase US$ 500 milhões de dólares, além de ter elevado as vendas da marca para um crescimento de 11%.

Mas o que a produção do longa-metragem tem a ver com o crescimento das vendas na loja?

Não é difícil de entender: depois de assistirem seus personagens favoritos nas telonas dos cinemas, era fácil de crianças, adultos, colecionadores e adeptos correrem às lojas para comprarem os brinquedos.

REDBULL

Uma outra marca que dispensa comentários em suas ações estratégicas de marketing.

Ao invés de se vender como uma empresa que vende bebidas energéticas, e ser mais uma ao lado de outras marcas de bebidas em propagandas publicitárias, a Redbull apenas se posicionou com o conceito de que vende Energia para um público adepto aos esportes e atividades físicas.

Hoje, além de produzir uma série de conteúdos enriquecedores para o seu consumidor e distribuí-los em multiplataformas, incluindo sua própria TV, a empresa está sempre presente como marca apoiadora nos principais eventos esportivos espalhados pelo mundo.

Desde então, a marca de bebida vende mais de 5 bilhões de latas anualmente, em mais de 140 países.

Os tempos são outros

Em um momento em que as empresas se veem cada vez mais obrigadas a remodelarem suas estratégias de marketing, se quiserem se manter engajadas com clientes e prospects, seduzir o público tem ficado cada vez mais desafiador.

Atrair e reter a atenção do consumidor é uma árdua missão para todo e qualquer negócio que deseja ou alcançar ou se manter no topo.

Com o passar dos anos, o relacionamento entre compradores e marcas sofreu um processo de desgaste muito grande, afetando diretamente a confiança do consumidor.

E o reflexo disso está nas constantes transformações do mercado, que têm provocado mudanças comportamentais em todo o mundo, exigindo de pessoas e de empresas adaptações a novos conceitos e estilos de vida.

E é justamente dentro deste viés que o advertorial entra: com a missão de recuperar este elo perdido com o usuário, conferindo às marcas uma sintonia ímpar com o seu público, através de conteúdo educativo.

O que é um Advertorial e como funciona?

O Advertorial (conhecido também como Publishing ou Conteúdo/Matéria Patrocinado) é uma excelente estratégia para quem está em busca de ótimas taxas de conversões.

Criado com o objetivo de nutrir o consumidor de informação, o Publishing faz com que o leitor passe por todo o processo de funil de vendas, porém de forma mais independente, sem a necessidade de ter alguém ali conduzindo até as vendas.

Isso porque, diferentemente dos tradicionais e conhecidos formatos de publicidades (anúncios) que empurram ou interrompem um conteúdo enquanto o usuário o consome, a fim de fazer vendas diretas ou transmitir mensagens promocionais, o advertorial (publishing) tem a total missão de educar o público quanto ao produto que a marca oferece.

Para ser mais prático, o advertorial é um texto publicitário que tem o objetivo de vender o produto daquela respectiva marca, mas se apropria de elementos de um texto jornalístico, se parecendo com uma notícia.

E, para aumentar a credibilidade, é imprescindível que a distribuição deste conteúdo esteja em canais que passem esta confiança de um veículo de comunicação, como sites de notícias, revistas digitais, jornais online, etc.

O Conteúdo Patrocinado é um formato de publicidade que vem ganhando destaque por sua eficácia em grandes editoriais do meio jornalístico.

Imagine o seguinte cenário:

digamos que uma pessoa esteja passando por sintomas de níveis de estresse no trabalho e percebeu que tais manifestações só aumentaram com a chegada da pandemia.

Um belo dia, navegando pela internet, esta mesma pessoa se depara com a seguinte chamada da notícia (manchete):

“Casos de estresse no trabalho crescem em função dos reflexos da pandemia”

Neste conteúdo são apresentadas diversas informações, tais como possíveis causas do estresse, dados científicos que corroboram essas causas, opiniões de especialistas, relatos de pessoas que tenham passado ou ainda passam pela mesma situação e indicações para solucionar problema, tais como praticar exercícios, por exemplo.

Agora imagine o mesmo cenário da pessoa que está passando pelo mesmo nível de estresse e se depara com a propaganda de um anúncio:

“Venha para a academia “X,Y,Z “e ganhe um desconto de 50%”

Quais das duas estratégias têm mais chances de conversão?

É isso que o Advertorial faz: ele atrai o prospect, toca na dor, educa, gera interesse de consumo e apresenta uma solução para aquele interesse, que no caso, é o produto ofertado pela marca. Lembra das marcas citadas acima?

5 bilhões de usuários realizam pesquisas diariamente

Segundo a pesquisa  Digital News Report, 70% dos internautas brasileiros preferem consumir notícias pela internet , seguida por televisão e mídia impressa.

O levantamento ouviu consumidores dos EUA, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, França, Itália, Espanha, Dinamarca, Finlândia, Japão e Austrália.

Ainda segundo a Rock Content, empresa de marketing com posicionamento global, sendo a maior da América Latina, buscadores como Google, Youtube, Bing, Yahoo…. recebem 5 bilhões de usuários por dia.

Para Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content, a psicologia do marketing é fundamental para o sucesso do negócio, uma vez que o público não tem interesse em consumir a marca, mas sim o que ela representa e quais são os valores que ela pode agregar à vida das pessoas. E a melhor forma de criar isso é criando conexões, através de conteúdo relevante.

Quer dizer que os anúncios não são mais relevantes?

De jeito nenhum. Pelo contrário!

A propaganda foi, é, e sempre será uma peça-chave fundamental dentro das estratégias de marketing, igualmente como todas as outras demais estratégias.

No entanto, assim como o advertorial, os anúncios têm finalidades diferentes, e nenhuma estratégia anula a outra. Se utilizadas de forma assertiva, elas sempre se complementam. Isso porque, enquanto o brand publishing (advertorial) educa o público, o anúncio reforça a lembrança da marca na cabeça do consumidor.

Mas é importante ressaltar que as pessoas seguem buscando, cada vez mais, uma boa experiência de consumo. E, por esse motivo, as chances de clicar em um anúncio pago ou clicar em conteúdo orgânico (educativo) podem ser relativamente até 15 vezes maior.

Nas pesquisas realizadas no Google, a média de usuários que clicam em anúncios (links pagos) é somente de 1% a 2%, enquanto 30% clicam no primeiro link da busca orgânica (não patrocinado).

Esses dados foram apresentados na palestra do cofundador da Rock Content, Vitor Peçanha, no evento RD On The Road São Paulo, no ano passado.

Logo os números só reforçam a tese de que o conteúdo deixa de ser um anúncio ignorado pelo usuário para ser o objeto de busca, um objeto de desejo do leitor.

7 simples motivos para começar a utilizar a estratégia advertorial agora

Engano seu se acha que conteúdo patrocinado é um formato novo. Este modelo é mais antigo do que se imagina.

Em 1900, a Michelin já apostava na ideia de Publishing quando entregava um guia de serviços nas estradas da França para estimular o uso de carros e, consequentemente, a realização da venda de pneus.

O guia trazia mapas e endereços de hotéis na França e era distribuído gratuitamente. Hoje nem precisa enfatizar a tamanha referência de editorial que é o Guia Michelin.

Quando as pessoas têm acesso aos conteúdos que as marcas entregam e que são de interesses em comuns, dificilmente elas percebem o apelo de marketing.

A iniciativa aumenta consideravelmente a probabilidade de uma pessoa se engajar com o anúncio (Conteúdo Patrocinado) e, consequentemente, fazer uma compra a partir dele.

Em outras palavras, quando a sua marca se tona parceira de publishers, seu negócio passa a ter contato com produção de conteúdo de altíssimo nível de qualidade e relevância.

E a explicação está na produção que é feita por equipes especializadas em redação, branded content e outras estratégias de conteúdo editorial patrocinado que melhoram o engajamento e, possivelmente, a conversão.

Por ser uma linha de produção mais criteriosa e extremamente profissional, uma das grandes vantagens para os anunciantes é que o veículo de comunicação acaba “emprestando” a sua credibilidade e reputação à campanha. Ou seja, o público que visita o site daquele respectivo veículo tende a olhar para a mensagem que a sua marca quer transmitir com muito mais credibilidade e naturalidade.

7 principais benefícios do Publishing (advertorial):

1. Educa o mercado sobre os produtos ou serviços;

2. Cria autoridade da marca;

3. Aumenta a credibilidade e, consequentemente, a confiança do consumidor na utilização dos produtos e serviços;

4. Traz uma audiência mais qualificada;

5. Promove e amplia mais a interação com o público;

6. Gera backlinks (outros sites apontando para o seu site), o que aumenta a autoridade do seu site no Google e impulsiona-o para as primeiras posições;

7. Cria conteúdo da marca, sem falar da marca.

Como dar o primeiro passo para divulgação

Com um leque de opções para se investir na divulgação do Conteúdo Patrocinado (advertorial), sem dúvidas, uma das mais atrativas e assertivas é a divulgação dentro dos Publisher (Editoriais).

Em muitos casos, o advertorial (conteúdo patrocinado) aparece no rodapé de um artigo, ou em sessão de destaque, com chamada convidativa para a leitura do texto.

Conforme já mencionado, para ganhar mais relevância e efetividade nas ações, é necessário que a matéria patrocinada esteja distribuída entre os conteúdos editoriais em sites de notícias e veículos de comunicação para ampliar a confiança do público desejado e ampliar a visibilidade.

O formato já é um modelo considerado tendência mundial e aparece em grandes sites de notícias e diferentes veículos de comunicação, como na Revista Capital Econômico, por exemplo.

O veículo oferece uma seção especial dedicada a Conteúdo Patrocinado à diferentes perfis profissionais e marcas que desejam exibir seus conteúdos na plataforma, a fim de se manter mais conectada com o público desejado.

A publicação de advertorial é uma estratégia de marketing que vai além da publicidade normal ou do próprio informe publicitário.

Para saber mais sobre como fazer parte da seção Espaço Patrocinado, na Revista Capital Econômico, envie um e-mail para publicidade@revistacapitaleconomico.com.br

Assuntos que podem te interessar

Online casino free spins https://casinocasino1.com/free-spins/ are the perfect way to experience new games and win big. You can also use them to try out different strategies with an eye on improving your skills before playing for real money. Thereby increasing both your bankroll size and chances of success! These offer a great opportunity so take advantage by signing up today in online casino portal where you’ll find everything there is in terms of top quality Vegas-style gaming action including slots machines as well live dealer options!

Como ganhar dinheiro na internet

Marketing de Influência para 2021: dicas para criar campanha de sucesso

4 passos para ter sucesso na vida empreendedora

 

1 comentário
  1. Kena Poeling Diz

    i love this outstanding article

Deixe uma resposta