• Recentes
  • Tendências
edit post
black-friday-2022

Black Friday: 52% dos brasileiros fazem comparativos de preços, diz pesquisa

16/11/2021
edit post
Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

18/08/2025
edit post
Em entrevista ao The Washington Post, Alexandre de Moraes diz que a possibilidade de recuo é zero

Em entrevista ao The Washington Post, Alexandre de Moraes diz que a possibilidade de recuo é zero

18/08/2025
edit post
Impactos Tarifa Trump para o Brasil: entenda o cenário a médio e longo prazo

Impactos Tarifa Trump para o Brasil: entenda o cenário a médio e longo prazo

18/08/2025
edit post
Índice de Atividade Econômica IBC-Br recua em junho e sinaliza desaceleração da economia brasileira

Índice de Atividade Econômica IBC-Br recua em junho e sinaliza desaceleração da economia brasileira

18/08/2025
edit post
Estudo revela hábitos de consumo sustentável no Brasil

Estudo revela hábitos de consumo sustentável no Brasil

18/08/2025
edit post
Mercado imobiliário de Luxo nos EUA cresce acima de 30% em 2024

Juros altos continuam pressionando financiamento imobiliário

18/08/2025
edit post
Empreendedorismo digital cresce no Brasil: veja dicas para alavancar sua loja online

Empreendedorismo digital cresce no Brasil: veja dicas para alavancar sua loja online

18/08/2025
edit post
Empresas brasileiras ampliam investimentos em softwares

Empresas brasileiras ampliam investimentos em softwares

18/08/2025
edit post
Liderança feminina avança no setor de franquias no Brasil em 2025

Liderança feminina avança no setor de franquias no Brasil em 2025

18/08/2025
edit post
Expansão internacional segue como estratégia de sobrevivência para empresas brasileiras em 2025

Expansão internacional segue como estratégia de sobrevivência para empresas brasileiras em 2025

18/08/2025
edit post
Mercado de trabalho para peritos grafotécnicos cresce no Brasil

Mercado de trabalho para peritos grafotécnicos cresce no Brasil

18/08/2025
edit post
Vasco aplica goleada histórica, Flamengo vence no Beira-Rio e Grêmio surpreende o Atlético-MG

Vasco aplica goleada histórica, Flamengo vence no Beira-Rio e Grêmio surpreende o Atlético-MG

17/08/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
segunda-feira, 18 agosto, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Black Friday: 52% dos brasileiros fazem comparativos de preços, diz pesquisa

Redação por Redação
16/11/2021
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
black-friday-2022
CompartilharCompartilhar

Talvez você goste de ver:

Governo lança pacote de medidas para sustentar exportações diante do tarifaço dos EUA: confira as principais

Porto de Santos registra recorde histórico na movimentação de cargas em julho

Tarifa de 50% imposta pelos EUA deve redirecionar café brasileiro para a China

A Black Friday é considerada uma das campanhas de varejo mais famosas e esperadas do mundo.
Este ano, a ação acontecerá no dia 26 de novembro e, com o cenário econômico atual, algumas percepções de compras mudaram e inseguranças surgiram.
Em pesquisa inédita, 1450 brasileiros informaram suas intenções de consumo e apontaram como estão se preparando para a data.
Os insights foram registrados por estudo recente da Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo – em parceria com a Score Group – companhia de data retail e shopper experience da B&Partnes.
“A Black Friday chama a atenção dos consumidores por ofertas chamativas que não são oferecidas no decorrer do ano ou em outras datas de varejo. No comparativo de 2020 e 2021, houve um aumento entre as intenções de compra em 5%. Isso mostra um pouco mais de otimismo com as ofertas, mas também há muitos brasileiros que ainda estão indecisos e duvidosos quanto ao desconto ser real”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

29% dos brasileiros afirmaram não terem comprado na Black Friday 2020. Para a edição de 2021, apenas 8% não pretendem gastar, e 34% têm interesse em comprar algum produto durante a campanha. A menos de um mês da promoção, ainda há 45% que estão indecisos. Unindo os já decididos e os indecisos (79%), uma certeza existe: para quem será o produto adquirido! 81% pretendem gastar com itens para si mesmos, 35% querem destinar o investimento para objetos da casa e 23% com os filhos. Companheiros, pai e mãe, pets ou sobrinhos, também foram citados entre os beneficiados

No Brasil desde 2010, a campanha desembarcou por aqui de forma online e, atualmente, a internet permanece como o grande player de compras para a data.
Esse comportamento de consumo também foi muito observado nas últimas datas de varejo desde o início da pandemia e na Black Friday 2021 não será diferente.
75% dos brasileiros querem fazer as compras pela internet com entrega em casa e 9% vão comprar no formato pick-up, em que encomenda pela internet e retira na loja física. Com maior flexibilização da pandemia, 22% pretendem ir até uma loja física para adquirir seus produtos, enquanto 17% ainda não decidiram.
Os brasileiros citaram celulares, smart TV, Air Fryer, geladeira e tênis entre os melhores produtos adquiridos em alguma edição da Black Friday. Em 2020, o top five de consumo foram os eletrodomésticos (22%); as roupas e acessórios (15%); os calçados (12%); itens de utilidades domésticas (12%) e eletrônicos (10%). Vale destacar que, entre outros itens, 3% optaram por comprar produtos/serviços para pets, cursos de idiomas, fraldas, joias, material escolar. Para 2021, os cinco segmentos em destaque são eletrodomésticos (41%); eletrônicos (25%); roupas e acessórios (19%); utilidades domésticas (15%); calçados (14%).

Ler  Renner avança em projeto de moda responsável com nova coleção de jeans
Para 70% dos consumidores a Black Friday oferece benefícios e eles observam que os descontos agressivos são o grande chamariz; 40% veem oportunidade para fazer comparações entre muitos produtos em promoção; 33% querem a chance de compras com frete grátis; 15% pensam em acessar marcas caras; 7% analisam as possibilidades de cashback.
Em contrapartida, é importante observar que para 1% dos consumidores a Black Friday é uma enganação e que, embora sejam anunciadas promoções, as ofertas são ilusórias. Eles acreditam que nos dias que antecedem a ação, os preços são aumentados, dando a falsa impressão de vantagem.

Para os que estão de olho na oportunidade, as compras serão seletivas, apresentam objetivos e despertam desejos diferentes.
58% dos brasileiros querem adquirir um produto que ainda não possuem; 30% pretende substituir um item que já tem por outro melhor; 30% vão comprar algo mais caro, que não tem condições de comprar fora da Black Friday; 17% pretendem antecipar compras de Natal, aproveitando as promoções.

6% dos brasileiros economizaram durante a pandemia e estão se preparando para uma grande compra; para 3%, a conclusão é de que a Black Friday fica melhor a cada ano. Os gastos para a Black Friday 2021 serão a partir de R﹩50. 50% pretendem gastar a partir de R﹩500; 20% vão destinar de R﹩250 a R﹩500 para suas compras; 15% querem gastar entre R﹩ 150 a R﹩250 e 6% pretendem ter um gasto menor, de R﹩50 a R﹩150.

E quem não vai comprar?

Com um cenário desfavorável economicamente, muitos também destacaram a alta nos valores dos produtos e 12% deles não estão otimistas.
Eles acreditam que a campanha será pior do que no ano passado devido à falta de credibilidade das ofertas (43%), situação financeira (26%), aumento da inflação, valor de produtos/serviços mais altos (22%) e também há quem prefira economizar (9%).

A análise sobre as promoções variam e daqueles que optaram não gastar no período, 18% concordam que tudo está muito caro e na Black Friday não será diferente; 7% não vão comprar porque a primeira parcela do décimo terceiro salário será recebida apenas após a campanha; 6% ainda não encontraram uma promoção atraente.

Ler  Confiança do comércio volta a crescer após dois meses

Como evitar ciladas na Black Friday

Para aproveitar melhor as promoções e não cair em ciladas, 52% dos brasileiros anotam os preços para comparar durante a Black Friday; 24% montam uma lista dos itens que desejam comprar; 17% configuram alertas de preços nos sites dos produtos que têm interesse; 10% entram em grupos de ofertas em aplicativos de trocas de mensagens; 7% se prepara para acordar cedo para visitar as lojas e garantir as melhores ofertas. Por outro lado, 28% são mais despreocupados e não criam tarefas para tirar proveito dos preços da campanha.

Atentos às ofertas, 56% dos consumidores costumam compartilhar ou receber as promoções da Black Friday por apps de mensagens, redes sociais e indicações boca a boca. Há quem vá além e busque conteúdo para comparar preços em site comparativo (66%); site das marcas (37%); posts em redes sociais (25%); indicação de amigos (25%); reviews no youtube (8%); outros meios como comparações pessoais, portais de busca, lojas de compras virtuais, reviews em sites, acompanha mudanças de preços de produtos específicos, sites famosos, sites que já conhece (2%).

As marcas que tiverem iniciativas diferenciadas durante a pandemia terão ampla preferência de compras para 58% dos brasileiros; e 54% pretendem comprar de pequenos comércios para ajudar no momento de pandemia. Além disso, 67% planejam comprar em sites de redes de varejo 100% digitais; 64% optam por sites de redes de varejo de shopping; 42% pelo Mercado Livre; 30% diretamente no site da marca.

Metodologia

1.450 brasileiros responderam a pesquisa de forma digital, entre 24 e 27 de setembro de 2021, garantindo 95% de significância e 2,57% de margem de erro nos dados revelados.
Entre os entrevistados, 46% é formado por homens e 54% por mulheres, 36% têm idade entre 36 e 45 anos; 28% de 46 a 55 anos; 21% de 26 a 35 anos; 12% de 56 anos ou mais; 3% declararam ter até 25 anos.

Ler  Firjan: exportações fluminenses registram o melhor desempenho desde 2013

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Governo lança pacote de medidas para sustentar exportações diante do tarifaço dos EUA: confira as principais

por Redação
13/08/2025
edit post
Governo lança pacote de medidas para sustentar exportações diante do tarifaço dos EUA: confira as principais

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) um pacote emergencial de crédito, seguro e incentivos fiscais para proteger exportadores brasileiros dos efeitos das tarifas de 50% impostas pelos...

Leia maisDetails

Porto de Santos registra recorde histórico na movimentação de cargas em julho

por Kayene Simao
10/08/2025
edit post
Porto de Santos registra recorde histórico na movimentação de cargas em julho

O Porto de Santos atingiu, em julho, a maior movimentação mensal de cargas de sua história, ultrapassando pela primeira vez a marca de 17 milhões de toneladas. Os...

Leia maisDetails

Tarifa de 50% imposta pelos EUA deve redirecionar café brasileiro para a China

por Redação
04/08/2025
edit post
Tarifa de 50% imposta pelos EUA deve redirecionar café brasileiro para a China

A tarifa de importação de 50% imposta pelo governo Trump sobre o café brasileiro promete redesenhar as rotas globais de comércio do grão, pressionando o maior produtor e...

Leia maisDetails

Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

por Kayene Simao
31/07/2025
edit post
Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), calculado pelo FGV IBRE, caiu 2,2 pontos em julho, atingindo 87,1 pontos, após três meses consecutivos de alta. Na métrica de...

Leia maisDetails

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

por Kayene Simao
26/07/2025
edit post
Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Embora a Black Friday de 2025 esteja marcada para o dia 28 de novembro, o período de preparação para varejistas que dependem de produtos importados já começou. Segundo...

Leia maisDetails
edit post
Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

Mark Zuckerberg ultrapassa Jeff Bezos e se torna o terceiro homem mais rico do mundo

por Redação
18/08/2025

Mark Zuckerberg, CEO da Meta Platforms, ultrapassou o fundador da Amazon, Jeff Bezos, e agora ocupa a posição de terceiro...

edit post
Em entrevista ao The Washington Post, Alexandre de Moraes diz que a possibilidade de recuo é zero

Em entrevista ao The Washington Post, Alexandre de Moraes diz que a possibilidade de recuo é zero

por Kelly Couto
18/08/2025

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, declarou em entrevista ao jornal norte-americano The Washington Post que...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Impactos Tarifa Trump para o Brasil: entenda o cenário a médio e longo prazo

Impactos Tarifa Trump para o Brasil: entenda o cenário a médio e longo prazo

por Kelly Couto
18/08/2025

Por que o Brasil preferiu se preparar para o pior ao invés de tentar um diálogo com Trump? Decisão estratégica...

edit post
Índice de Atividade Econômica IBC-Br recua em junho e sinaliza desaceleração da economia brasileira

Índice de Atividade Econômica IBC-Br recua em junho e sinaliza desaceleração da economia brasileira

por Redação
18/08/2025

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d