• Recentes
  • Tendências
edit post
black-friday-2022

Black Friday: 52% dos brasileiros fazem comparativos de preços, diz pesquisa

16/11/2021
edit post
Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

16/12/2025
edit post
Golpes se intensificam no comércio durante o Dia dos Pais

Fraudes digitais disparam no fim do ano e exigem atenção redobrada dos consumidores

16/12/2025
edit post
Saúde suplementar enfrenta pressão de custos, judicialização e novos riscos no Brasil

Saúde suplementar enfrenta pressão de custos, judicialização e novos riscos no Brasil

16/12/2025
edit post
Setor editorial brasileiro cresce 13% e gera 70 mil empregos diretos em 2025

Setor editorial brasileiro cresce 13% e gera 70 mil empregos diretos em 2025

15/12/2025
edit post
Trabalhadores da Petrobras iniciam greve nacional após rejeição de proposta de acordo

Trabalhadores da Petrobras iniciam greve nacional após rejeição de proposta de acordo

15/12/2025
edit post
Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

Brasil é reconhecido pela OMS por eliminar transmissão vertical do HIV

15/12/2025
edit post
São Paulo registra aumento no número de consumidores sem energia após ciclone extratropical

São Paulo registra aumento no número de consumidores sem energia após ciclone extratropical

15/12/2025
edit post
Mercado Financeiro Revisa Projeções de Inflação e Crescimento Econômico para os Próximos Anos

Mercado Financeiro Revisa Projeções de Inflação e Crescimento Econômico para os Próximos Anos

15/12/2025
edit post
Ministro da Saúde destina esforços para combater negacionismo e ampliar cobertura vacinal no Brasil

Ministro da Saúde destina esforços para combater negacionismo e ampliar cobertura vacinal no Brasil

15/12/2025
edit post
Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil 2025 após vitórias nos pênaltis

Corinthians e Vasco decidem a Copa do Brasil 2025 após vitórias nos pênaltis

15/12/2025
edit post
Independência financeira ainda é realidade para minoria dos brasileiros

Independência financeira ainda é realidade para minoria dos brasileiros

15/12/2025
edit post
Empresas abrem inscrições para programas de estágio com início em 2026

Empresas abrem inscrições para programas de estágio com início em 2026

15/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
terça-feira, 16 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Black Friday: 52% dos brasileiros fazem comparativos de preços, diz pesquisa

Redação por Redação
16/11/2021
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
black-friday-2022
CompartilharCompartilhar

Talvez você goste de ver:

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

A Black Friday é considerada uma das campanhas de varejo mais famosas e esperadas do mundo.
Este ano, a ação acontecerá no dia 26 de novembro e, com o cenário econômico atual, algumas percepções de compras mudaram e inseguranças surgiram.
Em pesquisa inédita, 1450 brasileiros informaram suas intenções de consumo e apontaram como estão se preparando para a data.
Os insights foram registrados por estudo recente da Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo – em parceria com a Score Group – companhia de data retail e shopper experience da B&Partnes.
“A Black Friday chama a atenção dos consumidores por ofertas chamativas que não são oferecidas no decorrer do ano ou em outras datas de varejo. No comparativo de 2020 e 2021, houve um aumento entre as intenções de compra em 5%. Isso mostra um pouco mais de otimismo com as ofertas, mas também há muitos brasileiros que ainda estão indecisos e duvidosos quanto ao desconto ser real”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

29% dos brasileiros afirmaram não terem comprado na Black Friday 2020. Para a edição de 2021, apenas 8% não pretendem gastar, e 34% têm interesse em comprar algum produto durante a campanha. A menos de um mês da promoção, ainda há 45% que estão indecisos. Unindo os já decididos e os indecisos (79%), uma certeza existe: para quem será o produto adquirido! 81% pretendem gastar com itens para si mesmos, 35% querem destinar o investimento para objetos da casa e 23% com os filhos. Companheiros, pai e mãe, pets ou sobrinhos, também foram citados entre os beneficiados

No Brasil desde 2010, a campanha desembarcou por aqui de forma online e, atualmente, a internet permanece como o grande player de compras para a data.
Esse comportamento de consumo também foi muito observado nas últimas datas de varejo desde o início da pandemia e na Black Friday 2021 não será diferente.
75% dos brasileiros querem fazer as compras pela internet com entrega em casa e 9% vão comprar no formato pick-up, em que encomenda pela internet e retira na loja física. Com maior flexibilização da pandemia, 22% pretendem ir até uma loja física para adquirir seus produtos, enquanto 17% ainda não decidiram.
Os brasileiros citaram celulares, smart TV, Air Fryer, geladeira e tênis entre os melhores produtos adquiridos em alguma edição da Black Friday. Em 2020, o top five de consumo foram os eletrodomésticos (22%); as roupas e acessórios (15%); os calçados (12%); itens de utilidades domésticas (12%) e eletrônicos (10%). Vale destacar que, entre outros itens, 3% optaram por comprar produtos/serviços para pets, cursos de idiomas, fraldas, joias, material escolar. Para 2021, os cinco segmentos em destaque são eletrodomésticos (41%); eletrônicos (25%); roupas e acessórios (19%); utilidades domésticas (15%); calçados (14%).

Ler  Americanas celebra Dia das Crianças com descontos e brindes exclusivos da franquia Disney e Pixar
Para 70% dos consumidores a Black Friday oferece benefícios e eles observam que os descontos agressivos são o grande chamariz; 40% veem oportunidade para fazer comparações entre muitos produtos em promoção; 33% querem a chance de compras com frete grátis; 15% pensam em acessar marcas caras; 7% analisam as possibilidades de cashback.
Em contrapartida, é importante observar que para 1% dos consumidores a Black Friday é uma enganação e que, embora sejam anunciadas promoções, as ofertas são ilusórias. Eles acreditam que nos dias que antecedem a ação, os preços são aumentados, dando a falsa impressão de vantagem.

Para os que estão de olho na oportunidade, as compras serão seletivas, apresentam objetivos e despertam desejos diferentes.
58% dos brasileiros querem adquirir um produto que ainda não possuem; 30% pretende substituir um item que já tem por outro melhor; 30% vão comprar algo mais caro, que não tem condições de comprar fora da Black Friday; 17% pretendem antecipar compras de Natal, aproveitando as promoções.

6% dos brasileiros economizaram durante a pandemia e estão se preparando para uma grande compra; para 3%, a conclusão é de que a Black Friday fica melhor a cada ano. Os gastos para a Black Friday 2021 serão a partir de R﹩50. 50% pretendem gastar a partir de R﹩500; 20% vão destinar de R﹩250 a R﹩500 para suas compras; 15% querem gastar entre R﹩ 150 a R﹩250 e 6% pretendem ter um gasto menor, de R﹩50 a R﹩150.

E quem não vai comprar?

Com um cenário desfavorável economicamente, muitos também destacaram a alta nos valores dos produtos e 12% deles não estão otimistas.
Eles acreditam que a campanha será pior do que no ano passado devido à falta de credibilidade das ofertas (43%), situação financeira (26%), aumento da inflação, valor de produtos/serviços mais altos (22%) e também há quem prefira economizar (9%).

A análise sobre as promoções variam e daqueles que optaram não gastar no período, 18% concordam que tudo está muito caro e na Black Friday não será diferente; 7% não vão comprar porque a primeira parcela do décimo terceiro salário será recebida apenas após a campanha; 6% ainda não encontraram uma promoção atraente.

Ler  Epson dá até 25% de desconto na Black Friday 2023

Como evitar ciladas na Black Friday

Para aproveitar melhor as promoções e não cair em ciladas, 52% dos brasileiros anotam os preços para comparar durante a Black Friday; 24% montam uma lista dos itens que desejam comprar; 17% configuram alertas de preços nos sites dos produtos que têm interesse; 10% entram em grupos de ofertas em aplicativos de trocas de mensagens; 7% se prepara para acordar cedo para visitar as lojas e garantir as melhores ofertas. Por outro lado, 28% são mais despreocupados e não criam tarefas para tirar proveito dos preços da campanha.

Atentos às ofertas, 56% dos consumidores costumam compartilhar ou receber as promoções da Black Friday por apps de mensagens, redes sociais e indicações boca a boca. Há quem vá além e busque conteúdo para comparar preços em site comparativo (66%); site das marcas (37%); posts em redes sociais (25%); indicação de amigos (25%); reviews no youtube (8%); outros meios como comparações pessoais, portais de busca, lojas de compras virtuais, reviews em sites, acompanha mudanças de preços de produtos específicos, sites famosos, sites que já conhece (2%).

As marcas que tiverem iniciativas diferenciadas durante a pandemia terão ampla preferência de compras para 58% dos brasileiros; e 54% pretendem comprar de pequenos comércios para ajudar no momento de pandemia. Além disso, 67% planejam comprar em sites de redes de varejo 100% digitais; 64% optam por sites de redes de varejo de shopping; 42% pelo Mercado Livre; 30% diretamente no site da marca.

Metodologia

1.450 brasileiros responderam a pesquisa de forma digital, entre 24 e 27 de setembro de 2021, garantindo 95% de significância e 2,57% de margem de erro nos dados revelados.
Entre os entrevistados, 46% é formado por homens e 54% por mulheres, 36% têm idade entre 36 e 45 anos; 28% de 46 a 55 anos; 21% de 26 a 35 anos; 12% de 56 anos ou mais; 3% declararam ter até 25 anos.

Ler  22 dicas para vender pelo WhatsApp

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

por Kayene Simao
09/12/2025
edit post
Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

O fim da tarifa adicional de 50% aplicada pelos Estados Unidos às exportações brasileiras trouxe alívio ao setor de hortifrútis, um dos mais afetados pela medida. A retirada...

Leia maisDetails

Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

por Kayene Simao
01/12/2025
edit post
Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

Às vésperas das festas de fim de ano, quando o pagamento do 13º salário e as compras natalinas reforçam o movimento do comércio, um alerta chama a atenção...

Leia maisDetails

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

por Redação
21/11/2025
edit post
Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

A criadora de conteúdo Viih Tube, uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, estabeleceu um novo marco no discovery commerce durante uma transmissão especial realizada na última sexta-feira...

Leia maisDetails

Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

por Redação
14/11/2025
edit post
Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (14) uma ordem executiva que reduz retroativamente as tarifas de importação sobre carne bovina, café, tomates, bananas e...

Leia maisDetails

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails
edit post
Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

Mercado de franquias do Rio cresce no terceiro trimestre e reforça relevância econômica

por Kayene Simao
16/12/2025

O mercado de franquias do Estado do Rio de Janeiro manteve trajetória de crescimento no terceiro trimestre de 2025 e...

edit post
Golpes se intensificam no comércio durante o Dia dos Pais

Fraudes digitais disparam no fim do ano e exigem atenção redobrada dos consumidores

por Kayene Simao
16/12/2025

O fim do ano movimenta o comércio eletrônico como nenhum outro momento. Entre a Black Friday, o Natal e a...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Saúde suplementar enfrenta pressão de custos, judicialização e novos riscos no Brasil

Saúde suplementar enfrenta pressão de custos, judicialização e novos riscos no Brasil

por Kayene Simao
16/12/2025

O setor de saúde suplementar no Brasil atravessa um período de forte pressão estrutural, marcado por custos crescentes, aumento da...

edit post
Setor editorial brasileiro cresce 13% e gera 70 mil empregos diretos em 2025

Setor editorial brasileiro cresce 13% e gera 70 mil empregos diretos em 2025

por Taysa Medeiros
15/12/2025

O setor editorial e livreiro no Brasil registrou um crescimento significativo em 2025, com mais de 54 mil empresas e...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d