• Recentes
  • Tendências
edit post
black-friday-2022

Black Friday: 52% dos brasileiros fazem comparativos de preços, diz pesquisa

16/11/2021
edit post
PMEs ganham protagonismo em cenário de modernização industrial com o programa Nova Indústria Brasil

PMEs ganham protagonismo em cenário de modernização industrial com o programa Nova Indústria Brasil

10/12/2025
edit post
Brasil registra recorde de inadimplência com 73,8 milhões de pessoas negativadas

Planejamento financeiro impulsiona negócios iniciados com baixo investimento

10/12/2025
edit post
Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

10/12/2025
edit post
Plataformas de hospedagem enfrentam debate sobre responsabilidade após acidente com turista

Plataformas de hospedagem enfrentam debate sobre responsabilidade após acidente com turista

10/12/2025
edit post
Empresas precisam definir regras claras para uso de atestado de acompanhamento

Empresas precisam definir regras claras para uso de atestado de acompanhamento

10/12/2025
edit post
Engenheiro agrônomo brasileiro é destaque internacional por pesquisa contra arboviroses

Engenheiro agrônomo brasileiro é destaque internacional por pesquisa contra arboviroses

09/12/2025
edit post
Governo pretende financiar 3 milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida até 2026

Governo pretende financiar 3 milhões de unidades do Minha Casa, Minha Vida até 2026

09/12/2025
edit post
Brasil gera 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2024, aponta relatório

Brasil gera 81,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2024, aponta relatório

09/12/2025
edit post
Governo condiciona avanço da tarifa zero no transporte público à conclusão de estudos técnicos

Governo condiciona avanço da tarifa zero no transporte público à conclusão de estudos técnicos

09/12/2025
edit post
Tempestade causa alagamentos, queda de árvores e falta de energia na região metropolitana de São Paulo

Tempestade causa alagamentos, queda de árvores e falta de energia na região metropolitana de São Paulo

09/12/2025
edit post
Projeto que endurece regras contra devedores contumazes deve ser votado nesta terça, diz Haddad

Projeto que endurece regras contra devedores contumazes deve ser votado nesta terça, diz Haddad

09/12/2025
edit post
Governo avalia reduzir aporte aos Correios e combinar operação com empréstimo

Governo avalia reduzir aporte aos Correios e combinar operação com empréstimo

09/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quarta-feira, 10 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

Black Friday: 52% dos brasileiros fazem comparativos de preços, diz pesquisa

Redação por Redação
16/11/2021
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
black-friday-2022
CompartilharCompartilhar

Talvez você goste de ver:

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

A Black Friday é considerada uma das campanhas de varejo mais famosas e esperadas do mundo.
Este ano, a ação acontecerá no dia 26 de novembro e, com o cenário econômico atual, algumas percepções de compras mudaram e inseguranças surgiram.
Em pesquisa inédita, 1450 brasileiros informaram suas intenções de consumo e apontaram como estão se preparando para a data.
Os insights foram registrados por estudo recente da Hibou – empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo – em parceria com a Score Group – companhia de data retail e shopper experience da B&Partnes.
“A Black Friday chama a atenção dos consumidores por ofertas chamativas que não são oferecidas no decorrer do ano ou em outras datas de varejo. No comparativo de 2020 e 2021, houve um aumento entre as intenções de compra em 5%. Isso mostra um pouco mais de otimismo com as ofertas, mas também há muitos brasileiros que ainda estão indecisos e duvidosos quanto ao desconto ser real”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou e coordenadora da pesquisa.

29% dos brasileiros afirmaram não terem comprado na Black Friday 2020. Para a edição de 2021, apenas 8% não pretendem gastar, e 34% têm interesse em comprar algum produto durante a campanha. A menos de um mês da promoção, ainda há 45% que estão indecisos. Unindo os já decididos e os indecisos (79%), uma certeza existe: para quem será o produto adquirido! 81% pretendem gastar com itens para si mesmos, 35% querem destinar o investimento para objetos da casa e 23% com os filhos. Companheiros, pai e mãe, pets ou sobrinhos, também foram citados entre os beneficiados

No Brasil desde 2010, a campanha desembarcou por aqui de forma online e, atualmente, a internet permanece como o grande player de compras para a data.
Esse comportamento de consumo também foi muito observado nas últimas datas de varejo desde o início da pandemia e na Black Friday 2021 não será diferente.
75% dos brasileiros querem fazer as compras pela internet com entrega em casa e 9% vão comprar no formato pick-up, em que encomenda pela internet e retira na loja física. Com maior flexibilização da pandemia, 22% pretendem ir até uma loja física para adquirir seus produtos, enquanto 17% ainda não decidiram.
Os brasileiros citaram celulares, smart TV, Air Fryer, geladeira e tênis entre os melhores produtos adquiridos em alguma edição da Black Friday. Em 2020, o top five de consumo foram os eletrodomésticos (22%); as roupas e acessórios (15%); os calçados (12%); itens de utilidades domésticas (12%) e eletrônicos (10%). Vale destacar que, entre outros itens, 3% optaram por comprar produtos/serviços para pets, cursos de idiomas, fraldas, joias, material escolar. Para 2021, os cinco segmentos em destaque são eletrodomésticos (41%); eletrônicos (25%); roupas e acessórios (19%); utilidades domésticas (15%); calçados (14%).

Ler  Nespresso Inaugura nova Pop Up no Bourbon Shopping São Paulo
Para 70% dos consumidores a Black Friday oferece benefícios e eles observam que os descontos agressivos são o grande chamariz; 40% veem oportunidade para fazer comparações entre muitos produtos em promoção; 33% querem a chance de compras com frete grátis; 15% pensam em acessar marcas caras; 7% analisam as possibilidades de cashback.
Em contrapartida, é importante observar que para 1% dos consumidores a Black Friday é uma enganação e que, embora sejam anunciadas promoções, as ofertas são ilusórias. Eles acreditam que nos dias que antecedem a ação, os preços são aumentados, dando a falsa impressão de vantagem.

Para os que estão de olho na oportunidade, as compras serão seletivas, apresentam objetivos e despertam desejos diferentes.
58% dos brasileiros querem adquirir um produto que ainda não possuem; 30% pretende substituir um item que já tem por outro melhor; 30% vão comprar algo mais caro, que não tem condições de comprar fora da Black Friday; 17% pretendem antecipar compras de Natal, aproveitando as promoções.

6% dos brasileiros economizaram durante a pandemia e estão se preparando para uma grande compra; para 3%, a conclusão é de que a Black Friday fica melhor a cada ano. Os gastos para a Black Friday 2021 serão a partir de R﹩50. 50% pretendem gastar a partir de R﹩500; 20% vão destinar de R﹩250 a R﹩500 para suas compras; 15% querem gastar entre R﹩ 150 a R﹩250 e 6% pretendem ter um gasto menor, de R﹩50 a R﹩150.

E quem não vai comprar?

Com um cenário desfavorável economicamente, muitos também destacaram a alta nos valores dos produtos e 12% deles não estão otimistas.
Eles acreditam que a campanha será pior do que no ano passado devido à falta de credibilidade das ofertas (43%), situação financeira (26%), aumento da inflação, valor de produtos/serviços mais altos (22%) e também há quem prefira economizar (9%).

A análise sobre as promoções variam e daqueles que optaram não gastar no período, 18% concordam que tudo está muito caro e na Black Friday não será diferente; 7% não vão comprar porque a primeira parcela do décimo terceiro salário será recebida apenas após a campanha; 6% ainda não encontraram uma promoção atraente.

Ler  Philips realiza Live Commerce com descontos exclusivos para a Black Friday

Como evitar ciladas na Black Friday

Para aproveitar melhor as promoções e não cair em ciladas, 52% dos brasileiros anotam os preços para comparar durante a Black Friday; 24% montam uma lista dos itens que desejam comprar; 17% configuram alertas de preços nos sites dos produtos que têm interesse; 10% entram em grupos de ofertas em aplicativos de trocas de mensagens; 7% se prepara para acordar cedo para visitar as lojas e garantir as melhores ofertas. Por outro lado, 28% são mais despreocupados e não criam tarefas para tirar proveito dos preços da campanha.

Atentos às ofertas, 56% dos consumidores costumam compartilhar ou receber as promoções da Black Friday por apps de mensagens, redes sociais e indicações boca a boca. Há quem vá além e busque conteúdo para comparar preços em site comparativo (66%); site das marcas (37%); posts em redes sociais (25%); indicação de amigos (25%); reviews no youtube (8%); outros meios como comparações pessoais, portais de busca, lojas de compras virtuais, reviews em sites, acompanha mudanças de preços de produtos específicos, sites famosos, sites que já conhece (2%).

As marcas que tiverem iniciativas diferenciadas durante a pandemia terão ampla preferência de compras para 58% dos brasileiros; e 54% pretendem comprar de pequenos comércios para ajudar no momento de pandemia. Além disso, 67% planejam comprar em sites de redes de varejo 100% digitais; 64% optam por sites de redes de varejo de shopping; 42% pelo Mercado Livre; 30% diretamente no site da marca.

Metodologia

1.450 brasileiros responderam a pesquisa de forma digital, entre 24 e 27 de setembro de 2021, garantindo 95% de significância e 2,57% de margem de erro nos dados revelados.
Entre os entrevistados, 46% é formado por homens e 54% por mulheres, 36% têm idade entre 36 e 45 anos; 28% de 46 a 55 anos; 21% de 26 a 35 anos; 12% de 56 anos ou mais; 3% declararam ter até 25 anos.

Ler  5 vantagens que estão levando polos de modas para o marketplace

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

por Kayene Simao
09/12/2025
edit post
Fim do tarifaço dos EUA traz alívio ao setor de hortifrútis brasileiro

O fim da tarifa adicional de 50% aplicada pelos Estados Unidos às exportações brasileiras trouxe alívio ao setor de hortifrútis, um dos mais afetados pela medida. A retirada...

Leia maisDetails

Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

por Kayene Simao
01/12/2025
edit post
Falhas de identificação no e-commerce geram perdas bilionárias ao varejo brasileiro

Às vésperas das festas de fim de ano, quando o pagamento do 13º salário e as compras natalinas reforçam o movimento do comércio, um alerta chama a atenção...

Leia maisDetails

Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

por Redação
21/11/2025
edit post
Viih Tube quebra recorde no TikTok Shop e fatura R$ 324 mil em 5 horas no pré-lançamento de sua marca de beleza

A criadora de conteúdo Viih Tube, uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, estabeleceu um novo marco no discovery commerce durante uma transmissão especial realizada na última sexta-feira...

Leia maisDetails

Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

por Redação
14/11/2025
edit post
Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (14) uma ordem executiva que reduz retroativamente as tarifas de importação sobre carne bovina, café, tomates, bananas e...

Leia maisDetails

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails
edit post
PMEs ganham protagonismo em cenário de modernização industrial com o programa Nova Indústria Brasil

PMEs ganham protagonismo em cenário de modernização industrial com o programa Nova Indústria Brasil

por Kayene Simao
10/12/2025

As micro, pequenas e médias empresas (PMEs) desempenham papel central na economia brasileira. Das 21 milhões de companhias ativas no...

edit post
Brasil registra recorde de inadimplência com 73,8 milhões de pessoas negativadas

Planejamento financeiro impulsiona negócios iniciados com baixo investimento

por Kayene Simao
10/12/2025

Começar um negócio com recursos limitados pode parecer um desafio, mas especialistas afirmam que a prática é viável quando existe...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

Inteligência Artificial impulsiona transformação do marketing digital entre pequenas e médias empresas

por Kayene Simao
10/12/2025

A Inteligência Artificial (IA) já ocupa posição central na transformação do marketing digital no Brasil, impulsionando a competitividade de pequenas...

edit post
Plataformas de hospedagem enfrentam debate sobre responsabilidade após acidente com turista

Plataformas de hospedagem enfrentam debate sobre responsabilidade após acidente com turista

por Kayene Simao
10/12/2025

A popularização de imóveis oferecidos por aplicativos consolidou esse formato como uma alternativa econômica para famílias que buscam flexibilidade nas...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d