O BC aprovou a liberação de recursos no montante de R$17,5 bilhões a 27 instituições financeiras relativos à primeira tranche da Linha Temporária Especial de Liquidez mediante a emissão de Letra Financeira Garantida (LTEL-LFG), de que tratam a Resolução nº 4795, de 2 de abril de 2020, e Circular nº 3.996, de 6 de abril de 2020. Os recursos financeiros serão disponibilizados às instituições na próxima quarta-feira, 13 de maio.
A LTEL-LFG é uma operação de empréstimo do Banco Central a instituições financeiras com o objetivo de oferecer a liquidez necessária para que o Sistema Financeiro Nacional possa atender ao aumento da demanda observada no mercado de crédito, fruto dos reflexos da propagação da COVID-19.
Ressalta-se a aprovação da linha a instituições financeiras dos mais diversos portes, favorecendo o fluxo de liquidez para diversos mercados e produtos financeiros.
Nesse sentido, mostra-se importante, potente e inédito instrumento de fornecimento de liquidez ao SFN, tendo em conta a conjuntura econômica.
Embora seja linha de caráter temporário e emergencial, servirá de aprendizado para o desenvolvimento das Linhas Financeiras de Liquidez, projeto estruturante, no âmbito da Agenda BC#.
A próxima tranche será avaliada no final do mês.
As tranches subsequentes irão até o final do ano podendo chegar, de forma agregada, a até 100% do Patrimônio de Referência (PR) das instituições.