O Banco Daycoval apresentou avanços nos principais indicadores financeiros e operacionais no primeiro trimestre de 2021, com Lucro Líquido Recorrente de R$ 330,0 milhões, alta de 18,8% em comparação ao mesmo período de 2020 e uma rentabilidade recorrente de 28,3%.
Apesar do encerramento do programa FGI-PEAC no fim de dezembro de 2020, o Daycoval manteve seu foco na demanda crescente do segmento de empresas.
As operações de crédito entre janeiro e março resultaram no crescimento de 1,4% no trimestre e 41,9% nos últimos 12 meses, alcançando o montante de R$ 37,1 bilhões.
O segmento de crédito para empresas encerrou com R$ 28,4 bilhões, estável em comparação ao 4T20 e elevação de 59,9% se comparado com o mesmo período do ano anterior.
O crédito à pessoa física totalizou R$ 8,7 bilhões no 1T21, evolução de 3,2% no trimestre, registrando alta de 3,6% em 12 meses.
O destaque do trimestre foi o crescimento das captações de clientes que totalizaram R$ 39,0 bilhões no 1T21, alta de 5,2% em relação ao trimestre passado e 52,5% em comparação ao ano anterior.
A expansão dos negócios foi praticamente em todas as linhas, refletindo o movimento observado ao longo do período de migração de recursos dos investidores para instrumentos mais estáveis.
O Banco encerrou o trimestre com Caixa livre de R$ 9,4 bilhões.
“Os resultados da Companhia perpetuam em toda a cadeia de negócios de forma sustentável, decorrente das estratégias reforçadas desde o início da pandemia, com controle da inadimplência, manutenção das margens e garantias, forte controle de custos, incentivo à jornada digital e proximidade com os clientes, resultando na contínua melhora do desempenho operacional”, comenta Ricardo Gelbaum, Diretor de RI.
O índice de Basileia encerrou o período em 15%, mantendo-se em níveis bem superiores aos limites regulatórios.
A estratégia alinhada à alta produtividade contribuiu para uma melhora no índice de eficiência, encerrando o trimestre com 25,6% ou 1,7 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período do ano anterior.
Mesmo em um cenário incerto para as empresas, a inadimplência da carteira de crédito do Daycoval se manteve estável. O índice de inadimplência acima de 90 dias foi de 1,6% no 1T21, estável nos últimos 12 meses.
“Reforçamos nossa estratégia buscando o casamento de nossas operações ativas e passivas e foco no equilíbrio dos recursos captados, seja por meio do alongamento das operações, da sólida expansão de nossa base de clientes, alinhada com a esperada evolução da carteira de crédito”, salienta Gelbaum.
Na frente ESG, o Daycoval continua investindo na expansão dos compromissos sociais.
A empresa concluiu a operação com o IFC, membro do Grupo Banco Mundial, e mais 11 instituições, que resultou na grande transação sindicalizada de aproximadamente R$ 2,3 bilhões, em abril de 2021.
O recurso destina-se ao estímulo do crédito ao empreendedorismo feminino de pequenas e médias empresas para regiões menos favorecidas do Brasil.
O Daycoval continua com investimento em pessoas e ampliou seu quadro de funcionários, atingindo 2.719 colaboradores, elevação de 10,3% se comparado aos primeiros três meses do ano anterior.
“O momento ainda é desafiador e nossos números refletem a importância de nossa estratégia acertada ao longo da história. Assumimos o compromisso de crescer de forma sustentável e diversificada por meio do melhor equilíbrio entre risco e retorno e uma estrutura de capital e liquidez robustas”, complementa Gelbaum.
Principais destaques
Lucro Líquido Recorrente
R$ 330,0 milhões no 1T21 | + 18,8% sobre 1T20
Lucro Líquido
R$ 436,7 milhões no 1T21 | + 10,3% em relação a 1T20
Patrimônio Líquido de Referência
R$ 5.306,6 milhões | +31,3% em 12 meses
As demonstrações financeiras completas estão disponíveis no site do Banco Daycoval http://www.daycoval.com.br/ri
Sobre o Banco Daycoval
O Banco Daycoval é uma instituição financeira de mais de 50 anos no mercado especializada em crédito para empresas, para pessoa física (consignado e financiamento de veículos), produtos de câmbio (comércio exterior e remessa), gestão de recursos e investimentos.
Com sede em São Paulo (capital), o Banco também possui centenas de pontos de atendimento distribuídos por 21 Estados mais o Distrito Federal.
Seu reconhecimento em todo o País vem do seu perfil conservador de gestão e pela seriedade e competência nos negócios.
O banco possui 2.719 colaboradores distribuídos entre a matriz e 46 agências em todo País.