Associação transforma vidas por meio da educação

associacao-educacao

Com o intuito de promover novas possibilidades e desenvolver a cultura de protagonismo em jovens por meio da educação, a Associação Cactus surgiu no ano de 2014, com o objetivo de conscientizar estudantes do Ensino Fundamental a participarem de competições olímpicas dentro das escolas, levando em conta o mundo de oportunidades que esses eventos poderiam proporcionar.

O cearense Victor Hill, de 27 anos, fundador e presidente do conselho da ONG, viu a sua própria vida tomar novos rumos após ser medalhista ainda no Ensino Fundamental na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A conquista fez com que Hill garantisse outras oportunidades, como uma bolsa de estudos no Insper.

Ainda na faculdade, o jovem conheceu o também cearense, Jefferson Vianna, 25 anos, atual presidente da Cactus, que também foi medalhista de olimpíadas e bolsista na instituição.

Juntos, decidiram criar um projeto que pudesse mudar outras vidas e trazer novas possibilidades a tantos outros jovens, mostrando o quanto eventos como as olimpíadas nacionais poderiam ser essenciais para uma grande mudança de chave.

O início do projeto se deu nas cidades em que Victor e Jefferson nasceram, Capistrano e Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, com aulas realizadas nos contraturnos por professores de Fortaleza ou estudantes que iam até os locais ensinar aos jovens atividades focadas nas olimpíadas de matemática.

Aos poucos, o projeto foi tomando forma e, atualmente, a Cactus promove a própria Olimpíada que forma Turmas Olímpicas para treinamento, a Maratona Tech, a Maratona Cactus de Matemática, e é parceira do Torneio de Educação Financeira promovido pelo Instituto XP, além de preparar os alunos para oportunidades de bolsas.

A associação já impactou a vida de mais de 250 mil jovens no Brasil por meio da educação e, desde 2014, já teve mais de 1.800 premiados em olimpíadas. Atualmente, a Cactus possui 5 mil estudantes em suas Turmas Olímpicas, nas quais a ONG disponibiliza todo o material didático e o apoio de sua Consultoria Pedagógica.

Os alunos recebem aulas semanais com foco nos conteúdos abordados nas olimpíadas nacionais, que os ajudam no preparo para obter um bom desempenho.

Expansão e parcerias da Associação em prol da educação

Para expandir o seu propósito de transformar vidas, a Cactus deseja ir cada vez mais longe.

Presente em 9 estados e em 77 cidades, a ONG busca ampliar a sua base de cidades parcerias com o objetivo de impactar de forma positiva os alunos da rede pública de ensino.

A Cactus busca parcerias de formas distintas como em eventos presenciais em diferentes estados e cidades, por meio da relação com a UNDIME (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação) de diferentes estados, de indicação de cidades que já são parceiras e pelas redes sociais.

Além disso, a Associação Cactus também conta com 27 empresas em parceria, distribuídas entre patrocinadores, parcerias educacionais e pro-bono.

Grandes nomes como iFood, VTEX, Instituto XP, Inteli e Buser fazem parte desse time.

Futuro

Ainda em 2022, dois grandes projetos serão realizados.

O primeiro será o Torneio de Educação Financeira, em parceria com o Instituto XP, com o intuito de trazer o aprendizado financeiro aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio.

O outro grande projeto será a Olimpíada Cactus, na qual os estudantes premiados passam a compor as próximas Turmas Olímpicas.

Como contribuir

Para colaborar com o trabalho da Associação Cactus, as contribuições podem ser feitas de forma monetária por meio do site da ONG.

Em relação às empresas, a Cactus possui diferentes cotas de patrocínios que possibilitam aos investidores receberem benefícios de acordo com a sua doação recorrente.

Existe também a possibilidade da empresa se tornar “madrinha” da associação, colaborando com investimentos na inserção da educação pela Cactus em um novo município.

Na modalidade pro-bono, as empresas podem contribuir oferecendo serviços necessários à Associação.

Sair da versão mobile