*Por Val Sátiro
As inovações e tecnologias podem salvar vidas, melhorar e contribuir para a saúde sustentável.
Por meio de dispositivos e diagnósticos inovadores, o setor oferece valor aos pacientes, aos profissionais e aos sistemas de assistência médica e à sociedade.
As inovações e tecnologias permitem o diagnóstico precoce e precisos, como prevenção, facilitando a intervenção oportuna e melhorando os resultados dos tratamentos. Produtos inovadores podem substituir, reparar e sustentar funções corporais, enquanto a telemedicina e os dispositivos conectados permitem o monitoramento remoto das condições do paciente.
As empresas de tecnologia nos cuidados e negócios na saúde, além da área médica, também são impulsionadoras do crescimento econômico e da criação de empregos.
Entre as necessidades mais críticas enfrentadas atualmente pelas organizações provedoras de saúde estão a busca por mecanismos para viabilizar a saúde baseada em valor e personalizar, cada vez mais, a experiência e satisfação do paciente.
Historicamente, o setor de saúde tem demorado, em relação a outros mercados, a adotar novas tecnologias, especialmente, aquelas digitais que transformam a operação. Foi somente nos últimos anos, por exemplo, que hospitais e consultórios médicos começaram a abandonar o antigo armazenamento em papel para registros eletrônicos de saúde (EHRs).
Apoio aos PROFISSIONAIS DA SAÚDE
Informações diagnósticas oportunas e precisas capacitam os médicos e profissionais de saúde a tomar decisões clínicas que otimizam os resultados dos pacientes. Ao reduzir os tempos de recuperação do paciente e as taxas de complicações cirúrgicas, os setores de inovação e tecnologia ajudam a aliviar a pressão sobre os profissionais da saúde e médicos, reduzindo a demanda, além de os liberar para que se concentrem nas tarefas em que agregam mais valor, as empresas e iniciativas focam, apoiam e disseminam a sua satisfação no seu local de trabalho.
Melhorias nos SISTEMAS DE SAÚDE E SOCIEDADE
Ajudar os cidadãos a permanecer social e economicamente ativos, e prevenir complicações graves de doenças crônicas, as tecnologias médicas, os setores de tratamentos e promoção da saúde, poderão agregar valor aos sistemas de saúde e à sociedade. Inovações de tecnologia na medicina para uma melhor qualidade de vida e bem-estar, ajudam a fornecer eficiência e melhorar a sustentabilidade dos cuidados de saúde. Negócios do setor estão facilitando os avanços na assistência médica, trazendo os mais recentes benefícios do Big Data, aprendizados e experiências para clínicas de todos os tamanhos.
Conscientização e Engajamento
Apoiar e disseminar de forma dinâmica o atendimento das necessidades dos pacientes e dos sistemas de saúde, a tratarem a saúde e não, a doença, para conseguir isso, é necessário a concentração e engajamento com as partes interessadas da área de saúde em questões fundamentais, desde regulamentações e acesso ao mercado até a saúde digital.
Especialistas de empresas para impulsionar os principais domínios de assistência médica, ajudar a abordar os problemas enfrentados por esses setores e a moldar seu futuro, como grupos dedicados à saúde cardiovascular, oftalmologia, diabetes, ortopedia, ginecologia, bem-estar e demais, por uso de plataformas de diálogos e por tecnologias às áreas médicas e da saúde.
Para isso, necessitamos ter mais integrações por iniciativas que disponibilizem tecnologia e atendimentos médicos inovadores para mais pessoas, ao mesmo tempo em que ajudaria os atuais sistemas de saúde a avançar para um caminho mais sustentável.
Algumas sugestões de ações:
- Disseminação das indústrias de tecnologia médica, para destacar o valor e a contribuição das tecnologias, serviços e soluções médicas para pacientes, sistemas de saúde e sociedade;
- Contribuição ativa para as políticas e legislações relacionadas com a saúde do país;
Facilidades do acesso à tecnologias médicas para pessoas, pacientes, profissionais de saúde, operadores de saúde e sistemas de saúde; - Parceiros de confiança para os decisores políticos e outras partes interessadas no país;
Promoção dos mais altos padrões éticos no setor de inovação e tecnologia na saúde e para todas as atividades relacionadas a treinamentos, educação médica e relacionamento profissional aos profissionais de saúde.
As abordagens incluem alguns quebras de paradigmas, e somente através de uma mudança de cultura setorial que habilitem a adoção de tecnologia e estabeleçam a inovação como parte estratégica, terão êxito – não no futuro distante- mas em um curto espaço de tempo, agregando valor ao setor.
*Val Sátiro, Fundadora – Interação Saúde Mulher – Cuidados na Saúde da Mulher www.interacaosaudemulher.com.br