A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, assinou mais de 20 contratos, num total de 100 milhões de euros, graças a uma solução que reduz as emissões de gases do efeito estufa para o setor marítimo. A tecnologia desenvolvida, baseada no princípio físico do Turbo-Brayton, religa a evapotranspiração de gás natural em navios movidos a GNL (Gás Natural Liquefeito), a fim de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa durante o transporte. Essa aplicação ilustra a capacidade das equipes da Air Liquide de desenvolver novas soluções sustentáveis para apoiar os negócios de seus clientes.
No setor marítimo, as transportadoras de GNL transportam esse gás de países produtores de metano para países consumidores em longas distâncias. O gás natural, que está frio em seu estado líquido, tende a reaquecer e, em parte, evaporar durante o transporte. A Air Liquide desenvolveu uma tecnologia de refrigeração e liquefação baseada no princípio físico do Turbo-Brayton, que relê o gás natural evaporado e o mantém no recipiente na forma líquida.
O equipamento criogênico que utiliza essa tecnologia permite que as companhias de navegação e os agentes de carga cumpram as regulamentações do setor marítimo concernentes às emissões de gases de efeito estufa. Com esses contratos, mais de 20, a Air Liquide está ajudando a evitar o equivalente a mais de 120.000 toneladas de emissões de CO2 por ano.
Essa tecnologia da Air Liquide foi usada pela primeira vez na indústria espacial para preservar, a temperaturas muito baixas, amostras biológicas na Estação Espacial Internacional (ISS), antes de ser adaptada pelas equipes da Air Liquide para a indústria marítima. Ela também pode ser adaptada a outros setores e outros gases, como por exemplo, para liquefazer o biometano para o transporte rodoviário de mercadorias.
François Darchis, Vice-Presidente Sênior e membro do Comitê Executivo do grupo Air Liquide, que está supervisionando a inovação, afirmou: “Esse sucesso comercial ilustra a capacidade das equipes do Grupo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que criam novas oportunidades de mercado, ao mesmo tempo em que levam em consideração as necessidades ambientais de nossos clientes1 reduzindo, assim, as emissões globais de gases de efeito estufa do planeta. Essas novas tecnologias estão ajudando a enfrentar o desafio da mudança climática, estando alinhadas aos nossos objetivos climáticos, que são os mais ambiciosos do nosso setor”.
Sistemas criogênicos baseados na tecnologia Turbo-Brayton
A oferta da Air Liquide baseia-se em soluções criogênicas inovadoras e eficientes para a refrigeração e liquefação de vários gases desde 20K (menos de 53ºC) até 200K (-73ºC), com base no ciclo invertido Brayton: o gás é comprimido, arrefecido a uma pressão constante e, em seguida, expandido, o que o torna líquido.
O negócio de Mercados e Tecnologias Globais (GM&T)
O negócio de Mercados e Tecnologias Globais (GM&T) fornece soluções tecnológicas (moléculas, equipamentos e serviços) para apoiar o desenvolvimento de novos mercados de transição de energia no setor marítimo e de tecnologia em altas profundidades, a fim de impulsionar o crescimento sustentável da Air Liquide. O GM&T emprega 1.900 pessoas em todo o mundo, tendo gerado uma receita de € 474 milhões em 2018.
Sobre a Air Liquide
Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 66.000 empregados e atende mais de 3,6 milhões de clientes e pacientes. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio são moléculas essenciais à vida, matéria e energia. Elas incorporam o território científico da Air Liquide e estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902.
A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com performance a longo prazo e atuação sustentável. A estratégia da empresa centrada no cliente visa o crescimento rentável no longo prazo. Para isso, baseia-se na excelência operacional, investimentos seletivos, abertura à inovação e uma organização conectada em todo o mundo. Por meio do comprometimento e criatividade de seus empregados, a Air Liquide impulsiona a transição energética e de meio ambiente, as mudanças na saúde e digitalização, e entrega soluções que agregam valor a todos os seus públicos.
As receitas da Air Liquide somaram 21 bilhões de euros em 2018 e suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente representaram mais de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40, Euro Stoxx 50 e FTSE4Good.