A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a indústria e saúde, é a principal patrocinadora das iniciativas do Projeto S.O.S Terra – ação artística e ambiental que usa o poder instigador da arte para chamar atenção à importância da preservação ambiental. Coordenado pelo artista plástico Thiago Cóstackz, o projeto comemora neste ano uma década com a jornada “Tupiland Goes to Greenland” – Expedição 2019 à Groenlândia e Amazônia.
O artista e sua equipe percorreram, em 38 dias, mais de 43 mil quilômetros, passando por regiões do Ártico, como Groelândia, Islândia e Dinamarca; e áreas da Floresta Amazônica. “O objetivo foi mostrar o avanço dos problemas ambientais encontrados nas primeiras viagens e fortalecer a ideia da interconexão entre esses problemas e as regiões visitadas”, afirma Cóstackz.
Para a comprovação dessas realidades, foram captadas imagens fortes e provocativas, com o intuito de incentivar o debate acerca dessas questões, além de entrevistas com cientistas e especialistas em mudanças climáticas das Universidades da Islândia e de Svalbard, na Noruega, que estavam em pesquisa nessas instituições e apresentam índices preocupantes de um retrato nada agradável sobre a situação do planeta.
“Espécies têm se extinguido a um ritmo até duas mil vezes maior do que é considerado normal. Tudo isso está relacionado ao que pode ser uma nova extinção em massa. Mas, dessa vez, com o gatilho humano”, aponta. A expedição mostra que não existem “eles” ou “nós” quando se refere às mudanças climáticas e problemas ambientais, e que mesmo acontecimentos em locais isolados podem contribuir com catástrofes em diferentes regiões do globo.
Performances artísticas – Sempre com o poder instigador da arte, o artista realizou durante a viagem uma série de performances e intervenções com o intuito de chamar atenção para as questões ambientais encontradas nesses locais, mostrando que muito do que acontece no Brasil interfere na Groenlândia e em diversas partes do mundo; assim como o que acontece na ilha tem impactos aqui.
O S.O.S Terra é um projeto realizado com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio do Programa de Ação Cultural – PROAC – do Governo do Estado de São Paulo. Informações completas sobre o Projeto e suas ações podem ser consultadas no site: https://www.thiagocostackz.com/sosterra/
Sobre a Air Liquide
Líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, a Air Liquide está presente em 80 países, com aproximadamente 65.000 empregados para atender a mais de 3,5 milhões de clientes e pacientes. Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio são moléculas essenciais à vida, matéria e energia. Elas incorporam o território científico da Air Liquide e estão no centro de suas atividades desde a fundação da empresa, em 1902.
A ambição da Air Liquide é ser líder em seu segmento, com performance a longo prazo e atuação sustentável. A estratégia da empresa centrada no cliente visa o crescimento rentável no longo prazo. Para isso, baseia-se na excelência operacional, investimentos seletivos, abertura à inovação e uma organização conectada em todo o mundo. Por meio do comprometimento e criatividade de seus empregados, a Air Liquide impulsiona a transição energética e de meio ambiente, as mudanças na saúde e digitalização, e entrega soluções que agregam valor a todos os seus públicos.
As receitas da Air Liquide somaram 20,3 bilhões de euros em 2017 e suas soluções de proteção à vida e ao meio ambiente representaram mais de 40% das vendas. A Air Liquide está listada na bolsa de valores Euronext de Paris (seção A) e é membro dos índices CAC 40, Euro Stoxx 50 e FTSE4Good.