• Recentes
  • Tendências
edit post
Agronegócio também pode se beneficiar com o marketing digital

Agronegócio também pode se beneficiar com o marketing digital

27/06/2023 - Atualizado em: 09/11/2023
edit post
Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

07/11/2025
edit post
Mentorias empresariais ganham força como estratégia de crescimento sustentável

Tráfego pago se consolida como principal motor de crescimento para empresas e clínicas em 2025

07/11/2025
edit post
Forma de pagamento no abastecimento pode aumentar o custo do combustível

Gasolina fecha outubro em alta de 0,4% apesar de redução anunciada pela Petrobras

07/11/2025
edit post
Investimento bilionário da HEINEKEN impulsiona economia e e reforça liderança no mercado premium

Investimento bilionário da HEINEKEN impulsiona economia e e reforça liderança no mercado premium

07/11/2025
edit post
IKEA e BTG Pactual lançam projeto de reflorestamento e manejo sustentável na Mata Atlântica

IKEA e BTG Pactual lançam projeto de reflorestamento e manejo sustentável na Mata Atlântica

07/11/2025
edit post
ADIMAG reúne os maiores nomes do marketing no agronegócio e anuncia cerimônia de premiação dos melhores cases de 2025

ADIMAG reúne os maiores nomes do marketing no agronegócio e anuncia cerimônia de premiação dos melhores cases de 2025

07/11/2025
edit post
Lotofácil 3532: tem quatro apostas ganhadoras do prêmio principal

Mega-Sena 2937: acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 55 milhões

06/11/2025
edit post
Quina 6872: acumula e prêmio estimado chega a R$ 4 milhões

Lotofácil 3532: tem quatro apostas ganhadoras do prêmio principal

06/11/2025
edit post
Lotomania 2845 acumula e prêmio estimado chega a R$ 1,2 milhão

Quina 6872: acumula e prêmio estimado chega a R$ 4 milhões

06/11/2025
edit post
Fundo para Florestas Tropicais atinge aporte inicial de US$ 5,5 bilhões

Fundo para Florestas Tropicais atinge aporte inicial de US$ 5,5 bilhões

06/11/2025
edit post
Lula lança Fundo Florestas Tropicais para Sempre e convida países a preservar o patrimônio verde global

Lula lança Fundo Florestas Tropicais para Sempre e convida países a preservar o patrimônio verde global

06/11/2025
edit post
Presidente da França, Emmanuel Macron, é recebido com entusiasmo nas ruas de Salvador e distribui simpatia

Presidente da França, Emmanuel Macron, é recebido com entusiasmo nas ruas de Salvador e distribui simpatia

06/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sexta-feira, 7 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Agro

Agronegócio também pode se beneficiar com o marketing digital

Tábata Férlin por Tábata Férlin
27/06/2023 - Atualizado em: 09/11/2023
em Agro
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Foto: Freepik

Foto: Freepik

CompartilharCompartilhar

O setor de agronegócio do Brasil cresceu 21% no início de 2023, alavancando o aumento de 1,9% no PIB do país.

Talvez você goste de ver:

ADIMAG reúne os maiores nomes do marketing no agronegócio e anuncia cerimônia de premiação dos melhores cases de 2025

Rastreabilidade bovina avança com o PNIB e deve se tornar obrigatória até 2032

 Dicas de como garantir a plantabilidade e o sucesso da safra com agricultura de precisão

O desempenho do agronegócio entre janeiro e março garantiu um superavit de US$ 8,69 bilhões, possibilitando que o PIB atingisse 0,6% a mais do que as expectativas dos economistas.

A expansão das vendas é uma oportunidade para as empresas investirem em autoridade e visibilidade no mercado.

De acordo com a oitava pesquisa Hábitos do Produtor Rural, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, 74% dos produtores usam a internet para se atualizar.

Além disso, a oferta de rede no meio rural está disponível para 91% dos produtores de animais e 88% dos agricultores.

O mercado online tem, gradualmente, atraído mais a atenção das pessoas, tanto que 87% dos usuários já fazem as suas compras pela internet, segundo pesquisa da All Inn, em parceria com a Opinion Box.

O número demonstra que a internet tem se tornado um grande espaço de procura, compra e venda de produtos variados.

Segundo o índice gMaturity do Google, que mede o grau de maturidade digital de grandes empresas, seis em cada dez companhias brasileiras conquistaram classificações mais avançadas de maturidade digital em 2022, sinal do aumento de investimentos e trabalhos no marketing online.

A criação de estratégias de comunicação e de divulgação de uma marca do agronegócio é importante por levar em conta peculiaridades, como as características dos produtos e os seus períodos de colheita, os desejos do perfil de cliente, os canais de distribuição, os tratamentos de responsabilidade social, entre outros fatores.

De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA), o marketing digital tem transformado os negócios rurais.

Com a expansão desse mercado, surge a necessidade das empresas fortalecerem suas marcas, adquirindo maior autoridade e agregando mais valor a seus serviços.

Ler  Biotecnologia de soja traz produtividades acima de 100 sacas mesmo em safra com desafios climáticos

Marketing digital e as oportunidades para o agronegócio

Durante o evento SuperAgro 2023, o sócio da McKinsey & Company, Mikael Djanian, destacou que o Brasil é o país que registrou o maior crescimento no processo de digitalização do fornecimento de insumos.

Ou seja, os canais digitais têm adquirido relevância no mercado voltado à agropecuária.

Parte desse Comércio eletrônico tem início em plataformas de buscas, como o Google e o Bing, o que torna importante que empresas da cadeia do agronegócio firmem suas presenças online.

Quando alguém pesquisa no Google por uma informação – como uma marca, um produto ou um serviço – o buscador apresenta uma lista de sites como resposta.

Depois dos links patrocinados, encontram-se os resultados com melhor desempenho, aqueles que respondem melhor ao termo buscado pelo usuário, segundo os parâmetros da plataforma de buscas.

Mas disputar por espaço na primeira página de resultados dos buscadores e conquistar a maior quantidade de cliques demandam um bom trabalho de marketing digital.

Segundo especialistas do setor, a otimização para mecanismos de busca – Search Engine Optimization (SEO) – ajuda a alcançar esse objetivo, sendo um dos pilares da estratégia online.

Por meio do SEO, é possível melhorar aspectos técnicos e de conteúdo dentro de um site para que ele seja mais facilmente encontrado pelo Google.

Um e-commerce de insumos para a agroindústria, por exemplo, precisa estar preparado para aparecer entre os primeiros resultados de busca para termos como sementes, fertilizantes e pesticidas, quando pesquisados por compradores.

O marketing digital será responsável por garantir que se chegue a esse objetivo.

O trabalho de SEO pode ser realizado dentro de um site (SEO on page), com melhorias em sua estrutura, conteúdo e linkagem – privilegiando palavras-chave estratégicas – ou fora do site (SEO off page), quando se utiliza da autoridade de sites já bem avaliados pelos buscadores para crescer.

Este trabalho pode ser realizado por uma agência de link building, que irá desenvolver uma rede de backlinks, indicando que um domínio também é relevante e merece destaque no Google ou no Bing.

Ler  Inovação: drones se tornam aliados de produtores rurais

O agronegócio dispõe de um espaço amplo para produção de marketing de conteúdo, para alavancar o SEO on page.

Parte desse esforço consiste na criação de um blog sobre a diversidade de sementes, a utilização de fertilizantes, a sazonalidade das colheitas e as suas especificidades, a produção de alimentos de origem animal e vegetal, o controle biológico e a bioeconomia.

Responder ao que os usuários buscam na internet é uma estratégia para um site conquistar novos visitantes e atrair leads.

O marketing de conteúdo possibilita que empresas de outros setores na cadeia do agronegócio cheguem até um site, estabelecendo novas comunicações, trocas comerciais, produção, convite para eventos, etc.

A busca por informações é uma das etapas da jornada de muitos clientes, porque permite uma avaliação técnico-profissional da empresa vendedora.

Sazonalidade é oportunidade para o marketing digital

Outra oportunidade para as empresas é o aproveitamento da sazonalidade para promover o marketing de evento, pois ele permite a conquista de ganhos apesar das dificuldades naturais da colheita.

De acordo com o período do ano, o ciclo produtivo se alterna e, com isso, as companhias podem promover eventos, campanhas e gerar conteúdos específicos para cada época.

Dessa maneira, é possível diversificar os conteúdos das publicações, atrair clientes com diferentes interesses e novos mercados.

Em fevereiro, por exemplo, são encontrados nos estabelecimentos legumes, como a berinjela japonesa e a pimenta vermelha, enquanto nas bancas de verduras, são vendidos o gengibre com folhas e a chicória.

Cada um desses alimentos possui os seus benefícios nutricionais, mas também seus desafios durante a produção e a colheita.

Nesse ponto, surge a oportunidade das empresas de agronegócio trabalharem com conteúdos educativos.

Os usuários da internet podem buscar por vantagens de consumir verduras, frutas e legumes da época para economizar, buscando também explicações para essa situação e os desafios dos produtores rurais.

Conforme o detalhamento e a qualidade do texto, o link para o conteúdo pode ser compartilhado por outros domínios e repassado entre usuários de redes sociais.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
Ler  Fim da isenção para FIIs e Fiagros? Veto à desoneração fiscal pode afetar setores imobiliário e do agronegócio

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Agronegociomarketing digital
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

ADIMAG reúne os maiores nomes do marketing no agronegócio e anuncia cerimônia de premiação dos melhores cases de 2025

por Kayene Simao
07/11/2025
edit post
ADIMAG reúne os maiores nomes do marketing no agronegócio e anuncia cerimônia de premiação dos melhores cases de 2025

A Associação de Desenvolvimento, Inovação e Mercado do Agronegócio (ADIMAG) promove, no próximo 12 de novembro, em São Paulo (SP), a cerimônia de premiação dos Melhores Cases de...

Leia maisDetails

Rastreabilidade bovina avança com o PNIB e deve se tornar obrigatória até 2032

por Kayene Simao
04/11/2025
edit post
Rastreabilidade bovina avança com o PNIB e deve se tornar obrigatória até 2032

Com a implementação gradual do Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos (PNIB), a rastreabilidade animal passa a ocupar papel central no futuro da pecuária brasileira....

Leia maisDetails

 Dicas de como garantir a plantabilidade e o sucesso da safra com agricultura de precisão

por Kayene Simao
30/10/2025
edit post
 Dicas de como garantir a plantabilidade e o sucesso da safra com agricultura de precisão

A plantabilidade é um dos pilares fundamentais para o estabelecimento uniforme e saudável das culturas, influenciando diretamente a produtividade das lavouras. Para alcançar resultados consistentes, produtores precisam integrar...

Leia maisDetails

Agronegócio enfrenta desafios e incertezas diante de cenário político e econômico

por Kayene Simao
26/10/2025
edit post
Agro brasileiro mantém crescimento nos últimos cinco anos e projeta recuperação em 2026

O agronegócio brasileiro, um dos pilares da economia nacional, tem enfrentado um cenário de incertezas políticas e econômicas que gera preocupação entre produtores e entidades representativas do setor....

Leia maisDetails

Big data ganha força no agronegócio brasileiro e impulsiona produtividade no campo

por Kayene Simao
23/10/2025
edit post
Big data ganha força no agronegócio brasileiro e impulsiona produtividade no campo

O protagonismo do Brasil como um dos principais fornecedores de alimentos do mundo impõe ao setor agropecuário o desafio de aliar expansão produtiva à gestão eficiente de recursos...

Leia maisDetails
edit post
Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

por Kayene Simao
07/11/2025

A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma promessa para se tornar elemento essencial à competitividade das empresas. Segundo relatório...

edit post
Mentorias empresariais ganham força como estratégia de crescimento sustentável

Tráfego pago se consolida como principal motor de crescimento para empresas e clínicas em 2025

por Kayene Simao
07/11/2025

O investimento em anúncios digitais se firmou como elemento central nas estratégias de crescimento de empresas e clínicas em 2025....

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Forma de pagamento no abastecimento pode aumentar o custo do combustível

Gasolina fecha outubro em alta de 0,4% apesar de redução anunciada pela Petrobras

por Kayene Simao
07/11/2025

Mesmo após o anúncio da Petrobras sobre a redução de 4,9% no preço da gasolina vendida às distribuidoras — o...

edit post
Investimento bilionário da HEINEKEN impulsiona economia e e reforça liderança no mercado premium

Investimento bilionário da HEINEKEN impulsiona economia e e reforça liderança no mercado premium

por Kayene Simao
07/11/2025

O Grupo HEINEKEN inaugurou, nesta quinta-feira (6), sua nova cervejaria em Passos (MG), em um dos maiores investimentos do setor...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d