A parceria entre a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Eletrobras deve se fortalecer a partir do próximo ano.
A empresa do ramo energético lança nesta semana o Polo Sul do Innovation Grid, sua plataforma de conexão com os ecossistemas de inovação.
O evento ocorrerá na sede da ACATE em Florianópolis (SC) na noite desta quinta-feira (21) e também marcará a inauguração da sala da Eletrobras no LinkLab, o programa de inovação aberta da entidade que representa o setor de tecnologia em Santa Catarina.
O diretor de inovação e novos negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, conta que a Eletrobras ingressou no LinkLab em março deste ano e já lançou cinco desafios para as startups catarinenses.
São eles: aprimorar a gestão e aplicação dos treinamentos técnicos de segurança e operacionais; otimizar o relacionamento com fornecedores com foco em critérios ESG; gestão do ciclo de vida dos contratos e avaliação de fornecedores; controle do acesso às instalações da companhia e conformidade de requisitos de saúde e segurança de fornecedores. O trabalho de divulgação e prospecção de startups vai até o dia 12 de janeiro.
Na avaliação de Kotujansky, o lançamento do Polo Sul do Innovation Grid fará com que a integração entre ACATE e Eletrobras seja ainda maior em 2023.
“Podemos dizer que esse ano foi um aquecimento, um início de conexão. A partir do próximo ano, com essa estruturação da parceria, não tenho dúvida de que vai haver uma aceleração. Estaremos muito focados nas entregas, envolvendo as startups, promovendo eventos e capacitações. Agora o jogo começa para valer. Vemos isso como uma oportunidade muito grande para o ecossistema de inovação de Santa Catarina”, afirma o diretor da ACATE.
Kotujansky lembra ainda que, além da Eletrobras, o LinkLab também possui parcerias ativas com outros empresas do ramo energético, como Engie e Celesc. Além disso, a ACATE possui a Vertical de Energia, que abrange diferentes empresas que produzem soluções voltadas para o setor.
Eletrobras celebra lançamento do Polo Sul
Para o presidente da subsidiária Eletrobras CGT Eletrosul, Cleicio Poleto Martins, a parceria com a ACATE e o Innovation Grid tem um papel fundamental nesta nova fase da Eletrobras, a partir do lançamento de um conjunto de iniciativas voltadas para a aceleração tecnológica por meio da conexão com o ecossistema de inovação.
“Na região Sul, fortalecemos a presença da Eletrobras no cenário de inovação, estabelecendo parcerias estratégicas com a ACATE, a Fundação CERTI, a UFSC e as startups, que viabilizarão uma gama de soluções focadas nas necessidades do setor elétrico. A implantação do primeiro polo do Innovation Grid Eletrobras em Santa Catarina reafirma a posição de destaque do estado nos segmentos de inovação e de tecnologia. E não para por aí. Estamos preparando a sede da empresa para receber as startups, promovendo o compartilhamento de conhecimento e soluções inovadoras com os nossos profissionais”, destaca Poleto.