A Ação da Cidadania, a Americanas e o super app Ame Digital unem-se no combate à fome.
Seis mil famílias que fazem parte das redes dos comitês da Ação da Cidadania receberão nos próximos dias 60 toneladas de alimentos doados pela Americanas.
Além disso, a Americanas e a Ame Digital vão usar a força de seus apps para incentivar os clientes a doarem para a campanha.
A doação e a campanha chegam em boa hora para as famílias e para a entidade de combate à fome, que viu suas doações despencarem em quase 90% nas cotas mensais em comparação aos meses de 2020.
No ano passado, a ONG comprava e distribuía perto de 80 mil cestas por mês. Agora, esse volume caiu para 8 mil cestas mensais.
“Desde que lançamos a campanha do Brasil Sem Fome, em fevereiro deste ano, percebemos uma queda considerável nas doações e, por isso, fazemos este apelo às instituições privadas para ajudar as famílias necessitadas neste momento tão crítico da pandemia e com mais pessoas desempregadas”, destaca Rodrigo Kiko Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania.
Diretor de Sustentabilidade da Americanas, Carlos Padilha afirma que a Ação da Cidadania é uma importante parceira da companhia no combate à fome. Desde 2018, a Americanas doou o correspondente a mais de 500 mil toneladas de alimentos para a ONG distribuir para famílias em todo o país.
“Temos como base para a estratégia de ESG da companhia os pilares de educação, igualdade de gênero, empregabilidade, redução das desigualdades e mudanças climáticas, com base na Agenda 2030 da ONU. Porém, neste momento, entendemos que a fome é uma causa urgente no país. É preciso sempre olhar para quem precisa e ajudar”, afirma Padilha.
Dados da Fome
Estudos recentes da Rede Penssam com o Instituto Ibirapitanga, a ActionAid Brasil, a Fundação Friedrich Ebert Stiftung e a Oxfam Brasil dão conta que, durante a pandemia, a fome atingiu 19,1 milhões de brasileiros, que é mais da metade dos lares do país (55,2%). E a quantidade de pessoas em insegurança alimentar no Brasil é de 116,8 milhões.
Outro dado alarmante é o da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que revela que, nos últimos seis meses, a pobreza praticamente triplicou no Brasil. São 9,5 milhões de pessoas que já passavam fome em agosto de 2020 e, no mês passado, já alcança mais de 27 milhões.
Desde que começou a campanha do Brasil Sem Fome, em fevereiro de 2021, a ONG já ajudou quase 1,5 milhão de famílias no Acre, no Amazonas, no Pará, em Alagoas, na Bahia, no Maranhão, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O socorro foi feito com a entrega de mais de 350 mil cestas básicas, o equivalente a 3,5 milhões de quilos de alimentos.
“Nossa missão nestes 28 anos tem sido a de levar comida a milhões de brasileiros, mas mais que nossas doações, precisamos cobrar políticas públicas para sairmos deste cenário avassalador. Na oportunidade, gostaríamos de agradecer as 60 toneladas doadas pelo Universo Americanas que certamente farão toda a diferença na vida de pessoas que estão em situação de insegurança alimentar no Brasil”, completa Kiko.
Sobre a Ação da Cidadania
A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano.
Desde sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Após dez anos sem ser realizada, a campanha voltou em 2017 e, em 2020, ganhou força total para ajudar os agora dezenas de milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal.
Sobre a Americanas
A Americanas está presente no dia a dia dos brasileiros há mais de 90 anos, oferecendo tudo que os clientes precisam, a toda hora e em qualquer lugar, nas mais de 1.700 lojas físicas em todo o Brasil ou na plataforma digital. Reforçando o seu compromisso com o impacto positivo e as gerações futuras, a companhia criou, em 2007, o Comitê Companhia Verde para trabalhar os temas socioambientais.
A Americanas está em linha com os compromissos da Agenda 2030, na qual sociedade, governos e empresas se comprometem a desenvolver os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) até o ano de 2030, contribuindo para sua estratégia de ESG.
A Americanas também é signatária do Pacto Global e do Pacto de Empoderamento Feminino, ambos da ONU, e assinou a Coalizão da Equidade Racial e de Gênero, do Instituto Ethos, do qual também é membro.
Em 2020, a companhia conquistou, pelo sétimo ano consecutivo, a participação na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, reforçando o compromisso em desenvolver iniciativas e programas que impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente, atuando com foco na transparência, ética e melhores práticas de governança corporativa.
Sobre a Ame Digital
Lançada em 2018, a Ame é uma fintech e plataforma mobile de negócios do Universo Americanas criada para simplificar a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com o dinheiro.
O super app, pioneiro no programa de cashback no país, permite a qualquer pessoa realizar pagamentos via QR Code pelo celular e oferece mais de 70 funcionalidades, como depósitos e transferências para outras contas Ame, cartão pré-pago e de crédito, Pix, empréstimos, seguros, pagamentos de conta e recarga de celular.
Uma das principais iniciativas da IF – Inovação e Futuro, motor de inovação do Universo Americanas, o super app está presente nas mais de 1.700 lojas físicas da Americanas, nos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato, e em mais de 3 milhões de sites e lojas no país.