• Recentes
  • Tendências
O papel do marketing digital para o fortalecimento de empresas locais

A Nova Era do Trade Marketing: Como a MOOH Está Redefinindo o Atacarejo

11/10/2024 - Atualizado em: 08/02/2025
Combustíveis registram queda de preços em abril, aponta levantamento nacional

BR-101 mantém combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras, aponta Edenred Ticket Log

06/06/2025
Banco Central anuncia lançamento do Pix Automático em 16 de junho

Banco Central anuncia lançamento do Pix Automático em 16 de junho

06/06/2025
Antecipação de recebíveis cresce como alternativa para empreendedores digitais no Brasil

Antecipação de recebíveis cresce como alternativa para empreendedores digitais no Brasil

05/06/2025
Especialista diz que acesso do INSS aos dados do SUS pode acelerar concessão de benefícios

TNU autoriza complementação retroativa de contribuições abaixo do salário mínimo ao INSS

05/06/2025
Postos de combustíveis aderem ao mercado livre de energia e registram economia de até 40%

Postos de combustíveis aderem ao mercado livre de energia e registram economia de até 40%

05/06/2025
Carta de crédito de consórcio não pode ser usada fora da finalidade contratada, alerta especialista

Carta de crédito de consórcio não pode ser usada fora da finalidade contratada, alerta especialista

05/06/2025
Crédito rural passa por mudanças estruturais e consolida CPR como instrumento central

Crédito rural passa por mudanças estruturais e consolida CPR como instrumento central

05/06/2025
Cosan, Comgás e Poli-USP firmam parceria para revitalização do Departamento de Engenharia de Produção

Cosan, Comgás e Poli-USP firmam parceria para revitalização do Departamento de Engenharia de Produção

05/06/2025
Caixa inicia pagamento do Abono Salarial para nascidos em março e abril

CAIXA Cartões anuncia novo programa de fidelidade com foco na diversidade e recompensas imediatas

05/06/2025
Governo federal investirá R$ 58,9 milhões em inovação tecnológica para telecomunicações até 2027

Governo federal investirá R$ 58,9 milhões em inovação tecnológica para telecomunicações até 2027

04/06/2025
Curso da FGV Explora Economia e Mercado da Arte no Rio de Janeiro

Programa oferece 15 mil bolsas de inglês para pessoas negras em nova edição

04/06/2025
Banco Central Implementa Mudanças no PIX para Reforçar a Segurança contra Fraudes

Pix Automático será lançado em junho e permitirá pagamentos recorrentes com mais praticidade

04/06/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
sexta-feira, 6 junho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

A Nova Era do Trade Marketing: Como a MOOH Está Redefinindo o Atacarejo

A mídia móvel pode usar rotas sob medida que cobrem a área de influência dos pontos de venda

Tábata Férlin por Tábata Férlin
11/10/2024 - Atualizado em: 08/02/2025
em Marketing
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
Foto: Unsplash

Foto: Unsplash

CompartilharCompartilhar

Nos últimos anos, o atacarejo tem se destacado no cenário brasileiro como uma solução de abastecimento para pequenos comerciantes e consumidores finais. Com mais de 1.500 lojas espalhadas pelo país e cerca de 70% de penetração nos lares, segundo a Associação Brasileira dos Atacarejos (ABAAS), esse modelo se consolidou ao oferecer economia, eficiência e variedade.

Talvez você goste de ver:

Uso de Inteligência Artificial avança em marketing e vendas no Brasil, aponta estudo

Estratégia de “funis ocultos” ganha espaço no marketing digital

Marketing de Afiliados no Brasil: Crescimento, Inclusão e Estratégias para 2025

No entanto, o trade marketing nesse ambiente enfrenta desafios para aplicar os modelos de ativação que tradicionalmente são usados há décadas em supermercados. A diversidade de produtos e os espaços com uma dinâmica própria de circulação e abastecimento precisam de outras fórmulas para engajar os consumidores, que neste canal fazem as compras domésticas e para seus negócios.

Nesse contexto, a mídia MOOH (Mobile Out-of-Home) surge como uma estratégia inovadora, pois reúne um conjunto de características que abrem oportunidades criativas para a indústria e suas agências de trade.

A mídia móvel pode usar rotas sob medida que cobrem a área de influência dos pontos de venda. Antes mesmo de entrar no espaço das lojas, é uma ferramenta eficaz para ampliar a visibilidade das marcas. Outro diferencial é a possibilidade de explorar ao máximo os estacionamentos dos atacarejos, posicionando ônibus ou caminhões customizados em locais estratégicos para oferecer experiências que vão além da comunicação visual.

A possibilidade de embarcar promotores, ações de degustação, sampling e até cozinhas nos veículos transformam o estacionamento em uma base para as ações de trade marketing no acesso aos ambientes de compra sem interferir na dinâmica do atacarejo, que pecisa de espaço para a movimentação de grandes volumes.

Uma ação recente de uma marca de café exemplifica essa abordagem: um veículo foi transformado em um coffee truck envelopado com a identidade visual da marca e equipado para preparar café fresco. A experiência sensorial foi completa, com promotores que circularam em uma área previamente definida com mochilas térmicas em uma ação de degustação que fortaleceu a conexão com os consumidores.

Ler  Profissionais do mercado digital ajudam a capitalizar o setor

Outra campanha, desta vez para uma marca de chocolates, usou um veículo personalizado para uma ação de sampling que circulou por São Paulo conectando as lojas de uma rede de supermercados. A ativação inclui entretenimento com um saxofonista e mecânica de engajamento com o uso de QR codes impressos no envelopamento dos ônibus e divulgados pelos promotores dentro do PDV.”

Por atenderem muitos donos de estabelecimentos de alimentação, os atacarejos também precisam prover instrução para o melhor uso de insumos das indústrias de alimentos e bebidas. A MOOH, com sua combinação de recursos, oferece uma solução eficiente para expandir campanhas regionais de treinamento e impactar tanto comerciantes quanto consumidores de áreas residenciais.

A capacidade de levar comunicação ao público com impacto, conteúdo e experiências aprimora a jornada de consumo. Essas ativações passam a contar com todas as possibilidades do “live marketing” e transformam a chegada ou saída do cliente em uma oportunidade de inovação para as estratégias de trade marketing no atacarejo.

A Nova Era do Trade Marketing: Como a MOOH Está Redefinindo o Atacarejo Juliano Martins 1

Juliano Martins é diretor de Marketing da Itabus e professor da Fundação Dom Cabral.

Tags: trade marketing
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Uso de Inteligência Artificial avança em marketing e vendas no Brasil, aponta estudo

por Kayene Simao
27/05/2025
Para especialistas, marketing digital servirá como catapulta para franquias no Brasil em 2025

O uso de Inteligência Artificial (IA) nas áreas de marketing e vendas está em expansão no Brasil, com 58% das empresas já utilizando a tecnologia em suas operações....

Leia maisDetails

Estratégia de “funis ocultos” ganha espaço no marketing digital

por Kayene Simao
26/05/2025
Jornada do Comprador B2B Tech Exige Estratégias de Marketing Mais Alinhadas e Personalizadas

Um novo modelo de vendas tem ganhado atenção no setor de marketing digital: os chamados funis ocultos, estruturas que operam nos bastidores, longe das redes sociais e de...

Leia maisDetails

Marketing de Afiliados no Brasil: Crescimento, Inclusão e Estratégias para 2025

por Kayene Simao
21/05/2025
Tempo de execução e implementação de campanhas de marketing tem redução de 65% com o uso de Clouds

O marketing de afiliados vem se consolidando como uma das principais estratégias da economia digital no Brasil. Com crescimento de 8% em 2023 e previsão de alcançar R$...

Leia maisDetails

Métricas de vaidade no marketing B2B escondem falhas na conversão real

por Kayene Simao
19/05/2025
Tempo de execução e implementação de campanhas de marketing tem redução de 65% com o uso de Clouds

No universo do marketing voltado para empresas (B2B), é comum que indicadores visuais e métricas de engajamento criem uma falsa sensação de sucesso. Painéis de desempenho com gráficos...

Leia maisDetails

Marketing 4.0 e o Papel da Inteligência Artificial: A Nova Era do Relacionamento com o Consumidor

por Kayene Simao
12/05/2025
Marketing 4.0 e o Papel da Inteligência Artificial: A Nova Era do Relacionamento com o Consumidor

O conceito de Marketing 4.0 surge como resposta ao novo comportamento dos consumidores em um mundo hiperconectado. Em um cenário onde, após a compra de um livro online,...

Leia maisDetails
Combustíveis registram queda de preços em abril, aponta levantamento nacional

BR-101 mantém combustíveis mais caros entre as principais rodovias brasileiras, aponta Edenred Ticket Log

por Kayene Simao
06/06/2025

A BR-101 continua apresentando os preços médios mais elevados para gasolina, etanol e ambos os tipos de diesel entre as...

Banco Central anuncia lançamento do Pix Automático em 16 de junho

Banco Central anuncia lançamento do Pix Automático em 16 de junho

por Kayene Simao
06/06/2025

O Banco Central anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (4), o lançamento do Pix Automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Antecipação de recebíveis cresce como alternativa para empreendedores digitais no Brasil

Antecipação de recebíveis cresce como alternativa para empreendedores digitais no Brasil

por Kayene Simao
05/06/2025

O acesso ao crédito permanece como uma das principais dificuldades para empreendedores digitais no Brasil. Em um contexto marcado por...

Especialista diz que acesso do INSS aos dados do SUS pode acelerar concessão de benefícios

TNU autoriza complementação retroativa de contribuições abaixo do salário mínimo ao INSS

por Kayene Simao
05/06/2025

Uma recente decisão da Turma Nacional de Uniformização (TNU), conhecida como Tema 359, alterou o entendimento jurídico sobre contribuições previdenciárias...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile