De acordo com o WEBSHOPPERS (2019), parceria realizada entre Ebit e Nilsen, em janeiro deste ano o M-Commerce tinha 42,7% de pedidos, em junho aumentou para 43,1%. Em janeiro de 2011, os pedidos via mobile representavam 0,1%.
Ainda segundo o Conselho Eletrônico da FecomercioSP, até 2020 as vendas via dispositivos móveis devem superar as feitas via desktop. “É um crescimento enorme, mas ainda temos espaço no mercado para crescer, ainda há pessoas que não têm acesso à internet, e outras ainda estão na transição desktop e mobile.”, diz o CEO da Dr.e-commerce, Thiago Sarraf.
De acordo com o IBGE, 92% dos acessos a internet são feitos pelo celular. Ou seja, ter um site responsivo, seja e-commerce, institucional, blog, enfim, é extremamente importante para o sucesso do seu negócio.
“Anos atrás, as pessoas começaram a experimentar o mobile commerce, mas ainda havia muito mercado para explorar. Hoje, as pessoas não vivem sem seus celulares, então o site responsivo é mais do que fundamental para um negócio. É um divisor de águas, é primordial.”, menciona Sarraf.
Pensando nisso, conversamos com dois especialistas do mercado e separamos bons motivos para você ter um site responsivo.
Experiência do usuário – O site responsivo melhora a experiência do usuário em relação ao seu site e, consequentemente, sua marca. “Por ser responsivo, ele torna a leitura mais dinâmica sem que o conteúdo corra o risco de ficar desformatado. O site responsivo se encaixa perfeitamente na tela do aparelho celular e isso facilita a dinâmica e a comunicação com o leitor.”, destaca o desenvolvedor e CEO da Codeby, empresa de tecnologia, Fellipe Guimarães.
Aumentar a velocidade de página – De acordo com o Google, através do celular o carregamento da total de uma página deve ser de 2 segundos, em média. Isso quer dizer que no seu celular ou qualquer outro dispositivo o carregamento é mais rápido, fazendo com que o acesso a informação seja agilizado.
Acesso mobile em constante crescimento – Facilidade no compartilhamento da informação em rede social, aumenta a taxa de tráfego no site e as visualizações nos conteúdos.”Do celular, na mesa do escritório ou no avião, se você tiver um site responsivo a visualização do seu conteúdo certamente terá um alcance maior, fazendo com que a informação chegue completa ao usuário e adaptada para a leitura.”, pontua Guimarães.
SEO + Mobilegeddon – O Google favorece sites responsivos. Quando é via mobile, o mecanismo de busca dá preferência aos sites adaptados para aparelhos móveis. Em 2015, por exemplo, o próprio Google lançou o Mobilegeddon (Mobile + Armageddon). A intenção era favorecer os sites que são responsivos em relação aos que não estão preparados.
Indexação no Google – “Já em 2018, o Google anunciou que passou a priorizar a versão mobile de um site na hora de indexá-lo. Anteriormente, a indexação era prioritariamente feito pela versão desktop dos sites.”, menciona Guimarães.
Vendas – De acordo com o WEBSHOPPERS (2019), parceria realizada entre Ebit e Nilsen, em janeiro deste ano o M-Commerce tinha 42,7% de pedidos, em junho aumentou para 43,1%. Em janeiro de 2011, os pedidos via mobile representavam 0,1%.