Como declarar empréstimo no Imposto de Renda é uma dúvida muito comum entre os contribuintes.
Atualmente, o número de brasileiros que terminam o mês no “vermelho” é grande e, por isso, muitos recorrem a empréstimos. Mas, como declarar o crédito pessoal no IR?
Segundo Rafael Pereira, CEO da Rebel, plataforma online de empréstimo pessoal, é preciso declarar crédito superior a R$5 mil.
A regra é aplicável para dívidas com instituições financeiras, amigos e familiares.
“Ao entrar no programa de declaração do Imposto de Renda, o contribuinte precisa clicar na aba de ‘Dívidas e Ônus Reais’. Lá é preciso especificar qual o tipo de empréstimo que possui”, conta Pereira.
As opções disponibilizadas no sistema são: estabelecimento bancário comercial, sociedade de crédito, financiamento e investimento, outras pessoas jurídicas, pessoas físicas, empréstimos contraídos no exterior e outras dívidas e ônus reais.
Saiba mais como declarar empréstimo no Imposto de Renda
“Quando o empréstimo for concedido por bancos ou outras instituições de crédito, ele precisa ser discriminado. Neste caso, além do valor da dívida, é preciso informar, também, o nome e CNPJ da empresa fornecedora do crédito”, explica o CEO da Rebel.
Já para quem pegou dinheiro emprestado com pessoas próximas, é importante ter os dados de quem fez o empréstimo.
Nesta situação, o contribuinte precisa informar o valor da dívida, o nome completo de quem emprestou e o CPF da pessoa.
“Quem emprestou o dinheiro para amigos e familiares também precisa incluir a transação no IR. Essa informação deve ser inserida no campo ‘Bens e Direitos’ e é preciso inserir dados sobre o empréstimo, como valor, nome da empresa ou pessoa que fez o empréstimo”, completa Pereira.
O financiamento também é considerado como uma forma de empréstimo e deve ser declarado no Imposto de Renda.
Para isso, é preciso informar dados como o valor da dívida, o prazo do financiamento, nome e CNPJ da empresa por trás da movimentação.
Sobre a Rebel
Em operação desde 2017, a missão da REBEL é liderar uma transformação dos serviços financeiros prestados no Brasil, empoderando a classe média brasileira por meio de um produto de empréstimo com precificação justa e uma plataforma gratuita de educação em pontuação de crédito.
A empresa se diferencia por utilizar Machine Learning e Big Data para oferecer propostas de crédito personalizadas, que levam em consideração mais de 2 mil variáveis para calcular taxas e parcelas de acordo com o perfil de cliente.
Além disso, é a única fintech do mercado a utilizar blockchain para certificação dos contratos, o que traz maior segurança aos empréstimos.
A REBEL oferece aos seus clientes empréstimos de até R$25.000 de maneira rápida, fácil e segura, com até 24 meses para pagar e taxas de juros a partir de 2,9% ao mês. Para mais informações acesse: www.rebel.com.br