EO open banking veio para mudar a forma como instituições e clientes realizam operações bancárias e não-bancárias no Brasil e no mundo.
No BB, qualquer pessoa pode fazer consultas ou tirar dúvidas sobre a próxima revolução do mundo financeiro no WhatsApp e no Google Assistente, em conversas com o assistente virtual do Banco.
O objetivo com a iniciativa é oferecer informação confiável e acessível ao público, com termos simples e conteúdo tão leve quanto uma conversa com amigos.
No WhatsApp, a partir do número oficial do Banco – (61) 4004-0001, qualquer interessado pode mandar mensagens como “o que é o open banking?”, “como compartilho dados no open banking?” ou mesmo “pago para usar o open banking?”, que o assistente BB responderá. Também é possível fazer as perguntas com áudios e o robô responderá por escrito.
Já no Google Assistente, a pessoa deve chamar o assistente BB (“falar com Banco do Brasil”) e então começar perguntando “O que é open banking?”. O Google Assistente guiará a experiência por voz, tirando as principais dúvidas.
Compartilhamento de informações
O open banking é um marco na transformação do sistema financeiro brasileiro, que irá possibilitar o compartilhamento de dados bancários do cliente, a critério dele, resultando em mais acesso a produtos e serviços que não só aqueles do banco que ele tem relacionamento.
O início do compartilhamento de informações do cliente está previsto para 15 de julho e será opcional, podendo ser realizada e cancelada a qualquer momento pelos clientes.
“Em posse de mais informações sobre os clientes, vamos conseguir analisar e conhecer mais as necessidades financeiras de cada um e oferecer uma assessoria cada vez melhor, propondo soluções que melhor atendam o seu perfil e o seu momento de vida”, explica Karen Machado, gerente executiva de open banking do BB.
Os assistentes virtuais
“No WhatsApp, o BB foi o primeiro banco a possuir um assistente virtual especializado em pessoa jurídica, pioneiro em oferecer renegociação de dívidas sem interação humana, transações de Pix e atendimento completo de cartão de crédito.
Estamos sempre em busca da melhor experiência aos nossos clientes e, por isso, o assistente está em constante processo de aprendizagem, inclusive no atendimento por voz no Google Assistente”, comenta Thiago Borsari, diretor de negócios digitais.
Só em 2020, 10 milhões de clientes conversaram com os robôs do Banco, presentes no WhatsApp, Google Assistente, Twitter, Facebook, Carteira bB e no app BB. De acordo com pesquisa divulgada pelo Mobile Time, em fevereiro de 2021, o número de brasileiros que usam o WhatsApp diariamente chega a 86%, sendo que 76% se comunicam com marcas para tirar dúvidas e pedir informações.
Informações também em bb.com.br/openbanking.