A crise gerada pelo novo coronavírus afetou fortemente os negócios locais que, da noite para o dia, se viram forçados a incluírem novos hábitos de higiene e exigências sanitárias.
Para pequenos empreendimentos, este gasto extra pode por em risco até mesmo sonho de manutenção do negócio.
Sensível ao contexto e aos impactos da pandemia para as várias camadas da sociedade, principalmente as mais vulneráveis, a Visão Mundial, por meio do projeto Resposta à COVID-19 no Brasil, vem fazendo a doação de 9.300 kits de desinfecção e 1.000 totens de álcool em gel aos comerciantes locais nas cidades de Manaus, Manacapuru e Novo Airão.
Segundo pesquisa realizada em 2020 pelo Sebrae, 10,1 milhões (58,9%) interromperam as atividades temporariamente, enquanto 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil (31% do total) tiveram de mudar a forma de trabalho desde o início da pandemia.
A empreendedora Lucélia, 35 anos, que é dona de uma pequena confeitaria em Manaus, teve de se adaptar rapidamente para conviver com o novo cenário e não ter de fechar o negócio, que é sua única fonte de renda.
Antes o negócio dela era voltado mais para bolos decorados, e com a crise e as medidas de distanciamento, teve de optar por produzir bolos caseiros para lanches e comemorações de aniversário em casa.
Lucélia conta que perdeu muitas encomendas previamente marcadas. “Fiz várias devoluções, porque eu sempre trabalhei com adiantamento, então, tive que me adaptar, tive de optar pelos aplicativos.
Graças a Deus foi o que conseguiu me manter. Se eu não tivesse mudado para o delivery, eu já teria fechado as portas, sem ter nem um ano de loja”.
Para ela, a doação de itens de higiene e desinfecção foi uma redução de despesas importante nesse momento, já que com a pandemia teve de cuidar da prevenção dela e dos clientes.
“É uma ajuda que muitos estabelecimentos pequenos, assim como o meu, não tem condição de oferecer para o cliente”, declara.
Outra beneficiada com a ação do projeto foi Ceci, 53 anos, que tem uma mercearia em Manacapuru e viu financeiramente seu negócio ser impactado.
“Aqui no comércio, caiu muito a venda. Para a gente atender os clientes, foi muito difícil porque tinha de manter a distância de um metro e meio para não pegar essa enfermidade”, conta.
A preocupação com as medidas de proteção diante do aumento de casos da doença fez o senhor João, 52, dono de uma mercearia em Manaus, redobrar os cuidados de limpeza.
“Como as condições aqui são baixas, nós usamos muito a água sanitária para desinfetar. E não tivemos nenhum problema. Eu queria muito, desde o início, estar usando um aparelho como esse aqui. Agora, graças a Deus, chegou”, descreve ao receber o totem de álcool em gel no seu empreendimento local.
Resultados gerais do Projeto
O projeto Resposta à COVID-19 no Brasil, que tem o financiamento do Escritório de Assistência Humanitária (BHA) da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), está beneficiando 4.200 famílias no Amazonas com a doação de kits de higiene pessoal e domiciliar, além de pequenos negócios com totens de álcool em gel e kits de desinfecção de comércio local.
As ações contemplam também capacitações, atenção à saúde e atendimento médico e odontológico a bordo de um barco hospital. O objetivo é alcançar mais de 76 mil pessoas em 21 territórios nos três municípios.
Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania.
Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade.
Nesses 44 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social. Para saber mais, acesse o site visaomundial.org