• Recentes
  • Tendências
edit post
experiencia-varejo

A conta que fecha: as experiências emocionais do varejo físico para o consumidor

15/02/2021
edit post
Deputado Lindbergh Farias entrará com representação no STF contra Cláudio Castro por crime de traição nacional

Deputado Lindbergh Farias entrará com representação no STF contra Cláudio Castro por crime de traição nacional

04/11/2025
edit post
13º salário deve injetar R$ 321,4 bilhões na economia e impulsionar consumo no fim de 2025

13º salário deve injetar R$ 321,4 bilhões na economia e impulsionar consumo no fim de 2025

04/11/2025
edit post
Syngenta abre inscrições para programa de estágio com 60 vagas em todo o país

Syngenta abre inscrições para programa de estágio com 60 vagas em todo o país

04/11/2025
edit post
Indústria 4.0 reforça a importância da cibersegurança nas fábricas conectadas

Indústria 4.0 reforça a importância da cibersegurança nas fábricas conectadas

04/11/2025
edit post
Mercado cripto enfrenta crash histórico em outubro, mas mantém fundamentos sólidos para o fim de 2025

Mercado cripto enfrenta crash histórico em outubro, mas mantém fundamentos sólidos para o fim de 2025

04/11/2025
edit post
Rastreabilidade bovina avança com o PNIB e deve se tornar obrigatória até 2032

Rastreabilidade bovina avança com o PNIB e deve se tornar obrigatória até 2032

04/11/2025
edit post
Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

Empresários de Sapiranga discutem efeitos da Reforma Tributária no ambiente de negócios

04/11/2025
edit post
Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

Lotomania 2844: Aposta única leva prêmio de mais de R$ 8,3 milhões

03/11/2025
edit post
+Milionária 299: acumula e prêmio estimado chega a R$ 10 milhões no próximo sorteio

Quina 6869: acumula e prêmio estimado chega a R$ 1,3 milhão

03/11/2025
edit post
+Milionária 299: acumula e prêmio estimado chega a R$ 10 milhões no próximo sorteio

Lotofácil 3529: premia duas apostas com mais de R$ 862 mil cada

03/11/2025
edit post
Príncipe William marca gol no Maracanã durante ação social no Rio e reforça compromisso com causas ambientais

Príncipe William marca gol no Maracanã durante ação social no Rio e reforça compromisso com causas ambientais

03/11/2025
edit post
Universitária está desenvolvendo aplicativo com IA capaz de reconhecer sinais de AVC e agir rápido

Universitária está desenvolvendo aplicativo com IA capaz de reconhecer sinais de AVC e agir rápido

03/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
terça-feira, 4 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

A conta que fecha: as experiências emocionais do varejo físico para o consumidor

Redação por Redação
15/02/2021
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
experiencia-varejo
CompartilharCompartilhar

Há cerca de quatro anos eu contei para minha mãe que ela seria avó. Estávamos no Shopping Leblon, em um café, quando ela descobriu que seu primeiro netinho estava à caminho. Nem ela, nem eu, esqueceremos desse dia que nos marcou profundamente.

Talvez você goste de ver:

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

Possivelmente, sempre que passarmos em frente aquela loja, nos lembraremos com carinho daquela tarde e esse vínculo afetivo nunca vai mudar, passe o tempo que passar. E essa é exatamente uma das características das lojas físicas!

Elas são capazes de realizar e abrigar experiências marcantes, criando memórias na jornada de compra das pessoas.

Estabelecimentos com música alta, com cheiros deliciosos, um ambiente acolhedor, funcionários que agregam, enfim… são incontáveis as armas que uma loja tem para criar engajamento com o consumidor, e apenas o ambiente físico consegue proporcionar isso.

Para se ter ideia, mesmo em meio a crise trazida pela Covid-19, que levou a sociedade ao distanciamento social, as lojas físicas continuaram tendo um papel fundamental no processo de compra.

E isso se reflete em números. Se você comparar o tamanho de uma cesta de produtos de uma loja física com um e-commerce, vai perceber que a primeira é de uma vez e meia a três vezes maior.

As diferenças continuam, para um site se tornar referência, essa companhia precisa investir por anos muito mais do que fatura. Enquanto, por exemplo, em um shopping, essa verba que corresponde ao custo de ocupação, fica em torno de 15% da sua venda.

A experiência de consumo também se traduz em mais assertividade na compra. Nos Estados Unidos, por exemplo, em lojas de moda, a troca de produto é quase nula quando no e-commerce ela chega a 40%.

Ler  Nike tem produtos com até 30% off no esquenta Black Friday da Centauro

Nós não paramos para pensar que o comércio digital é um jogo de concentração.

Hoje, no Brasil, menos de 20 sites fazem mais de 80% do fluxo de consumo. Nos Estados Unidos essa porcentagem é ainda mais gritante, um site tem quase 50% do e-commerce!

Com toda essa concentração, não é de se espantar que, depois de um ano, mais de 70% das lojas digitais abertas acabam não indo para frente. Comparado às lojas em shopping, esse número é mais de cinco vezes maior.

Estamos em meio à pandemia enquanto escrevo esse texto.

É natural que algumas pessoas falem que o e-commerce vai se tornar o ‘novo normal’, uma vez que, de fato houve um aumento expressivo das vendas. Só no primeiro semestre de 2020, 7,3 milhões de brasileiros tiveram sua primeira experiência de compra online, e as vendas digitais cresceram 47%, de acordo com a Ebit/Nielsen.

Mas eu discordo que o varejo físico morreu ou está a ponto de ‘bater as botas’. Para mim essa diferença, essa classificação entre um e outro, faz cada vez menos sentido.

Afinal, quando pedimos uma comida em uma plataforma de delivery, como classificar essa transação? Você faz a compra pelo aplicativo, mas a comida é produzida, em sua maioria, em uma loja física perto de você.

E quando pesquisamos na internet e vamos, por exemplo, à loja para ver como é o brilho da tela de uma TV ou o caimento de um vestido. Essa transação é física?

Essa pergunta, se a transação é física ou digital, não faz qualquer sentido sob a ótica do consumidor. Cabe aos empresários fazer uso dessas tecnologias e não taxá-las para qualquer fim.

Acredito e afirmo, sem medo de errar, que os dois formatos devem e vão se complementar e, fundamentalmente, a inovação e Tecnologia precisam fazer parte de ambos negócios.

A reflexão que trago e que acredito piamente, é que o pure play vai morrer.

Toda loja precisa ter presença digital e todo site deve ter uma aplicação física. Essa tendência é óbvia entre os maiores, seja com a Amazon comprando o Wholefoods, seja com o Walmart pagando US﹩3,3 bilhões na Jet.com.

Ler  Agência de Crédito à Exportação da Itália avalia €1,1 bilhão em novos projetos voltados à Transição Verde

A loja física quer com um perfil em rede social conversar diretamente com seus consumidores, e possivelmente distribuir seus produtos em marketplaces.

A loja digital, por sua vez, precisa com urgência se re-criar. Nossos levantamentos apontam que os e-commerces precisam engendrar parcerias com marcas físicas, fazer eventos menores em shoppings e criar um vínculo emotivo com sua base de clientes. De outra forma, a loja phygital vai atropelá-los.

No final das contas, essa discussão, enorme, gigante, não importa. O que vale, de verdade, é guardar na lembrança que minha mãe chorava com um sapatinho de bebê em uma mão e um latte na outra.

E que, quando cheguei em casa já tinha o primeiro presente para o Joaquim, que ela mandou enquanto eu voltava. Vida longa às lojas físicas que proporcionam momentos memoráveis como esse e que a integração entre o ambiente online e offline só consiga tornar nossas experiências ainda mais completas.

*Sobre Raphael Carvalho

Raphael Carvalho é CEO da Spot Metrics.

O executivo é formado em engenharia na PUC-Rio, e mentor por trabalho para a comunidade com certificado emitido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Raphael iniciou a carreira como consultor na Deloitte, em seguida fez a transição para o mercado financeiro, em que foi responsável por Front e Middle Office.

Atuou como diretor de XX do Banco Bradesco de Investimento após a compra da Agora, tornando-se membro da Câmara de Ações do Brasil. Após deixar o Bradesco, fundou a ABL Shopping, incorporadora de shoppings, saindo para dar início a Spot Metrics.

Sobre a Spot Metrics:

Criada em 2015, a Spot Metrics é a empresa desenvolvedora da plataforma de inteligência de dados e CRM mOS, (marketing Operating System).

A empresa trabalha para gerar valor por meio de dados, a fim de que os clientes consigam tomar decisões assertivas sobre o negócio.

O que antes era impossível ter conhecimento como: qual o valor do cliente, quando será a próxima compra dele, quantos clientes estão prestes à não se relacionar mais com a loja ou shopping, agora é possível com a expertise da Spot Metrics.

Ler  HAIR BRASIL 2019 antecipa tendências de inovação, comportamento e tecnologia que vão gerar ainda mais oportunidades no mercado da beleza

Para saber mais acesse: https://www.spotmetrics.com

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

por Kayene Simao
17/10/2025
edit post
Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

O comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 0,2% em agosto, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de queda. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada...

Leia maisDetails

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

por Kayene Simao
09/10/2025
edit post
Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

O Dia das Crianças consolidou-se como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Em 2024, a data gerou um volume de negócios superior a R$ 13...

Leia maisDetails

Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

por Redação
07/10/2025
edit post
Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu desculpas nesta terça-feira (7) por uma declaração feita durante coletiva de imprensa em que comentava os casos de intoxicação...

Leia maisDetails

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

por Redação
15/09/2025
edit post
Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

A Apple anunciou que a linha iPhone 17 já tem data confirmada para chegar ao mercado brasileiro. A pré-venda começa amanhã, 16 de setembro e a disponibilidade nas...

Leia maisDetails
edit post
Deputado Lindbergh Farias entrará com representação no STF contra Cláudio Castro por crime de traição nacional

Deputado Lindbergh Farias entrará com representação no STF contra Cláudio Castro por crime de traição nacional

por Redação
04/11/2025

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) anunciou nesta segunda-feira (4) que protocolou uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra...

edit post
13º salário deve injetar R$ 321,4 bilhões na economia e impulsionar consumo no fim de 2025

13º salário deve injetar R$ 321,4 bilhões na economia e impulsionar consumo no fim de 2025

por Kayene Simao
04/11/2025

A projeção é que o pagamento do 13º salário movimente cerca de R$ 321,4 bilhões na economia brasileira em 2025,...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Syngenta abre inscrições para programa de estágio com 60 vagas em todo o país

Syngenta abre inscrições para programa de estágio com 60 vagas em todo o país

por Kayene Simao
04/11/2025

A multinacional Syngenta anunciou a abertura de inscrições para o seu Programa de Estágio 2026, que oferece cerca de 60...

edit post
Indústria 4.0 reforça a importância da cibersegurança nas fábricas conectadas

Indústria 4.0 reforça a importância da cibersegurança nas fábricas conectadas

por Kayene Simao
04/11/2025

A chamada Indústria 4.0 transformou a forma como fábricas operam. Máquinas interligadas, processos automatizados e dados trafegando em tempo real...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d