O Bloco da Lexa animou o circuito de megablocos Preta Gil na manhã deste domingo (25) e levou milhares de pessoas para a Rua Primeiro de Março, no centro do Rio de Janeiro. Às 8h, na abertura da programação, a cantora empolgou o público do alto do trio elétrico com sucessos que marcaram seu retorno aos blocos de rua da cidade.
Lexa havia se afastado do carnaval após a perda da filha Sofia, em fevereiro de 2025, três dias depois do nascimento da menina. No desfile deste ano, a artista apareceu com figurino colorido em homenagem à pluralidade musical brasileira, tema escolhido para o carnaval de 2026.
A apresentação foi aberta com Sinais de Fogo, sucesso de Preta Gil, que morreu em 2025 após longo tratamento contra um câncer e dá nome ao circuito de megablocos do Rio. O repertório incluiu ainda músicas como Sapequinha, Chama Ela e Só Depois do Carnaval, além de Combatchy, parceria com Anitta e Luísa Sonza, e Amiga com Amiga, lançada na semana passada com MC GW e MC Carol.
A animação no trio contou também com participações de Lorena Simpson, MC Nito, Lenny e DJ Jhury. O encerramento ficou por conta do cantor Naldo Benny, que dividiu o palco com Lexa.
Segundo o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, o segundo dia de megablocos e o segundo fim de semana de desfiles confirmam que o Rio já vive plenamente o clima do carnaval. “A cidade vive uma ocupação intensa, alegre e diversa dos espaços públicos, com milhões de pessoas nas ruas celebrando de forma organizada, segura e democrática”, afirmou.
Zona sul
Além do centro, foliões se espalharam por outros pontos da cidade neste domingo. No Largo dos Leões, no Humaitá, zona sul, o tradicional bloco Só Caminha atraiu quem preferiu fugir dos megablocos. Com o tema de contos de fadas, escolhido para estimular o uso de fantasias, o desfile agradou públicos de diferentes idades.
Criado em 2009, o Só Caminha conta atualmente com cerca de 100 integrantes na bateria, comandada pelo mestre Caliquinho, que já integrou a bateria da escola de samba São Clemente.
Chá da Alice
As apresentações no circuito de megablocos Preta Gil em 2026 começaram no sábado (24) com o Chá da Alice, que, mesmo debaixo de chuva, reuniu milhares de foliões no centro do Rio. Com proposta de diversidade e liberdade de expressão, o bloco recebeu o cantor mexicano Christian Chávez, do grupo RBD, em sua estreia no carnaval de rua da cidade.
“No ano passado, eu tive a oportunidade de desfilar na Sapucaí com a Grande Rio e agora estou aqui com vocês num megabloco. Obrigado, Chá da Alice, pelo convite. É um prazer”, disse Chávez, do alto do trio.
Entre fantasias inspiradas no universo de Alice no País das Maravilhas, o público cantou e dançou ao som de sambas e pagodes do grupo Sambay, primeira roda de samba LGBTQIAPN+ do Brasil, que também homenageou Preta Gil com Sinais de Fogo. O axé do Babado Novo, com a vocalista Mari Antunes, animou os foliões com sucessos como Bola de Sabão e De Janeiro a Janeiro.
Outros hits, como Eva, da Banda Eva, Macetando, de Ivete Sangalo, e Melô do Tchan, do grupo É o Tchan, completaram a festa. “O Chá da Alice sempre foi sobre criar um ambiente divertido e inclusivo. Este ano, o bloco reforça esse compromisso, celebrando a diversidade em todas as suas formas”, afirmou o criador do bloco, Pablo Falcão.
Em 2026, 452 blocos vão desfilar no carnaval de rua do Rio, em uma temporada que segue até o dia 22 de fevereiro. A programação completa pode ser consultada no aplicativo Blocos do Rio 2026 ou no site oficial do evento.
Com informação Agência Brasil.






















