A principal área de negociação da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (cop30), conhecida como Zona Azul, reabriu na manhã desta sexta-feira (21) para retomada dos trabalhos. As sessões foram reiniciadas às 9h em algumas das salas de negociação.
Os pavilhões nacionais — área afetada por um incêndio na tarde de quinta-feira (20) — permanecerão isolados até o fim da conferência e não sediarão mais atividades. O incidente levou à interrupção de parte das negociações e deve impactar o andamento das discussões.
Na noite de quinta-feira, o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, afirmou que a suspensão temporária dos trabalhos deverá exigir a ampliação da programação inicialmente prevista.
A conferência estava programada para terminar nesta sexta-feira, mas Corrêa do Lago explicou, em entrevista à TV Brasil, que é comum que as reuniões se estendam além do previsto devido à complexidade das negociações e à necessidade de consenso sobre medidas para acelerar a ação climática global e limitar o aquecimento do planeta a 1,5°C.
Ainda não há nova data de encerramento. “Vamos ver até quando dura. As COPs, em geral, duram mais do que o previsto. Estávamos querendo adiantar, mas vamos ver como fazer”, declarou.
O presidente destacou que o mais importante é garantir resultados consistentes que contribuam para políticas climáticas eficazes e impactem positivamente a vida das pessoas.
Com informação// Agência Brasil.






















