Os candidatos que farão as provas de ciências da natureza e matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, no próximo domingo (16), têm à disposição o aplicativo MEC Enem – Simuladão do Enem para revisão de conteúdos e organização dos estudos.
Lançada pelo Ministério da Educação (MEC), a ferramenta está disponível para download nas lojas Apple Store e Google Play e também pode ser acessada pela internet. Para utilizá-la, o estudante deve se conectar com login Gov.br e realizar um breve cadastro.
Recursos oferecidos
Após o acesso, a plataforma disponibiliza conteúdos em vídeo, apostilas e outras funcionalidades, entre elas:
- trilhas de estudo segmentadas por nível de complexidade e área do conhecimento;
- simulados completos com questões de edições anteriores do Enem;
- simulados específicos por área;
- assistente virtual com inteligência artificial para elaboração de planos de estudo personalizados;
- ferramenta de tira-dúvidas baseada em conteúdos relacionados ao exame.
O desempenho do usuário fica registrado em um perfil privado, com opção de compartilhamento nas redes sociais.
Segundo dia de provas
No domingo (16), os participantes responderão questões de ciências da natureza e suas tecnologias, além de matemática e suas tecnologias. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. A prova terá início às 13h30 e se estenderá até as 18h30 — meia hora a menos que no primeiro dia.
Reaplicação
Candidatos que perderam o primeiro dia de prova por problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas podem solicitar a reaplicação. O exame será reaplicado em 16 e 17 de dezembro. Os pedidos devem ser feitos na Página do Participante, entre 17 de novembro e 21 de novembro, até as 12h (horário de Brasília).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que, se possível, esses participantes realizem normalmente o segundo dia de exame.
Cronograma no Pará por causa da cop30
Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o cronograma do Enem foi alterado devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30). Nessas cidades, o primeiro dia de provas ocorrerá em 30 de novembro e o segundo, em 7 de dezembro.
Fonte//Agência Brasil.






















