Em um post nas redes sociais, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reagiu a uma reportagem do UOL News, que destacou a avaliação do ex-embaixador Rubens Barbosa sobre a escolha de Marco Rubio como chefe das negociações comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
Segundo a publicação do portal, Rubens Barbosa afirmou que a decisão do presidente Donald Trump de nomear Rubio para liderar o diálogo “tende a dificultar as conversas”, uma vez que o secretário de Estado norte-americano é conhecido por adotar posições mais duras contra governos alinhados à esquerda.
O ex-embaixador ressaltou que Rubio historicamente defende sanções firmes a países da América Latina sob regimes de esquerda e que isso poderia tornar as discussões menos flexíveis em um momento de tentativa do governo brasileiro de reduzir as tarifas de importação.
Em resposta, Eduardo Bolsonaro discordou da análise e afirmou que a escolha de Trump representa um ponto positivo para o Brasil.
“Não complica o Brasil, nos ajuda! O secretário Rubio conhece bem a América Latina. Sabe muito bem como funcionam os regimes totalitários da esquerda da região. Sabe como o Judiciário foi instrumentalizado como ferramenta de perseguição política. Ele não cairá nesse papo furado do regime, de independência de um Judiciário aparelhado. A escolha do presidente Trump só complica o regime de exceção. GolAÇO!”, escreveu o parlamentar.
A fala de Eduardo Bolsonaro ocorre após o telefonema entre Lula e Trump, que retomou o diálogo diplomático direto entre os dois países e incluiu discussões sobre tarifas comerciais, cooperação econômica e a participação dos EUA na cop30, que será realizada em Belém (PA) em 2025.