O turismo internacional no Brasil registrou resultados expressivos em 2025, consolidando-se como um dos principais vetores da economia. Entre janeiro e agosto, visitantes estrangeiros deixaram R$ 29,1 bilhões (US$ 5,448 bilhões) no país, em gastos com hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras. O montante representa um crescimento superior a 11% em relação ao mesmo período de 2024.
O número acompanha o recorde de entrada de turistas estrangeiros, que já ultrapassa 7 milhões até setembro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26/09) pelo Banco Central e analisados pelo Ministério do Turismo. Segundo o levantamento, entre 11 categorias de serviços avaliadas, as receitas de viagens de estrangeiros ficam atrás apenas das geradas por serviços de negócios.
Em agosto, o fluxo internacional também foi positivo: os visitantes injetaram US$ 565 milhões na economia brasileira, ligeiramente acima do registrado no mesmo mês de 2024 (US$ 555 milhões).
Impacto econômico
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os resultados demonstram o papel crescente do setor.
“As receitas crescem mês após mês, refletindo o resultado de ações do governo federal para consolidar o turismo como um dos principais setores econômicos do país”, afirmou.
Na mesma linha, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância do setor para a geração de empregos e renda:
“São bilhões de dólares que os visitantes estrangeiros deixam no mercado brasileiro anualmente, movimentando toda uma cadeia produtiva formada, em grande parte, por micro e pequenos empresários.”
Plano Brasis
Em paralelo ao crescimento do turismo, o governo aposta em estratégias de longo prazo. O Plano Brasis, desenvolvido em parceria com a Embratur e o Sebrae, estabelece diretrizes de promoção internacional do Brasil até 2027.
O documento, alinhado ao Plano Nacional de Turismo 2024–2027, foi elaborado com a participação de estados, municípios, entidades do setor turístico, setor privado e sociedade civil. Seu objetivo é posicionar o país como destino internacionalmente reconhecido pela diversidade cultural, experiências autênticas e práticas sustentáveis.
A estratégia é estruturada em cinco objetivos principais, que se desdobram em caminhos estratégicos, direcionamentos táticos e um conjunto de programas e projetos a serem implementados ao longo dos próximos anos.