O CEO da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, afirmou acreditar que a inteligência artificial ultrapassará a capacidade humana antes do fim da década.
Em entrevista à Axel Springer Global Reporters Network, Sam Altman disse que os avanços dos últimos três anos mostram que os desafios restantes para alcançar a chamada inteligência artificial geral (AGI) não devem ser obstáculos insuperáveis.
“Certamente diria que até o final desta década, até 2030, se não tivermos modelos extraordinariamente capazes que façam coisas que nós mesmos não podemos fazer, eu ficaria muito surpreso”, afirmou Altman, em trecho divulgado pelo Business Insider.
Inteligência Geral
A AGI é definida como a capacidade de aplicar conhecimento a situações novas, envolvendo criatividade e abstração — atributos até agora exclusivos dos seres humanos. O teste ARC (Abstraction and Reasoning Corpus), criado em 2019, é considerado um dos principais medidores dessa habilidade.
Apesar do otimismo de Altman, a revista Scientific American publicou em julho que a inteligência geral continua sendo um dos maiores obstáculos para programas como o ChatGPT.
Impacto no trabalho
Quando questionado sobre empregos, Altman preferiu falar em tarefas:
“Posso imaginar facilmente um mundo onde 30% a 40% das tarefas que acontecem na economia hoje sejam realizadas por IA em um futuro não muito distante”, disse, lembrando que muitas profissões que existiam há 30 anos já não existem mais.
Risco e alinhamento ético
Altman também abordou preocupações comuns sobre a possibilidade de máquinas se voltarem contra a humanidade:
“Acredito que essa ferramenta será extremamente capaz. Mesmo que não tenha intencionalidade, pedir para que faça algo pode ter consequências que não entendemos. Por isso é muito importante alinhá-la com os valores humanos.”
O debate sobre a inteligência artificial geral (AGI) tem crescido à medida que empresas de Tecnologia avançam rapidamente no desenvolvimento de modelos de linguagem. A previsão de Altman reforça tanto as expectativas quanto os receios sobre o impacto da IA na economia, no trabalho e na sociedade nas próximas décadas.
Este conteúdo foi publicado originalmente por Straight Arrow News: “Sam Altman predicts AI will outsmart humanity by 2030”.