O número de novas empresas tem crescido no Brasil. Em julho foram registrados 250 mil novos negócios, sendo 212 mil microempreendedores individuais (MEIs), representando 85%. E ao abrir uma empresa, essa parcela da população tem direito a diversos benefícios, como plano de saúde, desconto na aquisição de automóveis e até benefícios previdenciários, e que muitas pessoas não sabem.
De acordo com Alexandre de Carvalho, contador há mais de 15 anos e um dos fundadores de Easymei, plataforma recém lançada de auxílio e gestão para microempreendedores, a formalização aumenta o leque de possibilidades do trabalhador brasileiro e ainda com vantagens. “É comum que as pessoas pensem que apenas quem é registrado como CLT tem benefícios, mas o MEI também tem, apesar de serem oportunidades diferentes. Abrir uma microempresa significa criar novas oportunidades de trabalho, como vender e prestar serviços para empresas com emissão de nota fiscal e até participar de licitações do governo”, explica.
Veja quais são os benefícios:
Benefícios previdenciários: Ao se formalizar, o MEI passa a ter coberturas de aposentadoria por idade, com mulheres aos 60 anos e homens aos 65 anos; auxílio doença ou aposentadoria por invalidez com contribuição necessária de 12 meses; salário maternidade com pagamento de impostos por 10 meses; pensão por morte e auxílio reclusão com duração variável para o beneficiário, no caso do óbito do cônjuge ou familiar.
Desconto na compra de carro: As montadoras oferecem desconto para o que o empresário tenha a oportunidade de comprar um veículo 0 km. Para aproveitá-lo, é preciso entrar em contato com a montadora para entender a política de cada uma, já que o desconto pode ir de 2,5% a 30%.
Plano de saúde: Desde 2018, a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) liberou que empresários individuais pudessem ter plano de saúde empresarial. E isso inclui o MEI. A vantagem desse modelo de contratação é uma redução de até 35% do valor. Para adquirir um plano, é necessário ter uma empresa ativa há pelo menos 6 meses e contar com, no mínimo, um dependente, que pode ser um funcionário do MEI ou um familiar.⠀
Cartão BNDES: Uma das facilidades dos microempreendedores individuais é ter acesso ao cartão BNDES, que serve para financiar investimentos de qualquer tipo – dentro do limite máximo de faturamento. Para ter esse cartão, você precisa ter uma conta aberta em um dos bancos emissores e acessar o site do cartão para solicitá-lo.
Crédito: O microempresário individual pode conseguir crédito com taxas atraentes em bancos que oferecem a oportunidade de empréstimo fácil ao microempreendedor.
Para manter as obrigações do MEI de forma fácil no dia a dia, acesse www.easymei.com.br.
O Easymei
Fundada em 2020, a startup disponibiliza uma plataforma de auxílio e gestão para microempreendedores. A ideia é que quem é MEI tenha acesso a um apoio para criação e gestão do seu negócio, bem como o controle financeiro necessário dentro de uma empresa. A ferramenta oferece ajuda desde a criação da empresa, geração do recibo, geração do imposto (DAS), entrega da sua Declaração Anual até o controle dos relatórios.