• Recentes
  • Tendências
edit post
Mês das Mães: como as marcas de cosméticos entregam produtos com qualidade

Mês das Mães: como as marcas de cosméticos entregam produtos com qualidade

27/05/2024
edit post
TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2026

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2026

06/12/2025
edit post
2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

06/12/2025
edit post
Movimento de saques cresce com pagamento do 13º salário

Movimento de saques cresce com pagamento do 13º salário

06/12/2025
edit post
Delivery cresce 27% em novembro e impulsiona faturamento do Food Service

Delivery cresce 27% em novembro e impulsiona faturamento do Food Service

06/12/2025
edit post
Exploração ilegal de madeira domina 62% da área no Amazonas, aponta Imazon

Exploração ilegal de madeira domina 62% da área no Amazonas, aponta Imazon

05/12/2025
edit post
Favelas concentram menor arborização e infraestrutura urbana, aponta IBGE

Favelas concentram menor arborização e infraestrutura urbana, aponta IBGE

05/12/2025
edit post
Incêndio em equipamento de solo leva à retirada de passageiros no Aeroporto de Guarulhos

Incêndio em equipamento de solo leva à retirada de passageiros no Aeroporto de Guarulhos

05/12/2025
edit post
Saques superam depósitos na poupança em novembro, aponta Banco Central

Saques superam depósitos na poupança em novembro, aponta Banco Central

05/12/2025
edit post
Metrô de São Paulo inicia operação 24 horas aos fins de semana em fase experimental

Metrô de São Paulo inicia operação 24 horas aos fins de semana em fase experimental

05/12/2025
edit post
Favelas concentram maiores restrições de acesso a serviços urbanos, aponta IBGE

Favelas concentram maiores restrições de acesso a serviços urbanos, aponta IBGE

05/12/2025
edit post
Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

Inteligência Artificial deve consolidar papel estratégico na economia a partir de 2026

05/12/2025
edit post
Principais riscos globais para 2025 incluem recessão, fragilidades sociais e avanço da desinformação

Principais riscos globais para 2025 incluem recessão, fragilidades sociais e avanço da desinformação

05/12/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sábado, 6 dezembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Corporativas

Mês das Mães: como as marcas de cosméticos entregam produtos com qualidade

Redação por Redação
27/05/2024
em Notícias Corporativas
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
Mês das Mães: como as marcas de cosméticos entregam produtos com qualidade

Mês das Mães: como as marcas de cosméticos entregam produtos com qualidade

CompartilharCompartilhar

De acordo com a pesquisa da Opinion Box, 49% dos brasileiros que pretendem presentear suas mães no mês de maio compram produtos de beleza e cosméticos. Já outro levantamento, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), também aponta que os perfumes e cosméticos estão como a segunda principal opção dos consumidores, atrás apenas de roupas, calçados ou acessórios.

Talvez você goste de ver:

Construindo reputação e credibilidade: como fortalecer a imagem institucional da sua empresa na mídia

Nestlé demite CEO Global após relacionamento romântico com funcionária – Executivo estava na empresa desde 1986

Banco do Brasil firma parceria com startups finalistas de edital de inovação no agronegócio

Esse interesse reflete a importância desses itens como presentes, uma vez que oferecem uma ampla gama de opções para atender aos diferentes gostos e necessidades do público feminino. Porém, por trás das vendas, está uma complexa cadeia de eventos que permitem a chegada dos produtos aos seus destinos. Desde a concepção até a entrega, cada etapa requer precisão, planejamento e um intrincado equilíbrio de produção, programação e transporte, entregando produtos com qualidade e com o mínimo de perdas.

“O Mês das Mães é uma das épocas mais movimentadas para o setor de cosméticos, com os consumidores buscando presentes especiais para homenagear seus familiares. No entanto, essa demanda aumentada traz consigo uma série de desafios que as empresas do setor devem enfrentar para garantir que os produtos cheguem às mãos dos consumidores de maneira eficiente e oportuna”, explica Fabio Sas, sócio e diretor comercial da Linear Softwares Matemáticos, uma das principais empresas brasileiras de softwares voltados para a otimização de processos de supply chain.

Planejamento e demanda

De acordo com a pesquisa da empresa de consultoria McKinsey Global Institute, o mercado de beleza deve atingir cerca de US$ 580 bilhões até 2027, revelando o desafio das marcas de precisarem suprir o consumo acentuado em um mercado em expansão e que já possui vendas elevadas em outras épocas do ano.

Ler  Inovações que constroem o futuro dos serviços financeiros

No caso do Dia das Mães, o planejamento se inicia meses antes da data comemorativa, com as empresas analisando a demanda esperada levando em consideração uma série de fatores, como tendências de mercado, comportamento do consumidor e histórico de vendas.

Essa previsão é crucial para determinar a quantidade de produtos a serem produzidos, evitando tanto a escassez quanto o excesso de estoque. Devido à janela de produção limitada, são necessárias estratégias para maximizar a eficiência e garantir que os produtos estejam prontos para serem distribuídos, atendendo à demanda e proporcionando uma experiência satisfatória aos consumidores.

Vale lembrar que, diferentemente da Páscoa ou do Natal, por exemplo, datas em que os produtos principais são extremamente sazonais (ovo de chocolate e panetone), ter artigos não vendidos até a data do Dia das Mães não é algo tão punitivo, pois a grande maioria ainda pode ser comercializada após o período, seja com promoções ou descontos especiais.

“Porém, é claro que a programação rigorosa da produção ainda é essencial, evitando rupturas e quebras nas vendas devido a elevada demanda. Se o produto não está na prateleira, seja ela física ou digital, o consumidor compra outro. É simples. No final, isso é prejuízo para a marca, pois muito provavelmente ele irá procurar o artigo similar na concorrente e realizar a compra”, explica Fabio.

Alinhamento com estratégias de marketing

No setor de cosméticos e produtos de beleza, o alinhamento entre as estratégias de marketing e a gestão da cadeia de suprimentos desempenha um papel fundamental, especialmente durante períodos importantes, como o Mês das Mães. A categoria é conhecida por investir pesadamente em marketing devido à sua natureza altamente competitiva e à constante busca por atrair e reter clientes.

De acordo com o levantamento Digital AdSpend 2023, realizado pelo IAB Brasil, em parceria com a Kantar Ibope Media, o setor de higiene e beleza foi o terceiro que mais aumentou investimentos em marketing online no Brasil em 2023, um incremento de 42% ante o ano anterior. A edição de 2022 da pesquisa já havia apontado um aumento de 85% em relação a 2021.

Ler  LTIMindtree e Snowflake intensificam compromisso conjunto para permitir que empresas acelerem a jornada de adoção da IA

Sendo assim, o planejamento também inclui as equipes de marketing analisando as tendências do mercado e as campanhas de publicidade planejadas para o mês. Essas informações são essenciais para que a equipe de cadeia de suprimentos possa prever com precisão quais produtos serão os mais populares e em que volumes. Com base na previsão, a gestão de estoque pode planejar antecipadamente a quantidade necessária de produtos para atender às expectativas dos consumidores.

Armazenamento e distribuição

Como as empresas não possuem capacidade de produção para atender toda a demanda de uma só vez, a produção deve começar muito tempo antes da data comemorativa. Isso traz novos desafios, pois essa grande quantidade de artigos deve ser armazenada de maneira correta, a fim de manter as características originais das mercadorias, mas também levando em conta a eficiência e produtividade.

Outro fator a ser levado em conta é que o setor de cosméticos geralmente oferece uma grande variedade de produtos. Gerenciar essa diversidade pode ser complicado, especialmente quando se trata de prever quais itens serão os mais populares. Além disso, muitos dos artigos do setor de cosméticos e beleza possuem baixa durabilidade, visto que o consumidor atual exige cada vez mais produtos naturais e sem conservantes químicos. Isso acaba influenciando tanto o tempo quanto a maneira de armazenar e transportá-los.

“Muitas vezes, em um país quente como o Brasil, os produtos devem ser estocados em armazéns climatizados, meses antes de chegarem às prateleiras. Além disso, as marcas devem planejar onde serão os locais para armazenar esses itens, levando em conta uma série de informações, como capacidade de atendimento, demanda, impostos e transporte”, explica o diretor.

Nesse sentido, soluções avançadas podem ajudar as marcas a superarem desafios complexos da cadeia de produção. Com uma ferramenta de planejamento diário de distribuição primária de produtos finais, é possível realizar todo o planejamento de abastecimento e composição de cargas, determinado pela demanda do mercado e pela produção fabril da empresa.

“Com os desafios impostos no gerenciamento da capacidade de produção e armazenamento, é fundamental buscar soluções inovadoras para otimizar os processos e garantir que os consumidores tenham acesso aos produtos no momento certo e com a qualidade desejada”, conclui Fabio.

Ler  Dia Mundial da Saúde: Chás auxiliam no bem-estar geral

Mês das Mães: como as marcas de cosméticos entregam produtos com qualidade 304441?partnerId=1858

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: ATACADO E VAREJOINDUSTRIA DE NÃO DURÁVEISModaTecnologia
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Construindo reputação e credibilidade: como fortalecer a imagem institucional da sua empresa na mídia

por Kayene Simao
27/11/2025
edit post
Construindo reputação e credibilidade: como fortalecer a imagem institucional da sua empresa na mídia

A definição precisa da identidade corporativa tem se tornado um dos pilares essenciais para empresas que buscam consolidar sua imagem institucional em um ambiente marcado por fluxos intensos...

Leia maisDetails

Nestlé demite CEO Global após relacionamento romântico com funcionária – Executivo estava na empresa desde 1986

por Kelly Couto
02/09/2025
edit post
Nestlé demite CEO Global após relacionamento romântico com funcionária – Executivo estava na empresa desde 1986

A Nestlé, maior empresa de alimentos do mundo, anunciou nesta segunda-feira a demissão imediata de seu CEO Global, Laurent Freixe, após uma investigação interna que revelou um relacionamento...

Leia maisDetails

Banco do Brasil firma parceria com startups finalistas de edital de inovação no agronegócio

por Tábata Férlin
25/04/2025
edit post
Banco do Brasil firma parceria com startups finalistas de edital de inovação no agronegócio

O ecossistema digital Broto, voltado ao agronegócio e vinculado ao Banco do Brasil, firmou protocolos de intenção com duas startups finalistas do Edital Inovação e Negócios. As empresas...

Leia maisDetails

Gardini Law marca presença na Brazil conference: evento global realizado em Harvard e MIT

por Redação
18/04/2025
edit post
Gardini Law marca presença na Brazil conference: evento global realizado em Harvard e MIT

A Gardini Law, referência no setor jurídico, destacando-se em áreas cruciais como leis de imigração e nacionalidade dos EUA, esteve presente na Brazil Conference, um evento de prestígio...

Leia maisDetails

Rosh lançará ferramenta de análise publicitária no Web Summit 2025

por Tábata Férlin
11/04/2025
edit post
Rosh lançará ferramenta de análise publicitária no Web Summit 2025

A Rosh, referência em campanhas, conteúdo para social media e inteligência digital, apresentará no Web Summit Rio 2025 a plataforma Rosh Insights, uma solução inovadora que promete transformar...

Leia maisDetails
edit post
TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2026

TSE conclui teste público de segurança das urnas eletrônicas para as eleições de 2026

por Taysa Medeiros
06/12/2025

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (5) o teste público de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas...

edit post
2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

2026 se aproxima como um dos anos mais favoráveis para novos empreendedores

por Kayene Simao
06/12/2025

O ambiente digital brasileiro continua em expansão e deve favorecer a abertura de novos negócios em 2026. O país já...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Movimento de saques cresce com pagamento do 13º salário

Movimento de saques cresce com pagamento do 13º salário

por Kayene Simao
06/12/2025

O fluxo de saques nos caixas eletrônicos do Banco24Horas registrou forte alta entre 28 de novembro e 1º de dezembro,...

edit post
Delivery cresce 27% em novembro e impulsiona faturamento do Food Service

Delivery cresce 27% em novembro e impulsiona faturamento do Food Service

por Kayene Simao
06/12/2025

O setor de Food Service registrou crescimento significativo em novembro de 2025, impulsionado principalmente pelo avanço dos pedidos via delivery....

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d