• Recentes
  • Tendências
edit post
Agronegócio também pode se beneficiar com o marketing digital

Agronegócio também pode se beneficiar com o marketing digital

27/06/2023 - Atualizado em: 09/11/2023
edit post
Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

31/07/2025
edit post
Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

31/07/2025
edit post
Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

31/07/2025
edit post
Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

31/07/2025
edit post
Venda de imóveis rurais no Brasil exige atenção à legislação e ao planejamento tributário

Venda de imóveis rurais no Brasil exige atenção à legislação e ao planejamento tributário

31/07/2025
edit post
Planejamento contábil torna-se estratégico para a sobrevivência das empresas

Planejamento contábil torna-se estratégico para a sobrevivência das empresas

31/07/2025
edit post
Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

Confiança do comércio recua em julho após três meses de alta

31/07/2025
edit post
Goiás registra queda expressiva nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2025

Goiás registra queda expressiva nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2025

31/07/2025
edit post
Brasil retoma embarques de petróleo aos EUA após isenção de tarifas

Brasil retoma embarques de petróleo aos EUA após isenção de tarifas

31/07/2025
edit post
Do gesto polêmico ao gol salvador: os momentos que marcaram a noite da Copa do Brasil

Do gesto polêmico ao gol salvador: os momentos que marcaram a noite da Copa do Brasil

31/07/2025
edit post
Ministro Alexandre de Moraes vai ao clássico Corinthians x Palmeiras e é flagrado fazendo gesto obsceno durante a partida

Ministro Alexandre de Moraes vai ao clássico Corinthians x Palmeiras e é flagrado fazendo gesto obsceno durante a partida

31/07/2025
edit post
Microsoft registra salto com serviços de nuvem e bate recorde de gastos com IA

Microsoft registra salto com serviços de nuvem e bate recorde de gastos com IA

30/07/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quinta-feira, 31 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Agro

Agronegócio também pode se beneficiar com o marketing digital

Tábata Férlin por Tábata Férlin
27/06/2023 - Atualizado em: 09/11/2023
em Agro
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Foto: Freepik

Foto: Freepik

CompartilharCompartilhar

O setor de agronegócio do Brasil cresceu 21% no início de 2023, alavancando o aumento de 1,9% no PIB do país.

Talvez você goste de ver:

Venda de imóveis rurais no Brasil exige atenção à legislação e ao planejamento tributário

Aumenta o Número de Recuperações Judiciais no Agronegócio no Início de 2025

Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

O desempenho do agronegócio entre janeiro e março garantiu um superavit de US$ 8,69 bilhões, possibilitando que o PIB atingisse 0,6% a mais do que as expectativas dos economistas.

A expansão das vendas é uma oportunidade para as empresas investirem em autoridade e visibilidade no mercado.

De acordo com a oitava pesquisa Hábitos do Produtor Rural, da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro, 74% dos produtores usam a internet para se atualizar.

Além disso, a oferta de rede no meio rural está disponível para 91% dos produtores de animais e 88% dos agricultores.

O mercado online tem, gradualmente, atraído mais a atenção das pessoas, tanto que 87% dos usuários já fazem as suas compras pela internet, segundo pesquisa da All Inn, em parceria com a Opinion Box.

O número demonstra que a internet tem se tornado um grande espaço de procura, compra e venda de produtos variados.

Segundo o índice gMaturity do Google, que mede o grau de maturidade digital de grandes empresas, seis em cada dez companhias brasileiras conquistaram classificações mais avançadas de maturidade digital em 2022, sinal do aumento de investimentos e trabalhos no marketing online.

A criação de estratégias de comunicação e de divulgação de uma marca do agronegócio é importante por levar em conta peculiaridades, como as características dos produtos e os seus períodos de colheita, os desejos do perfil de cliente, os canais de distribuição, os tratamentos de responsabilidade social, entre outros fatores.

De acordo com a Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA), o marketing digital tem transformado os negócios rurais.

Com a expansão desse mercado, surge a necessidade das empresas fortalecerem suas marcas, adquirindo maior autoridade e agregando mais valor a seus serviços.

Ler  Produtos agrícolas: 4 dicas para agregar mais valor

Marketing digital e as oportunidades para o agronegócio

Durante o evento SuperAgro 2023, o sócio da McKinsey & Company, Mikael Djanian, destacou que o Brasil é o país que registrou o maior crescimento no processo de digitalização do fornecimento de insumos.

Ou seja, os canais digitais têm adquirido relevância no mercado voltado à agropecuária.

Parte desse Comércio eletrônico tem início em plataformas de buscas, como o Google e o Bing, o que torna importante que empresas da cadeia do agronegócio firmem suas presenças online.

Quando alguém pesquisa no Google por uma informação – como uma marca, um produto ou um serviço – o buscador apresenta uma lista de sites como resposta.

Depois dos links patrocinados, encontram-se os resultados com melhor desempenho, aqueles que respondem melhor ao termo buscado pelo usuário, segundo os parâmetros da plataforma de buscas.

Mas disputar por espaço na primeira página de resultados dos buscadores e conquistar a maior quantidade de cliques demandam um bom trabalho de marketing digital.

Segundo especialistas do setor, a otimização para mecanismos de busca – Search Engine Optimization (SEO) – ajuda a alcançar esse objetivo, sendo um dos pilares da estratégia online.

Por meio do SEO, é possível melhorar aspectos técnicos e de conteúdo dentro de um site para que ele seja mais facilmente encontrado pelo Google.

Um e-commerce de insumos para a agroindústria, por exemplo, precisa estar preparado para aparecer entre os primeiros resultados de busca para termos como sementes, fertilizantes e pesticidas, quando pesquisados por compradores.

O marketing digital será responsável por garantir que se chegue a esse objetivo.

O trabalho de SEO pode ser realizado dentro de um site (SEO on page), com melhorias em sua estrutura, conteúdo e linkagem – privilegiando palavras-chave estratégicas – ou fora do site (SEO off page), quando se utiliza da autoridade de sites já bem avaliados pelos buscadores para crescer.

Este trabalho pode ser realizado por uma agência de link building, que irá desenvolver uma rede de backlinks, indicando que um domínio também é relevante e merece destaque no Google ou no Bing.

Ler  Novo PAC contempla agronegócio com investimento em logística e pesquisa

O agronegócio dispõe de um espaço amplo para produção de marketing de conteúdo, para alavancar o SEO on page.

Parte desse esforço consiste na criação de um blog sobre a diversidade de sementes, a utilização de fertilizantes, a sazonalidade das colheitas e as suas especificidades, a produção de alimentos de origem animal e vegetal, o controle biológico e a bioeconomia.

Responder ao que os usuários buscam na internet é uma estratégia para um site conquistar novos visitantes e atrair leads.

O marketing de conteúdo possibilita que empresas de outros setores na cadeia do agronegócio cheguem até um site, estabelecendo novas comunicações, trocas comerciais, produção, convite para eventos, etc.

A busca por informações é uma das etapas da jornada de muitos clientes, porque permite uma avaliação técnico-profissional da empresa vendedora.

Sazonalidade é oportunidade para o marketing digital

Outra oportunidade para as empresas é o aproveitamento da sazonalidade para promover o marketing de evento, pois ele permite a conquista de ganhos apesar das dificuldades naturais da colheita.

De acordo com o período do ano, o ciclo produtivo se alterna e, com isso, as companhias podem promover eventos, campanhas e gerar conteúdos específicos para cada época.

Dessa maneira, é possível diversificar os conteúdos das publicações, atrair clientes com diferentes interesses e novos mercados.

Em fevereiro, por exemplo, são encontrados nos estabelecimentos legumes, como a berinjela japonesa e a pimenta vermelha, enquanto nas bancas de verduras, são vendidos o gengibre com folhas e a chicória.

Cada um desses alimentos possui os seus benefícios nutricionais, mas também seus desafios durante a produção e a colheita.

Nesse ponto, surge a oportunidade das empresas de agronegócio trabalharem com conteúdos educativos.

Os usuários da internet podem buscar por vantagens de consumir verduras, frutas e legumes da época para economizar, buscando também explicações para essa situação e os desafios dos produtores rurais.

Conforme o detalhamento e a qualidade do texto, o link para o conteúdo pode ser compartilhado por outros domínios e repassado entre usuários de redes sociais.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
Ler  Seis produtos da agricultura familiar terão bônus de desconto do PGPAF

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: Agronegociomarketing digital
CompartilhamentosTweet
Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
  • Gestão de projetos digitais
Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

Artigos recomendados

Venda de imóveis rurais no Brasil exige atenção à legislação e ao planejamento tributário

por Kayene Simao
31/07/2025
edit post
Venda de imóveis rurais no Brasil exige atenção à legislação e ao planejamento tributário

O agronegócio brasileiro é um dos principais pilares da economia nacional, gerando empregos e representando parcela significativa do Produto Interno Bruto (PIB). Dentro desse setor, o mercado de...

Leia maisDetails

Aumenta o Número de Recuperações Judiciais no Agronegócio no Início de 2025

por Kayene Simao
15/07/2025
edit post
Inflação acelera em março e pressiona metas do governo; agropecuária impulsiona atividade econômica

Alta nos pedidos reflete desafios econômicos enfrentados por produtores e empresas do setor, com destaque para aumento entre pessoas físicas e segmentos como criação de bovinos e cultivo...

Leia maisDetails

Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

por Kayene Simao
07/07/2025
edit post
Proposta de Taxação de LCIs e LCAs Gera Preocupação no Setor Agropecuário

Uma proposta do Governo Federal de tributar os rendimentos de Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) tem gerado apreensão entre especialistas e...

Leia maisDetails

São Paulo reestrutura Defesa Agropecuária e moderniza fiscalização sanitária

por Kayene Simao
02/07/2025
edit post
Distribuidores de Insumos e o Mercado de Capitais: Como a Inovação Financeira Está Transformando o Agronegócio

A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo passou por uma reestruturação institucional e agora atua como Diretoria de Defesa Agropecuária, conforme estabelece a Resolução SAA nº 41,...

Leia maisDetails

Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

por Kayene Simao
26/06/2025
edit post
Uso de criptomoedas ganha espaço no agronegócio como estratégia contra alta tributária

O agronegócio brasileiro tem incorporado novas práticas financeiras diante das mudanças no ambiente tributário. O aumento da carga fiscal sobre instrumentos tradicionais, como os Certificados de Recebíveis do...

Leia maisDetails
edit post
Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

Consórcio se destaca como opção alternativa de presente para o Dia dos Pais

por Kayene Simao
31/07/2025

Com a aproximação do Dia dos Pais, muitos consumidores buscam alternativas criativas e significativas para presentear. Em vez dos tradicionais...

edit post
Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

Setor de Saúde avança em inovação em Facilities, enquanto outros segmentos ainda enfrentam desafios

por Kayene Simao
31/07/2025

A gestão de facilities no Brasil apresenta níveis distintos de desenvolvimento tecnológico conforme o setor analisado. Uma pesquisa da Associação...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

Brasileiros podem viajar para mais de 170 países sem visto de turismo

por Kayene Simao
31/07/2025

Diante das recentes mudanças nas regras de visto para países tradicionalmente visitados por brasileiros, muitos turistas têm buscado novas opções...

edit post
Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

Tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil inclui exceções para setores estratégicos

por Kelly Couto
31/07/2025

A Casa Branca oficializou nesta quarta-feira (30) a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil, como...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d