A inteligência artificial e o ChatGPT têm influenciado diretamente o mundo dos profissionais remotos e freelancers.
Atualmente, milhares de empresas têm utilizado a tecnologia para o desenvolvimento e a criação de projetos voltados às áreas de inovação, redação e marketing, por exemplo.
Em algumas situações, a ferramenta é vista como um concorrente direto dos trabalhadores remotos. No entanto, há alguns riscos no seu uso indiscriminado.
Por ser uma ferramenta gratuita, algumas companhias ficam tentadas a adotá-lo no lugar de profissionais capacitados, mas existem grandes chances de projetos gerados por ele não serem originais, ou se parecerem significativamente com outros produtos.
Isso porque o ChatGPT é uma inteligência baseada em aprendizado, desenvolvida para entregar resultados a partir do que já existe.
“A inteligência artificial e o ChatGPT são tecnologias inovadoras, fazem parte desta nova revolução, que tem brilhado os olhos do mercado, empresas e pessoas no mundo inteiro”, declara Juan Zaragoza, cofundador e CCO da Crowd, plataforma que conecta empresas a uma rede com mais de 25 mil profissionais.
“Sua utilização vem numa crescente diária, mas a humanização dos processos ainda é um fator essencial para o sucesso de um projeto e a execução de planejamentos. A tecnologia é uma aliada, mas tudo precisa ser feito por meio de muito estudo e estratégias, para que não seja generativo e repetitivo, sem identidade”, acrescentou.
Para ser capaz de contribuir significativamente na humanização das entregas, o profissional remoto precisa acompanhar as mudanças do mercado de inovação e suas novas tendências, por meio de cursos, graduações e investimentos na capacitação profissional.
O estudo Futuro do Trabalho, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial com o apoio da Fundação Dom Cabral, mostra que 23% das ocupações devem se modificar até 2027.
“É necessário realizar essa constante atualização curricular por parte dos profissionais que desejam manter-se no mercado e receber boas propostas de contrato. Somente assim os freelancers podem continuar contribuindo com ideias inovadoras e se preparar para as novas necessidades dos negócios e as demandas de trabalho”, conclui Juan.
Sobre a Crowd
A Crowd é uma plataforma que conecta empresas a uma rede com mais de 25 mil profissionais e squads remotos, entre desenvolvedores, UX/UI designers, gestores de tráfego, redatores e diversos outros especialistas em marketing e tecnologia.
Com mais de 6 anos de atuação, a Crowd oferece recursos completos para atender às diversas demandas de marketing e tecnologia das empresas.
A plataforma garante segurança e agilidade na seleção dos profissionais, além de preços competitivos e processos simplificados, sem burocracia. Desde a sua fundação, a Crowd já atendeu mais de 300 clientes, gerando pagamentos que ultrapassam os 12 milhões para os profissionais contratados.