Relatório divulgado em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que o setor de serviços teve crescimento de 8,3% em 2022, a maior taxa desde o início da série histórica, iniciada em 2011.
De acordo com o documento, a categoria de atividades profissionais, administrativas e complementares, que inclui a área de engenharia, por exemplo, foi a segunda que mais se destacou, com expansão de 7,7%, ficando atrás apenas do segmento de transportes, cuja elevação foi de 29,2%.
Este ano esse mercado deve evoluir 2,5%, conforme estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Atualmente, ainda segundo a pesquisa, o segmento de serviços corresponde a cerca de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Para Weslei Lima, gestor de marketplace do Mercado Topográfico, plataforma de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia, esse resultado é positivo e abre oportunidades para novos negócios.
“As plataformas online e aplicativos voltados à prestação dos mais diversos serviços são comuns e já fazem parte da rotina dos brasileiros”, comenta Lima.
Segundo ele, transporte de pessoas, entregas de produtos e contratação de profissionais de várias áreas são alguns exemplos das áreas que mais estão se beneficiando da modernização verificada nas relações de consumo nos últimos anos.
Mercado Topográfico
Criado em 2022, o e-commerce já conta com 146 profissionais e empresas cadastradas para oferecer consultorias, projetos, equipamentos e até sorteios.
Visando uma grande expansão da plataforma, em breve deverá oferecer também vagas de emprego e cursos.
Até o final do ano a expectativa é investir cerca de R$ 5 milhões para alcançar a marca de 15 novos cadastrados por mês, além de ter a maior base de comparação de produtos do setor e faturar cerca de R$ 1 milhão oferecendo serviços principalmente para companhias do ramo de topografia.
“Estamos caminhando para tornar o Mercado Topográfico a maior plataforma de geotecnologia do Brasil. Nos primeiros três meses deste ano, já registramos crescimento de 100%”, destaca Lima.
Em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, a corporação já possui atuação consolidada, mas o objetivo é expandir a venda de cursos e produtos no formato e-commerce em outros estados, como Mato Grosso, Pará, Amazonas e Tocantins, regiões em que há grande demanda por profissionais, empresas, equipamentos e serviços.
Outro objetivo importante é começar a operar na América Latina até o segundo semestre.
Sobre o Mercado Topográfico
Criado em 2022, o Mercado Topográfico é um e-commerce de divulgação de produtos e serviços do setor de geotecnologia.
A plataforma concentra profissionais e soluções desenvolvidas por fabricantes, autônomos, distribuidores e licenciados, atendendo as mais variadas demandas do setor, considerando que a solução oferecida por um profissional pode ser a necessidade de uma corporação e vice-e-versa.
A plataforma conta com suporte humano em horário comercial e on-line 24 horas, para cadastrados e clientes com dúvidas sobre os produtos e serviços ofertados.
Além da possibilidade de oferecer equipamentos, ferramentas e outros produtos e serviços, os parceiros terão acesso às vagas de emprego e cursos de capacitação ministrados por especialistas.