Profissionais de diversas áreas podem mostrar o que sabem fazer de melhor e compartilhar resultados de ouro por meio de um portfólio.
Hoje, já é um instrumento fundamental em processos seletivos e vale tanto – ou até mais – que currículos bem elaborados.
Afinal, o que fala mais do que uma prova visual do talento? Mas, com um mundo cada vez mais digital, construir um espaço online é fundamental.
“O portfólio é como se fosse um dossiê com os melhores trabalhos. Quem opta pela construção online usufrui de muitas vantagens, a começar pela facilidade. Basta ter acesso à internet, um computador e força de vontade.”, explica Lívia Lampert, Gerente de Marketing e Produtos da KingHost.
“Temos disponíveis diversas plataformas que permitem criar sites institucionais rapidamente, de maneira totalmente personalizada e funcional”.
De acordo com ela, é importante principalmente para profissionais que trabalham no mundo digital, como redatores, fotógrafos, designers e videomakers, já que recrutadores têm o hábito de solicitar o portfólio junto com o currículo.
“Embora seja super comum, algumas pessoas ainda não investiram tempo na criação, portanto, quando são abordados por recrutadores para processo seletivo de um trabalho regular ou freelancer, simplesmente não têm o que apresentar”, continua.
“As plataformas estão tão avançadas a ponto de só precisar preencher algumas informações para concluir o processo. Quem não usufrui do recurso, perde oportunidades”, acrescentou.
Logo, através de um site institucional, é possível construir galerias e fazer uploads de arquivos do próprio computador, como fotos e vídeos, em templates variados.
Também é possível integrar com um currículo criativo e visual.
Como construir um portfólio online
Um bom portfólio é objetivo.
O profissional deve fazer uma seleção criteriosa dos melhores projetos realizados e que enfatizam o conhecimento técnico e criatividade.
A organização de maneira geral deve ser uma prioridade.
Sobretudo, a recomendação é iniciar pelos mais complexos e que causem mais impacto.
“No mercado de trabalho, nós encontramos pessoas com múltiplos talentos. Por exemplo, um redator que fotografa e realiza edições simples de vídeo. Nesses casos, é importante adicionar abas extras e dividir por categorias ou áreas de atuação”, cita Lívia.
Por fim, além de expor o trabalho, a especialista orienta para deixar as informações profissionais à vista, em um espaço como um minicurrículo, apresentando as principais experiências.
Além do telefone para contato disponível e bem visível, o candidato pode considerar habilitar um chat dentro do próprio site institucional para facilitar a comunicação com recrutadores ou integrar com demais canais de contato (e-mail ou redes sociais).