A Black Friday é a data mais quente do varejo nacional e está chegando: neste ano, ela acontece no dia 25 de novembro. Segundo a Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o e-commerce brasileiro movimente mais de R$6 bilhões neste ano.
Decerto, inúmeras vezes você já quis fazer uma promoção, mas o plano não saiu do papel. Ou pior: fez e foi um fiasco. Então confira dicas concretas de como capitalizar essa data para fazer seu negócio vender mais.
5 passos para aproveitar a Black Friday
Certamente, se tiver um passo a passo fica muito mais fácil lucrar bastante na Black Friday, veja a seguir:
1- Faça um planejamento
A Black Friday é a data que os clientes mais esperam. E, assim como eles se organizam para fazer uma boa compra, você deve se organizar para alcançar os melhores resultados para o seu negócio.
De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é fundamental se preparar para o aumento da demanda. Liste todos os pontos de atenção a fim de desenhar uma estratégia para contemplar tudo isso, por exemplo:
- atendimento,
- preço,
- promoção,
- divulgação,
- entrega,
- estoque.
2- Divulgue antes da concorrência
O seu cliente não vai saber que você tem uma ação de Black Friday se você não contar. Por isso, você deve começar agora: aproveite antes que ele seja bombardeado de promoções em todos os cantos.
3- Seja estratégico na hora de criar a promoção
Se você tem um produto preso no estoque, coloque ele em promoção. Faça algo que vai beneficiar o seu caixa e o seu cliente ao mesmo tempo.
4- Ofereça um benefício real
Os clientes são espertos e conseguem perceber quando uma promoção não é beeem uma vantagem. Nada de black fraude, hein!
5- Não comprometa a qualidade das suas entregas
Por último, mas não menos importante: não comprometa a qualidade das suas entregas ou dos seus serviços. Se você não tiver estrutura para o aumento de demanda, uma promoção pode prejudicar a sua logística.
Como atrair mais clientes para sua loja virtual?
A Black Friday pode ser o momento ideal para trazer novos clientes que descobrem o seu negócio pela promoção. Mas para funcionar, você precisa criar uma ação focada nisso.
Com um negócio online, a campanha pode usar patrocínio de posts nas redes sociais, segmentadas para um público específico que pode ter interesse nos produtos de acordo com a região onde a loja atende.
Além disso, também é possível criar uma campanha de MGM (ou Member Get Member), um termo em inglês que quer dizer cliente que traz cliente. Ou seja, o cliente que indicar o seu negócio a partir de um link rastreável ganha um brinde exclusivo de Black Friday.
Outra ideia é oferecer dois tipos de descontos: um menos agressivo, para quem já é cliente, e um desconto especial de primeira compra.
Sem dúvida, esse desconto precisa ser estudado, pois você ganha em volume de vendas, mas perde na margem. Então, precisa de estratégia para o seu caixa crescer, mesmo que de forma menos agressiva, mas nunca criar uma campanha que traga prejuízo.
Como se dar bem na Black Friday?
Sorte é estar pronto quando a oportunidade vem. Essa frase é de Oprah Winfrey, uma mulher bastante admirável. Certamente, ela quis dizer que sorte é um conceito abstrato e que oportunidade a gente não desperdiça.
Então, se você empreende e tem um sonho, a dica é: estude, se dedique, faça sempre o melhor que você pode e além do que precisa hoje. Quando a oportunidade vier, você estará pronto, e é só abrir a porta para mudar a sua história para melhor.