O termo “investimento com liquidez diária” se refere a investimentos que podem ser liquidados em qualquer dia útil.
Em outras palavras, investindo em uma dessas opções você poderá sacar o seu dinheiro a qualquer momento, sem ter que esperar um prazo específico.
Contudo, apesar de terem esse ótimo diferencial, alguns investimentos que oferecem liquidez diária têm um rendimento baixo, não valendo a pena, como é o caso da poupança, o mais conhecido investimento dessa classe.
Apesar de suas facilidades, a poupança pode render até mesmo abaixo da inflação, fazendo o dinheiro investido lá perder valor, basicamente.
Porém, existem outros investimentos com liquidez diária que possuem um melhor rendimento, sem perder a praticidade e a segurança. Vale a pena entender melhor essa modalidade.
O que é liquidez?
Resumidamente, liquidez é a capacidade de liquidar um investimento, transformando-o em dinheiro, por assim dizer.
Como exemplo, se você possui um imóvel e o vende, está fazendo uma liquidação. Dessa forma, você transformará o ativo imóvel em dinheiro vivo.
Uma outra boa definição para o termo liquidez é a de tempo necessário para o resgate de investimentos.
Por esse motivo, praticamente todos os investimentos de renda fixa explicam a liquidez aplicada antes mesmo de o investidor finalizar o seu aporte.
Para identificar a liquidez de determinado investimento é necessário ficar de olho em siglas como “D+30”, por exemplo, que indica que o investimento pode ser liquidado dentro de 30 dias.
O que é liquidez diária?
Como já explicamos de forma preliminar, liquidez diária é a possibilidade de resgatar o dinheiro investido a qualquer momento.
Nas opções de investimento expostas no mercado financeiro, essa possibilidade é indicada pela sigla “D+0”.
Investimentos com liquidez diária são usados geralmente para a composição de reservas de emergência ou fundos de emergência.
Quando que a liquidez diária é importante?
A liquidez diária deve ser utilizada quando o dinheiro a ser investido não pode ficar “preso” por muito tempo.
Dentre as situações de maior necessidade estão a formação de reservas e fundos de emergência, que já citamos, e algumas outras, como:
- Planejamento para pagamento de dívidas urgentes;
- Uso do dinheiro para o alcance de metas de curto prazo;
- Formação de reservas de oportunidade, como quedas na bolsa de valores ou descontos em datas promocionais.
Cabe a você, investidor, analisar quando, como e porque fazer um investimento com liquidez diária.
4 investimentos com liquidez diária para você ganhar dinheiro
Agora, para finalizar o artigo, queremos apresentar as 4 melhores opções de investimentos com liquidez diária do mercado atual. Veja:
- Certificado de Depósito Bancário (CDB): são títulos bancários emitidos por instituições públicas e privadas e que além de liquidez diária têm também um alto grau de segurança e um rendimento formidável, dentro do escopo da renda fixa;
- Fundos DI;
- Tesouro Selic: considerado como um dos investimentos mais seguros que existem, são títulos emitidos pelo governo que têm investimentos iniciais bem baixos;
- Contas remuneradas: são contas correntes ou de pagamento, geralmente oferecidas por bancos digitais, onde o dinheiro depositado rende por causa de investimentos feitos pela instituição financeira em nome do cliente. Exemplos de contas remuneradas são as oferecidas por Nubank, PicPay, PagBank e Mercado Pago.
Leia mais:
CDB ou LCI: qual investimento é o melhor para você?