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Home + Dicas

Como ser um bom vendedor? 15 dicas para você bater a sua meta

Goodanderson Gomes por Goodanderson Gomes
25/10/2022
em + Dicas, Carreiras
Tempo de leitura: 5 minutos
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Muitas pessoas têm medo de falar sobre vendas porque encaram a habilidade de vender como algo restrito a pessoas muito diferenciadas.

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Contudo, não são apenas alguns “escolhidos” que podem se tornar bons vendedores. Afinal, com a prática de alguns hábitos simples é sim possível começar a realizar vendas e manter uma boa constância.

Nos tópicos listados a seguir estão descritas 15 dicas que mostram como ser um bom vendedor. Vale a pena conferir!

Aceite ajuda

A primeira dica para quem quer saber como ser um bom vendedor é aceitar ajuda e, mais que isso, pedir ajuda quando necessitar.

Apesar de não ser um “bicho de sete cabeças”, o ofício de vendedor também não é tão fácil de ser exercido.

Portanto, os aspirantes a essa profissão devem estar sempre ao lado de vendedores mais experientes, colegas e outras pessoas que possam ajudá-los.

Aprenda a planejar

Todo bom vendedor precisa ser também um bom planejador. Afinal, se não souber planejar a sua agenda e os seus métodos de venda, o profissional pode encontrar grandes problemas.

Então, se está nos seus planos arrebentar nas vendas, aprenda a planejar suas ações. Para isso, tenha sempre uma agenda organizada e utilize aplicativos de organização pessoal.

Busque oferecer o melhor aos seus clientes

A área de “costumer sucess”, que significa “sucesso do cliente”, tem estado em alta nos últimos anos e não é sem motivo.

Isso porque as empresas têm se preocupado cada dia mais com o que os seus clientes estão pensando sobre os produtos comprados e/ou serviços utilizados.

Dessa forma, se você quiser saber como ser um bom vendedor, foque em agradar os seus clientes e em promover o sucesso deles.

Lembre-se que se as pessoas forem realmente beneficiadas com os produtos que você vende e/ou serviços que oferece, se tornarão seus clientes cativos.

Crie um processo e siga-o

Muitos profissionais, e não apenas os vendedores, seguem o seu dia a dia “no bolo”, sem se planejar nem seguir nenhum processo.

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Como não poderia deixar de ser, essa prática é extremamente nociva e pode literalmente acabar com carreiras promissoras.

Para ser um bom vendedor você precisa de um processo próprio que contemple todas as suas ações. Determine como será a abordagem de novos clientes, acompanhamento de antigos fregueses, pós-venda, etc.

Inclusive, pense até mesmo nas palavras e expressões corporais que usa durante o atendimento aos seus clientes. Acredite: todo detalhe conta, por menor que seja.

Comporte-se como um especialista

Para aumentar as suas vendas você precisa agregar valor ao produto e/ou serviço que oferece. E claro, não há melhor forma de fazer isso do que comportando-se como um especialista nas abordagens que vier a fazer.

Afinal, as pessoas ficam bem mais inclinadas a comprar algo quando o vendedor demonstra ser um profundo conhecedor daquilo que está oferecendo.

Entenda o seu produto minuciosamente

No tópico anterior nós citamos que postar-se como um especialista é essencial para vender mais. Porém, não há como ter essa postura sem conhecer aquilo que está sendo vendido.

Assim, se você quer saber como ser um bom vendedor, saiba que precisa entender os mínimos detalhes do produto e/ou serviço que será vendido.

Muitos clientes só vão decidir comprar o que você está vendendo quando souberem de determinados detalhes informados por você. Por isso é crucial que você conheça bem o produto ou serviço em questão.

Estude o comportamento dos seus clientes

Conhecer o comportamento e as preferências dos clientes é um hábito praticado pelos melhores vendedores e você deve copiar isso se quiser bater as suas metas.

Apenas entendendo como pensam os clientes é possível enxergar as suas necessidades e mapear soluções que podem ser vendidas a eles.

Faça um bom pós-venda

Muitos vendedores não se atentam  ao pós-venda, pois entendem que esse momento deve ficar a cargo de outros profissionais.

Porém, fazer um bom pós-venda é fundamental para fidelizar clientes, que é uma das maneiras de aumentar as vendas com base na recorrência de compra de um mesmo cliente.

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Portanto, invista em estratégias de pós-venda eficazes se quiser ser um vendedor de sucesso!

Faça uma medição dos seus esforços

Outra dica chave para você, que quer saber como ser um bom vendedor, é medir os seus esforços. Isso mesmo, você tem que medir os seus esforços.

Para tanto, periodicamente pare e anote tudo o que você tem empenhado no trabalho. Em outras palavras, você deve tomar conhecimento de quanto investe nas suas vendas, de quanto tempo usa para isso e quanto retorno está tendo.

A partir daí é possível fazer uma média de retorno e entender finalmente se os seus esforços estão valendo a pena. No final de tudo você irá evitar gastar energia à toa.

Mantenha-se bem informado

Você quer mesmo ser um vendedor “top de linha”? Então precisa se manter informado sobre tudo.

Isso porque estar por dentro de tudo o que acontece é uma grande fonte de assunto para conversar com os clientes. 

Além disso, com base nas informações que você consome poderá inferir se precisa se reciclar, no que precisa melhorar, etc. Por tudo isso, mantenha-se sempre bem informado!

Não desista no primeiro “não”

Se você já é vendedor sabe como as vendas funcionam. Em alguns momentos, mesmo com todo esforço empreendido, alguns clientes ainda resistem a negar as ofertas.

Entretanto, quando isso vier a acontecer com você, não desista. Depois de um “não” recebido, sempre volte à ativa e busque entender o que gerou essa negativa.

Em seguida ao fracasso, tente novamente e insista até que estejam esgotadas as tentativas. Siga sempre em frente!

Pratique a persuasão

A persuasão, isto é, a capacidade de convencer as pessoas a fazerem algo, é uma das habilidades mais desejadas por todos, não apenas por vendedores.

Contudo, ser persuasivo não é fácil, fato que acaba afastando muitas pessoas promissoras do mundo das vendas.

Porém, se você quer saber como ser um bom vendedor, precisa praticar a persuasão e tornar-se um mestre do convencimento. 

Lembra do que falamos no tópico anterior? Pois bem. Para vencer os “nãos” da venda, é preciso aprender a convencer as pessoas. Pratique a persuasão!

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Seja empático

A empatia, que nada mais é que a capacidade de se colocar no lugar do outro, é uma habilidade mais que necessária nos dias de hoje.

Nesse sentido, dentro do mundo das vendas também é necessário ser empático e amável com as pessoas. 

Muitos vendedores fracassam justamente por não se colocarem no lugar dos seus clientes, passando a impressão de que eles são apenas números. Se o seu objetivo é vencer e tornar-se um grande vendedor, não repita esse comportamento. 

Ponha-se no lugar dos seus clientes e mostre a eles que o seu produto ou serviço é mais que um bem de consumo, mas sim uma solução de problemas.

Seja honesto

Pense consigo mesmo: quantas das pessoas que você conhece gostam de desonestidade? Nenhuma, não é? Exatamente.

Há um tempo atrás os vendedores eram vistos como charlatões e pessoas que mentiam para conseguir vender. Felizmente, com o passar do tempo essa falácia tem se desfeito por causa das práticas honestas de bons vendedores.

Siga o conselho desses profissionais virtuosos e jamais minta ou trapace no trato com os seus clientes. Fale sempre a verdade, seja ela qual for.

Manter esse hábito irá passar um ar de credibilidade à sua pessoa. Vale a pena!

Torne-se um bom ouvinte

Por fim, queremos dizer a você, que quer saber como ser um bom vendedor, que para progredir nessa profissão é necessário ser também um bom ouvinte.

É bem verdade que nesse ramo a fala ativa é mais do que importante. Todavia, saber escutar também é crucial.

Então, escute o que os seus clientes têm a dizer e, só então, fale o que precisar ser falado. Acredite, assim você terá bem mais chance de fechar as vendas.

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Goodanderson Gomes

Goodanderson Gomes

Formado em História e Tecnologia de Recursos Humanos. Apaixonado pela escrita, hoje vive o sonho de atuar profissionalmente como Redator de Conteúdo para Web, escrevendo artigos, em diversos nichos e formatos diferentes.

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