Um grupo de pesquisadores do Núcleo de Marketing e Consumer Insights da ESPM (NUMA) entrevistou jovens de 18 a 25 anos para entender quais os principais atrativos da rede social chinesa TikTok, uma das que mais crescem no Brasil e no mundo.
Entre os temas mais visualizados por essa audiência estão humor, para 13% dos participantes, moda, trends e memes, empatados em 7%.
“O entretenimento escapista é o tema mais procurado pelo público no TikTok”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM.
“Esse comportamento é bem evidente na geração Z, os nascidos entre os anos 2000 e 2009, que utiliza o aplicativo como fonte de informação, assistindo a vídeos de moda, trends – tendências de comportamento – memes e música”.
A variedade do que é postado e o conteúdo produzido foram mencionados como atrativos da rede para 85% e 82%, respectivamente.
Para 59% dos usuários, o algoritmo – sistema de reconhecimento de preferências do usuário – é um das maiores vantagens da rede, pois customiza com grande margem de acerto os interesses e as preferências de conteúdo.
O engajamento é maior entre as mulheres: 19% delas compartilham os posts e 18% curtem.
O Tik Tok é acessado diariamente por 62% dos respondentes. Outros 13% acessam a rede de cinco a seis vezes por semana.
Confira outros dados:
Público masculino
Conteúdo mais interessante
17% humor
9% trends
9% memes
Engajamento
30% só assistem aos vídeos
19% compartilham
18% curtem
5% comentam
3% postam
Público feminino
Conteúdo mais interessante
11% humor
9% moda
7% trends
6% curiosidades
6% memes
Engajamento
25% só assistem aos vídeos
20% curtem
19% compartilham
7% comentam
6% postam