Você sabia que 82% das doenças alérgicas são desencadeadas por ácaros, fungos e outras bactérias? Estudos realizados por pesquisadores da Unicamp mostram que o colchão é o lugar com maior concentração de ácaros em uma casa. Em dois anos de uso pode chegar a abrigar 1,5 milhões de ácaros.
De acordo com os mesmos estudos, 100 ácaros por grama de poeira já são suficientes para desencadear uma reação alérgica em alguém.
Isso significa que tanto osácarosvivos quanto os mortos e os excrementos ficam no mesmo lugar, o que representa cerca de 10% do peso de um colchão com apenas 24 meses de uso.
Para a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia), cerca de 30% da população brasileira é acometida por alergias e, até 2050, cerca de 50% da população mundial apresentará algum sintoma de alergia.
Especialistas afirmam que a rinite alérgica, por exemplo, é uma doença multifatorial com fatores genéticos e ambientais que influenciam o desenvolvimento da patologia: no Brasil a poeira domiciliar é uma mistura de pelos de animais domésticos, restos de fungos, bactérias e ácaros, além de pele humana e dos pets.
De acordo com o sócio fundador da sofácomzelo, Hyago Oliveira, especializada em limpeza de estofados e tapetes, houve um aumento de 70% na procura dos serviços por conta da pandemia.
“As pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa, e os estofados muito mais utilizado do que antes”, comenta.
“É muito mais do que estética, é saúde. Manter estofados limpos aumentam a durabilidade dos itens, e o tempo e qualidade de vida das pessoas também”, diz, Hyago.
O especialista sugere ainda que a limpeza dos estofados seja feita periodicamente por uma empresa especializada, mas uma vez por semana pode ser feita de forma caseira com um pano úmido e detergente.
Outro processo importante, especialmente quando se tem criança em casa, é a impermeabilização desses estofados que impede que líquidos e sujeiras penetrem no tecido, evitando acidentes e ajudando na conservação da limpeza.