O desemprego continua em alta no país e a previsão é de que a geração de novos empregos demore para alcançar o patamar pré-pandemia.
Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho, o Brasil terá 14 milhões de pessoas desocupadas em 2022.
Para piorar, a alta no preço dos alimentos também permanece elevada, chegando, em outubro do ano passado, a 12,54% no acumulado de 12 meses e de quase 30% desde o início da pandemia.
Frente a este cenário, poupar os gastos pode não ser o suficiente para milhares de brasileiros e a procura por uma renda extra acaba sendo a única opção.
Felizmente, hoje o mercado conta com empresas que oferecem diversos serviços para os mais variados setores da economia e acabam precisando de mão de obra.
Confira x empresas que podem te ajudar a potencializar a sua renda.
Vendas online
A Facily, primeira plataforma de social commerce a alcançar o patamar de unicórnio na América Latina, é também uma opção de renda extra para diversas famílias.
Presente nas principais capitais do país e em cidades do interior paulista, a companhia permite a compra em grupo de produtos variados a preço de atacado.
Pensando na democratização do acesso ao e-commerce e também no fomento da economia local dos municípios, o aplicativo conta com parceiros que disponibilizam um espaço em seus estabelecimentos ou residências para se tornarem um Ponto de Retirada parceiro.
Dessa forma, toda a compra feita no app é enviada para esses locais e o parceiro da Facily recebe uma porcentagem de lucro por cada item armazenado e retirado no local pelos clientes.
Para Diego Dzodan, CEO e Cofundador da Facily, permitir que os próprios comerciantes e moradores locais recebam uma renda extra com a compra pelo app é também sair do comum e pensar no próximo.
“A nossa intenção é vender mais barato para quem realmente precisa e, além disso, permitir que a própria comunidade se fortaleça com essa rede de compra através dos Pontos de Retiradas. Com isso, conseguimos incentivar a economia local, os pequenos produtores e aquela pessoa que está precisando de uma renda extra em casa”, informa o executivo.
Programa de Representantes
A Zettle by Paypal, referência em meios de pagamentos na Europa e na América, oferece o Programa de Representação Comercial, que apresenta a oportunidade de ganhar até R$ 15.000,00 por mês.
Para se tornar um representante da marca, não é necessário ter experiência com vendas nem realizar um investimento inicial.
É preciso ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), podendo ser até mesmo um MEI, pois para que o representante receba a comissão é imprescindível a emissão de Nota Fiscal de serviço. Além disso, é preciso o preenchimento do formulário disponível no site, sujeito à aprovação da Zettle.
Todo novo membro do programa passa por um treinamento por videoconferência, realizado ao vivo, por um executivo da fintech, que tem como foco esclarecer sobre os produtos e serviços da Zettle – maquininha de cartões integrada a um sistema completo de gestão e melhores estratégias de vendas.
De acordo com os representantes da Zettle no Brasil, o Programa de Representação Comercial pode ajudar as pessoas por ter uma opção que não exige investimento inicial, em que a empresa oferece suporte e qualificação para qualquer pessoa que queira se tornar representante.
Isso pode ajudar desde no incremento de renda de empreendedores que tiveram queda no movimento de seus comércios, até mesmo pessoas que perderam seus empregos e buscam uma nova fonte de renda.
Como não há limite de atuação territorial, o programa aceita pessoas de todas as regiões do país.
Economia criativa
O Elo7 é o maior marketplace de produtos criativos do país e conta com mais de 9 milhões de itens autorais na sua plataforma.
Segundo dados do IBGE, o artesanato brasileiro movimenta hoje R$ 50 bilhões por ano e é responsável pela renda de aproximadamente 10 milhões de pessoas.
Estes números robustos se devem ao talento e criatividade dos brasileiros, especialmente em trabalhos manuais, fizeram do País uma potência da chamada economia criativa.
Conectando artesãos a consumidores em centenas de categorias de produtos, o Elo7 é uma ferramenta interessante para quem quer aumentar a renda ou fazer do artesanato seu ganha pão.
DOOH em transporte privado urbano
A Mobees, plataforma de mídia exterior digital sobre carros de aplicativos em funcionamento no Rio de Janeiro, tem como propósito impactar a comunidade, promovendo crescimento econômico e melhorando a vida das pessoas e cidades.
Pioneira ao trazer o modelo de out of home digital sobre carros para o Brasil, a empresa desenvolveu um sistema de painéis LEDs que podem ser aplicados sobre o teto dos carros de apps, como Uber e 99, permitindo que seus motoristas gerem uma renda extra por meio da transmissão de anúncios geolocalizados enquanto circulam pela cidade. Para isso, basta apenas manter o painel ligado enquanto faz as corridas.
Educação
Para os que buscam qualificação profissional mas não conseguem investir na carreira no momento, a Provi pode ser a solução.
A fintech proporciona crédito educacional com condições facilitadas e, também, meios de pagamentos e suporte para as escolas que ofertam os cursos.
Além disso, a empresa conta com o ISA, modalidade de financiamento que permite o pagamento das mensalidades somente quando o aluno estiver empregado na área de estudo e com uma renda mensal mínima.
A empresa, que atua em todo o Brasil, conta com mais de 80 mil alunos financiados e 1200 parceiros, que oferecem mais de 5 mil cursos em todo o Brasil.
Com apenas 3 anos de atuação, já concedeu quase 270 milhões de reais em crédito para qualificações profissionais.
O objetivo da empresa é oferecer soluções e oportunidades para quem busca um futuro melhor, é isso o que explica Fernando Franco, CEO da Provi.
“Acreditamos no poder transformador da educação e, sabemos, o impacto que o investimento em educação tem em um país. As pessoas precisam de oportunidades e trabalhamos para garantir isso”.