Com o objetivo de identificar e compreender os hábitos e preferências dos executivos que atuam no varejo em relação aos meios de pagamentos, a Fundação Dom Cabral – FDC, com o apoio da Brink’s, realizou a pesquisa “Meios de Pagamentos no Brasil”.
O crescimento do uso do PIX surge como destaque, consolidado como o quarto meio de pagamento mais utilizado pelos varejistas, ultrapassando métodos tradicionais, como de boleto bancário e cheque.
O estudo foi realizado em todas as regiões do país, com 58,3% da amostragem em cidades do interior e 41,7% nas capitais, buscando um retrato fidedigno da condição de país com diversas situações com grande disparidade de infraestrutura e econômica pelo seu território.
A pesquisa ouviu 500 varejistas de variados portes, sendo a maioria dos entrevistados sócios e proprietários de micro e pequenos estabelecimentos.
O dinheiro ainda é a forma de pagamento mais aceita pelos varejistas brasileiros (96%), seguido pelo cartão de crédito e cartão de débito (91,5% e 89,7%, respectivamente). Porém, o PIX já se destaca como a quarta modalidade de pagamento mais aceita pelos varejistas (83,9%), deixando para trás o boleto bancário (45,1%).
O PIX também se destaca quando a pergunta é o meio de pagamento preferido, ocupando a terceira posição, atrás do dinheiro e do cartão de débito, mas à frente do cartão de crédito.
Estima-se que 50% dos segmentos do comércio e serviços ainda preferem em 1º lugar o dinheiro como forma de pagamento, destacando a moeda pela sua isenção de taxas (57,5%), seguido pela sua liquidez/prazo para receber (27,5%) e por ser mais prático (23,3%).
Os estabelecimentos nordestinos são os que mais gostam de receber em dinheiro (57,3%).
Segundo a pesquisa, os estabelecimentos de grande e médio porte apresentam maior preferência pelo cartão de crédito e débito, que colocam as opções entre as principais de faturamento do comércio no geral: 1-) Cartão de Crédito, com 32,9%; 2-) Dinheiro, com 31,8%; e 3-) Cartão de Débito, com 25,6%.
Entre os dados levantados, é nítido a crescente representatividade de aceitação das carteiras digitais e aplicativos (54,1%), que são meios de pagamentos citados como usuais nos negócios que possuem o ticket médio de até R﹩ 30,00. As vantagens mais citadas em relação às carteiras digitais são: praticidade (28,2%) e segurança (21,3%).
Para Fabian Salum, professor Ph.D. em Estratégias Competitivas e Modelos de Negócios da Fundação Dom Cabral, responsável pela equipe de pesquisadores do projeto, a pesquisa com varejistas traz pontos bem interessantes: “Com a parceria de Brink’s, conseguimos realizar essa importante pesquisa para o mercado de consumo, alcançando diferentes perfis de varejistas em regiões que saem da bolha das grandes metrópoles, trazendo um resultado mais fidedigno ao Brasil”.
“Entendemos que era necessário trazer para os empresários do varejo nacional uma pesquisa que mostrasse como se desenha o atual momento dos meios de pagamentos no Brasil e o futuro do uso do dinheiro para eles. Foi muito importante para Brink’s ter a Fundação Dom Cabral nos ajudando a analisar movimentações de consumo da sociedade”, afirma Gil Hipólito, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Companhia.
No estudo, também foi analisado qual é o futuro do dinheiro em um mundo cada vez mais digitalizado, na visão dos comerciantes: 70,4% acreditam numa redução do uso da moeda física, porém, acham que nunca irão deixar de aceitá-la. 0
Detalhes da pesquisa estão disponíveis em um e-book que pode ser acessado pelo site:
SOBRE A BRINK´S
Fundada em 1859 em Chicago (EUA), a Brink’s é líder global em gestão total de numerário, logística segura e soluções de pagamento incluindo transporte de dinheiro, serviços de ATM, serviços de gerenciamento de caixa (terceirização de cofre, processamento de dinheiro e serviços de segurança inteligente) e transporte internacional de valores.
Entre nossos clientes estão instituições financeiras, varejistas, agências governamentais (incluindo bancos centrais), joalherias e outras operações comerciais em todo o mundo.
Nossa rede global de operações em 53 países atende clientes em mais de 100 países, emprega mais de 76.000 funcionários em aproximadamente 1.300 instalações com 16.000 veículos.
No Brasil desde 1966, a Brink’s foi a primeira empresa especializada em transporte e logística de valores. Hoje está presente no território nacional com mais de 11 mil funcionários em 80 filiais com serviços diversificados atendendo a vários segmentos.
Sobre a FDC
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há 45 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.
Em 2020, a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times.
Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil.
Somente em 2020 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos.
No campo social, a FDC conta com iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.
Dessa forma, em 2020 a escola executiva lançou o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim, concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação.